MELHORES E PIORES DE 2013 PELO BLOG DE ÓPERA E BALLET: MELHOR REGENTE, ROBERTO MINCZUK

   Roberto Minczuk, foto Internet

Roberto Minczuk merece o título de melhor regente de 2013 pelo excelente trabalho à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira, transformando a orquestra em uma das melhores do Brasil. A regência precisa aliada a escolha de repetório correta e compositores de musicalidade complexa são rotina na OSB de Minczuk. Abaixo trecho de crítica publicada por Ali Hassan Ayache em Outubro de 2013 referente a apresentação da OSB na Sala São Paulo:

"Roberto Minczuk não teve medo e mostrou que a Orquestra Sinfônica Brasileira tem maturidade para enfrentar esse árduo repertório. Após o sempre chato discurso de abertura do regente tivemos a obra de Avo PÄRT, Silouans Song - My Soul Yearns After the Lord ... Música densa, dramática e emotiva. Executada com as cores negras, captando a essência da obra do compositor estoniano, onde a fé cristã tem preponderância com o mistério da fé no ar.

O regente Roberto Minczuk trabalhou durante anos na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo como assistente de John Neschling. Ele é o maior conhecedor da acústica da Sala São Paulo e como ninguém sabe mover os painéis do teto para conseguir uma melhor acústica.
Para a obra de Anton BRUCKNER reconfigurou todos os painéis e buscou o som de uma catedral. Conseguiu fazer sua orquestra tocar de maneira primorosa, interpretação que mostrou os tons dramáticos e densos da sinfonia. A música de BRUCKNER é de uma riqueza estrondosa, trechos isolados, minimalistas, que se unem a um todo: complexa , enigmática e dramática. A OSB fez uma grande apresentação, todos os naipes mostraram um equilíbrio sonoro, nenhum deles sobrepondo o outro. Pequenos erros sempre acontecem em uma sinfonia desse porte, mas nada que justifique um desabono à apresentação.
Regência de qualidade, programa coerente, músicos bem ensaiados, solista de nível internacional e a coragem de correr riscos. Assim se faz uma grande orquestra. Parabéns a Orquestra Sinfônica Brasileira."
 

Comentários

Postagens mais visitadas