Curso MIMO de Regência, ministrado pelo maestro Isaac Karabtchevsky, de forma gratuita e inédita em São Paulo, se consolida no cenário brasileiro e homenageia centenário de nascimento de Guerra-Peixe



Em parceria com Instituto Baccarelli, o MIMO promove oportunidade única a regentes de todo o mundo de aprimorarem seus talentos, orientados por Karabtchevsky e à frente da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Inscrições para curso começaram na segunda-feira e concerto de encerramento, no Theatro São Pedro, levará ao palco os destaques.
Uma semana de aprendizado intensivo com o maestro Isaac Karabtchevsky. E de graça! A experiência será proporcionada a regentes de todas as partes do Brasil e também do exterior no Curso MIMO de Regência, que abre inscrições na próxima semana.  A escolha visa democratizar o acesso dos alunos e destacar a dimensão do evento.
Realizado há oito anos, o curso é o mesmo aplicado por Isaac Karabtchevsky em Riva Del Garda, na Itália, sendo que no MIMO ele é realizado de forma gratuita, o que o torna um dos mais disputados da Etapa Educativa, com mais de 150 inscrições anuais. "O curso vem proporcionar a formação de musicistas e contribuir como um multiplicador cultural, mostrando o quanto o MIMO pode oferecer experiências únicas e deixar um legado musical", destaca a produtora cultural Lu Araújo (Lume Arte), idealizadora e diretora do festival, ao lado do empresário de mídia, cultura e entretenimento Luiz Calainho (holding L21 Participações) e da empresária de conteúdo e marketing Fernanda Cortez (220 Conteúdo). Em 2014 serão oferecidas 15 vagas para regentes executantes e 30 para ouvintes. As inscrições acontecem de 14 de abril (próxima segunda) até 05 de maio através do site www.mimo.art.br.
O curso enfatiza a capacidade de liderança frente a uma orquestra sinfônica e o aprimoramento do gestual dos regentes. Por seis dias os alunos trabalham com a Orquestra Sinfônica Heliópolis, demonstrando suas habilidades e aptidões. Os ouvintes, por sua vez, têm a oportunidade de assistir à maratona de aulas e assimilar os preciosos ensinamentos do maestro. "Tenacidade, força de vontade e convicção. Estas são as forças motrizes para um bom desempenho como regente", destaca Karabtchevsky, relembrando que aos sete anos já subia em bancos e gesticulava com os braços, orientando uma orquestra imaginária. "É preciso ter uma sinergia com a orquestra ou teremos batedores de compasso. A linguagem corporal e o gestual são imprescindíveis. A força do olhar é também um mecanismo desta comunicação. Os cursos são sempre redescobertas, novas forças de expressão, que não se repetem", reforça ele, lembrando que a maturidade gestual de um regente é como um bom vinho.
Para os regentes, esta é uma oportunidade ímpar. Atual regente titular da Orquestra Sinfônica Aprendiz, em Niterói, Evandro Rodriguese já participou do curso por quatro anos (2007/2010/2011/2012) e pretende se inscrever neste ano. Ele ressalta que o Curso MIMO de Regência representou um saldo na sua formação pessoal: "Tê-lo como mestre é uma oportunidade e porque não dizer, sorte única. Temos sempre uma boa orquestra para reger, coisa que nem todo jovem regente pode ter, visto este ser o mais caro instrumento. O maestro Karabtchevsky é o mais preparado de sua geração. Possui um repertório imenso, que vai desde a música vocal renascentista até os compositores de grandes organismos sinfônicos contemporâneos. É lindo vermos como o mundo da música pode ser diverso, mesmo com as mesmas notas". O regente Alfredo Barros, que já participou por dois anos (2011/2012) do curso, reforça: "não é só por sua qualidade como músico, mas como pessoa. Me tornei muito mais confiante em meu trabalho, pois pude ser colocado à prova por alguém que é excelente em sua arte e ofício".
