CELEBRAÇÃO CULTURAL, SEMANA GUIOMAR NOVAES. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   

   A abertura da 36ª Semana Guiomar Novaes realizada na cidade de São João da Boa Vista - SP iniciada no dia 14 de Setembro homenageia a grande pianista nascida na cidade. A programação é intensa, diversificada e voltada para toda a família e o mais interessante a entrada é gratuita. Da música popular brasileira a erudita, do teatro ao circo, da dança aos eventos infantis, essa é a pluralidade que caracteriza a 36ª Semana Guiomar Novaes.
   Eu nem sonhava que esta calma e pacata cidade do interior paulista tinha um teatro quase centenário, com tão bela arquitetura e capacidade para 700 pessoas. Pena que a população local não o encheu, a lotação esteve pela metade. Muito pouco para um evento dessa envergadura em uma cidade onde a ópera é quase inexistente.
Guiomar Novaes, foto Internet

   A abertura começa com os discursos de praxe, fala o Prefeito, o Secretário de Cultura de São João da Boa Vista e do Estado de São Paulo representando o governador e demais autoridades. Na estrada, vencendo os 220 km que separam São Paulo a São João da Boa Vista, pensei em ouvir um programa de árias fáceis com trechos de óperas conhecidas. Cleber Papa dirige o evento e não dá moleza aos solistas. A inspiração para a elaboração do programa são compositores que a grande pianista executou em vida, Chopin, Beethoven, Bach, Schumann , Debussy, Camargo Guarnieri e Villa-Lobos foram os escolhidos. Fiquei espantado quando vi as obras selecionadas, peças de envergadura para um público que não esta acostumado ao canto recital.
    As madames e as dondocas juntamente com senhores pomposos, os raros jovens e demais autoridades da cidade presentes ao evento provavelmente nunca ouviram falar de óperas como Pelleas et Mèllisande de Debussy, Fidelio de Beethoven ou  Pedro Malazarte de Guarnieri. Uma ousadia de Cleber Papa em um programa pouco convencional que prima pela beleza estética.
Interior do Teatro de São João da Boa Vista.

   O programa abre com a Canção Antiga de Mèllisande, interpretação contida de Manuela Freua e segue com o Quarteto Canônico e duas árias da única ópera composta por Beethoven, árias complexas e de difícil execução. Estas muito bem interpretadas vocal e cenicamente por Taís Bandeira, Vinícius Atique, Gilberto Chaves e Laura Aimbiré e com o versátil Marcos Aragoni no piano. Todos os solistas são cantores tarimbados da cena lírica nacional. Seguem diversas árias dos compositores acima citados com os solistas se alternando, um errinho aqui e outro acolá é absolutamente normal em uma apresentação ao vivo e não compromete o bom andamento do recital. Já vi muito cantor figurão errar feio.
   A Semana Guiomar Novaes já faz parte do calendário cultural do município e mostra que a cultura deve ter investimentos no interior do Estado. A melhor divulgação dos eventos é necessária para que mais pessoas possam apreciar a música em todos seus estilos. Fiquei triste, triste mesmo ao ver um casal de jovens elegantemente vestidos sentados ao meu lado saírem no meio do recital, será que a balada não podia esperar mais meia hora.

Ali Hassan Ayache

Ali Hassan Ayache viajou por conta própria para a cidade de São João da Boa Vista e pagou do próprio bolso todas as despesas.     

Comentários

Postagens mais visitadas