MELHORES E PIORES DE 2013 PELO BLOG DE ÓPERA E BALLET: PIOR ESPETÁCULO DE ÓPERA, DON GIOVANNI NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO.




O maior teatro paulistano apresentou em Setembro de 2013 a ópera Don Giovanni de Mozart, foi um festival de bobagens. Cenários e figurinos escuros, vozes estrangeiras medianas que falharam e a direção que transforma o conquistador em drácula fazem desse título ser o pior espatáculo de ópera de 2013. Abaixo seguem trechos da crítica de Ali Hassan Ayache publicada nesse blog:

    "A produção de Don Giovanni veio pronta do Chile, mais uma vez recheada de estrangeiros. Tudo básico seguindo a linha das montagens tradicionais, nada de diferente, nada que dê um soco no estômago do espectador. A direção cênica de Pier Francesco Maestrini fica no óbvio e muitas vezes acaba no ridículo. Transformar o personagem principal em Drácula e esse ser parecido ao de Francis Ford Coppola no filme Drácula de Bram Stoker não é nada inovador e não tem a menor graça. Parece mais um personagem esquisitoide que perâmbula pelas madrugadas na Rua Augusta (conhecida rua paulistana, parte dela recebe público descolado nas noites de fim de semana, onde restaurantes e baladas se misturam a inferninhos). Os camponeses virarem fidalgos é outra ideia que não cola, fica sem sentido no libreto. As cenas do baile parecem mais uma comédia pastelão. O diretor conteve os solistas, deixou-os estáticos e sem movimentação. Alguns colegas verão genialidade nessas bobagens, esses escrevem em uma revista, sempre sentam na fileira I (convidados da direção) e tem a obrigação de fazê-lo.
Os cenários de Juan Guillermo Nova seguem a tendência idealizada pelo diretor e se mostram sombrios e escuros com colunas que se movimentam para o nada. Projeções com telas é uma ideia batida que sempre funciona bem e mais uma vez foi utilizada. Os figurinos de Lucca Dall'Alpi remetem ao filme de Coppola e a Luz de Pascal Merat é quase inexistente, se perde no meio da escuridão da transilvânia."

Comentários

Postagens mais visitadas