Ao fim do curso, oito selecionados terão o privilégio de reger publicamente peças do compositor russo Tchaikovsky (Sinfonia nº 4 em Fá Menor, op.36) e do brasileiro César Guerra-Peixe (Museu da Inconfidência), que este ano completa centenário de nascimento. A obra "Museu da Inconfidência - Impressões de uma visitação em 1966" foi premiada no Concurso Nacional de Composição "Independência do Brasil", do então departamento de Cultura do Estado da Guanabara. A primeira audição aconteceu em novembro de 1972, com a Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência de Karabtchevsky. O repertório em homenagem ao um dos mais importantes compositores brasileiros foi determinado pelo próprio maestro e será apresentado em um concerto da programação oficial do MIMO, que este ano acontecerá, de forma inédita, no Theatro São Pedro, em São Paulo.
O curso integra a Etapa Educativa do MIMO, que, a exemplo de todas as atividades programadas, oferece inteiramente de graça, a chance para que talentos de uma nova geração aprimorem a técnica à frente da prestigiada Orquestra Sinfônica Heliópolis, que acumula experiência em importantes palcos, como: Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro; Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda); e participação em eventos, como o Festival Beethoven, em Bonn, o concerto para o Papa Bento XVI, na Catedral da Sé em São Paulo, e o Rock In Rio, com Mike Patton.
Inscrições:
Data de abertura: 14 de abril de 2014
Data de encerramento: 5 de maio de 2014
Data de divulgação dos selecionados: 12 de maio de 2014
CURSO MIMO DE REGÊNCIA ministrado por Isaac Karabtchevsky tendo como orquestra residente a Sinfônica Heliópolis
Período: 2 a 7 de junho de 2014
Concerto de Encerramento: 7 de junho de 2014
Local: Theatro São Pedro
Horário: 20h
Entrada Franca
Informações sobre as obras:
Sinfonia nº 4 em Fá menor, op. 36 (Tchaikovsky)
Um dos mais populares compositores eruditos de todos os tempos, o russo Tchaikovsky escreveu a Sinfonia nº 4 entre março e dezembro de 1877, em Veneza.  A estreia em Moscou, em 22 de fevereiro de 1878 foi regida por Nikolai Rubinstein. A obra foi dedicada à mecenas de Tchaikovsky, Nadejda von Meck, a quem ele definiu como "minha melhor amiga", no manuscrito.
Museu da Inconfidência - Impressões de uma visitação em 1966 (César Guerra-Peixe)
O compositor César Guerra-Peixe nasceu em Petrópolis em 1914 e se tornou um dos maiores expoentes da música brasileira de concerto. Faleceu no Rio de Janeiro em 1993. Em 2014 comemora-se o seu centenário de nascimento. A obra foi premiada no Concurso Nacional de Composição Independência do Brasil, do departamento de Cultura do Estado da Guanabara. A primeira audição aconteceu em 5/11/1972 com a Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência de Isaac Karabtchevsky.
MIMO
Em sua 11ª edição do MIMO, o maior festival gratuito de música instrumental do país, que tem como principio ser realizado em cidades que preservam bens e valores culturais do Brasil, acontecerá em Ouro Preto (29 a 31/08), Olinda (4 a 7/9) e Paraty (10 a 12/10).
O Festival é apresentado pelo Bradesco e TIM, com patrocínio do BNDES e apoio da Deloitte. Desde 2013, a programação se estendeu para o Rio de Janeiro e São Paulo, promovendo a expansão de seu conceito e de suas ações.  A programação acontece em espaços do patrimônio histórico como igrejas, teatros, museus e praças. O MIMO nasceu em 2004 em Olinda, em Pernambuco. A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, passou a integrar o festival em 2012 e conquistou lugar cativo na programação. O mesmo aconteceu em Paraty, no Rio de Janeiro, que passou a fazer parte do circuito em 2013.
O Festival é hoje uma referência para o cenário cultural internacional, o que garante ao MIMO este passaporte é o sucesso de suas edições anteriores, que levaram ao público apresentações totalmente gratuitas de artistas como o Herbie Hancock, Buena Vista Social Club, Phillip Glass, Madredeus, Ibrahim Maalouf, Nelson Freire, Toninho Horta, Chucho Valdés, Richard Bona, Egberto Gismonti,  entre outros grandes da música. "


Comentários

Postagens mais visitadas