"A FLAUTA MÁGICA ", DE MOZART, EM PORTO ALEGRE.

Gênio combativo, com essa Ópera Mozart faz seu rito de passagem do estigmatizante ciclo italiano para o alemão.
a-flauta-600
O compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) viveu apenas 35 anos, mas o suficiente para deixar um legado da mais rica Arte. Sua autenticidade é frequentemente retratada nas mais diversas manifestações culturais.
Para exaltar uma de suas mais férteis criações, o maestro e diretor artístico da ORQUESTRA UNISINOS ANCHIETA, Evandro Matté, divide com Malu Gurgel a direção da última Ópera criada por Mozart: A FLAUTA MÁGICA, em versão reduzida, sem os recitativos.
Gênio combativo, com essa Ópera Mozart faz seu rito de passagem do estigmatizante ciclo italiano para o alemão. A música deste drama lírico brilha por sua inventividade e ressoa diretamente no espírito dos ouvintes. O musicólogo e pianista Max Uriarte que assina os textos das récitas, explica a sinopse desta obra grandiosa: “A Flauta Mágica (Die Zauberflöte) é a última ópera escrita por Mozart, que morreria pouco mais de um mês depois da estréia, em dezembro de 1791. A estória se passa em um Egito antigo imaginário. Nela, os principais personagens Tamino e Pamina enfrentam as difíceis provas do ritual de iniciação impostas pelos membros do Templo da Sabedoria, que testam seu amor e sua persistência. Ao final o jovem casal triunfa seguindo a orientação do sumo sacerdote Sarastro, personificação da sabedoria e do bem, e escapa das artimanhas da maléfica Rainha da Noite, que ao fim é derrotada pelos poderes da luz. Esta ópera encerra uma rica simbologia e faz referencia aos ideais de fraternidade, virtude, sabedoria e amor”.
Evandro Matté convidou para este espetáculo, além do premiado Coral Porto Alegre, dez experientes cantores brasileiros: Carla Domingues, Juremir Vieira, Elisa Machado, Carlos Rodriguez, Elisa Lopes, Ricardo Barpp, Francisco Amaral, Andiara Mumbach, Clarisse Diefenthaler da Rosa e Rose Carvalho. Completam o elenco com a orquestra formada por mais de 20 instrumentistas, o ator Pedro de Oliveira.

As apresentações são realizações da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e do Colégio Anchieta, com patrocínios das empresas Bettanin, Tramontina, Bradesco Seguros e Lojas Renner. Esse é um projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal do Brasil, contando com apoios de Get Net, Badesul, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, SAP, Bergerault, Impressos Portão e HSS.

Elenco
Carla Domingues – Rainha (Soprano)
Ricardo Barpp – Zarastro (Baixo)
Juremir Vieira – Tamino (Tenor)
Francisco Amaral – Monostatos (Tenor)
Elisa Machado – Pamina (Soprano)
Andiara Mumbach – Dama 1 (Soprano)
Clarisse Diefenthaler da Rosa – Dama 2 (Mezzo-soprano)
Rose Carvalho – Dama 3 (Mezzo-soprano)
Carlos Rodriguez – Papagueno (Barítono)
Elisa Lopes – Papaguena (Soprano)


Outros envolvidos


Regência e Direção Geral: Evandro Matté
Direção Cênica: Malu Gurgel
Coral Porto Alegre
Pedro de Oliveira (ator)
SERVIÇO

Theatro São Pedro
Praça Marechal Deodoro, s/nº – Porto Alegre / RS
Dia 16 de novembro, sábado, às 21 horas
Dia 17 de novembro, domingo, às 18 horas
Os preços variam de R$ 20,00 a R$ 60,00
Ingressos à venda na bilheteria do Theatro São Pedro a partir de 01/11.
Sócio do Clube do Assinante ZH e acompanhante têm 20% de desconto.
Estudantes e associados do Theatro (AATSP) têm 50% de desconto.
Disponíveis também pelo www.compreingressos.com
 

Comentários

Postagens mais visitadas