POR QUE ADORAMOS OS ESTRANGEIROS? ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   O Brasil cultua o estrangeiro, nesse país temos a falsa impressão de tudo que vem de fora é melhor, mais moderno e mais vistoso. No meio da ópera, música clássica e da dança esse fenômeno é cultuado aos quatro ventos. Diretores contratam solistas para fazer até pequenos papéis, alguns cantam duas frases na Sala São Paulo e levam uma bolada para casa. No Theatro Municipal de São Paulo quase toda a equipe de produção e cantores dessa temporada são de fora.
   Existem milhares de gringos capacitados e competentes para realizar ótimos trabalhos nos teatros líricos brasileiros. Infelizmente a maioria dos que tem vindo ao Brasil não apresentaram elevado grau de qualidade que justifique sua vinda. Temos profissionais melhores, mas muito melhores dos que tem vindo.
   Fora do mercado de trabalho local profissionais competentes buscam em outras terras oportunidades de trabalho. É o que acontece com o diretor Walter Neiva, ele dirige a ópera A Flauta Mágica de Mozart no novo e moderno Gran Teatro Nacional de Lima, Peru.
   Enquanto isso no Brasil temos que aguentar diretores fazendo maluquices como o Macbteh de Bob Wilson e o Don Giovanni de Pier Francesco Maestrini. E o pior, o público aplaude de pé. Brincadeira!   

 

 
 


                          Walter Neiva em ação.
 
 

                                Gran Teatro Nacional, Lima, Peru.
 

                               Gran Teatro Nacional, Lima, Peru.
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas