SUMI JO ARRASA DUAS VEZES EM RECITAL DE CANTO BENEFICENTE PELA TUCCA. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.



   A TUCCA- Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1998 que atua no " diagnóstico, tratamento e reabilitação e também na pesquisa e capacitação profissional, de forma a oferecer acompanhamento multidisciplinar, alem de exames e medicamentos de última geração, sem qualquer custo ao paciente e sem fila de espera." Para angariar recursos a entidade promove eventos de cultura para adultos e crianças, todo o valor arrecadado é revertido em prol das crianças com câncer.
   Trazer o soprano Sumi Jo foi uma grande sacada. Por ser um evento beneficente a coreana poderia ter se acomodado e cantado meia dúzia de árias fáceis, como muitas de suas colegas fazem em eventos não beneficentes. Sumi Jo não fez corpo mole, entrou de sola  e encarou um repertório que vai do barroco ao moderno. Mostrou-se uma cantora de grande gabarito.
   Defendeu com primor árias de Bach, Purcell, Vivaldi, Johann Strauss, Villa-Lobos, Puccini entre outros. Sua voz é típica de soprano spinto coloratura, seu timbre é escuro com grande extensão, sua técnica tem qualidade superlativa. Canta com a alma, mostra diversas nuances em sua voz, suas coloraturas beiram a uma absurda perfeição. As transições das notas agudas para as graves foram exemplares e são uma aula de canto, pena que não vi nenhum soprano ou mezzo na plateia. Uma cantora madura que encarou um difícil repertório e cantou todo o extenso programa com apenas um intervalo e em nenhum momento mostrou desgaste vocal. Arrasou Sumi !
Sumi Jo , foto Internet
   Pena que no quesito elegância o soprano não prime pelo bom gosto, literalmente ela pisou no tomate. Dois vestidos enormes, o primeiro com uma manga que parece de mágico. Achei que ela iria tirar um gato de dentro, pelo tamanho caberia um leão. A maquiagem pesada não ajuda em nada o recital, deve ser moda na Ásia maquiagem assim. Segundo arraso Sumi !
   Soprano desse nível, com carreira consolidada em grandes teatros do mundo não pode e não deve se apresentar com um pianista como Gary Mattheuman. O moço abusou dos erros e mostrou uma sonoridade confusa e pesada, pianista mão de pilão que em muitas passagens atrapalhou a apresentação.
   Interessante foi ver a grande presença de coreanos na Sala São Paulo no dia 24 de Setembro, a comunidade foi apoiar sua conterrânea em massa. Ganham todos, o público assistiu a um belo recital de canto e as crianças com câncer terão melhores tratamentos devido a essa bela ação da TUCCA. 
Ali Hassan Ayache  
  
         

Comentários

  1. Ontem eu também estive lá e realmente a Sumi Jo é uma grande soprano, cantou árias dos mais variados períodos históricos, e o grande momento da noite foi quando cantou de Villa Lobos o poema de Manuel Bandeira que finaliza a gloriosa obra "Floresta do Amazonas". Curiosamente ela pediu desculpas antes de cantar, pois disse que seu português não era bom e que perdoássemos qualquer deslize que de fato não ocorreu.
    Foi um recital para se guardar na memória e no coração.
    A Sumi Jo articula muito bem as palavras e mostrou domínio em inglês, francês, alemão, italiano, espanhol e até o português. No final ainda deu 3 bis, sendo o último deles uma canção tradicional coreana, que identifiquei como "Aryo" se alguém souber mais à respeito ficaria feliz de conhecer mais.

    Realmente ela é uma das maiores sopranos de nosso tempo, e com a grande comunidade coreana que temos em São Paulo, aguardo ansiosamente o seu retorno

    ResponderExcluir
  2. Ali sempre haverá um outro momento que desmentirá toda sua pose do recital anterior.Dizem as bocas malditas que o senhor dá expedientes em lugares nada convencionais para um critico e onde provável arranja essas mulheres.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas