"FALSTAFF" , DE VERDI , ESTREIA NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO.



A última e mais divertida ópera do compositor italiano Giuseppe Verdi,”Falstaff”, é o segundo título da Temporada 2014 do Theatro Municipal de São Paulo. A nova montagem, tem direção musical do mastro John Nesching e direção cênica do italiano Divide Livermore. Para essa ópera, Livermore trouxe em sua concepção cênica o teatro espelhado no palco, Uma grande estrutura reproduz a plateia do Municipal de São Paulo, que muda de acordo com imagens de cenários projetados. Outro grande destaque da montagem é a potência e a qualidade vocal do barítono italiano Ambrogio Maestri, o mais importante Falstaff da atualidade.

A montagem
A ópera Falstaff foi montada ela primeira vez em 1893, no Teatro Allla scala, de Milão, e trata da história cômica, sobre honra e vingança, baseada em “As Alegres Comadres de Windsor”, de William Shakespeare. Falstaff, personagem que intitula a ópera, é um homem de caráter duvidoso, que costuma se vangloriar de suas mentiras. Ao longo de três atos ele tenta conquistar mulheres casadas, invade casas e demite seus empregados, tornando-se o alvo da vingança de todos a quem prejudicou.
Será uma releitura contemporânea da obra de Verdi, com uma concepção inovadora de Davide Livermore, que convidei por seu frescor e criatividade. A montagem terá citações variadas de personagens ingleses tão típicos quanto o “Sir” obeso que estamos acostumados a assistir no papel-título”, destaca o maestro John Neschling.
De fato, cenários e figurinos são um capítulo à parte. Com o suporte de projeções, Livermore cria diferentes ambientações para personagens que vão desde as mais tradicionais senhoras inglesas na hora do chá, até jovens punks comuns à paisagem urbana londrina.
Para essa nova montagem, Falstaff terá como intérpretes o renomado barítono italiano Ambrogio Maestri e o cubano Nelson Martinez. O rico senhor Ford será vivido pelos também barítonos Rodrigo Esteves e Luca Salsi. Alice Ford ganha interpretação de Virginia Tola e da brasileira Adriane Queiroz. Nannetta, a filha do casal Ford, ganha voz com as sopranos Rosana Lamosa e Lina Mendes. O elenco conta ainda com os cantores Marcos Frusoni, Blagoj Nacoski, Denise de Freitas, Luciana Bueno, Elisabetta Fiorillo, Romina Boscolo Saverio Fiore, Diógenes Randes Saulo Javan e Stefano Consolini.
A Fundação Theatro Municipal de São Paulo é uma fundação de direito público ligada à Secretaria Municipal de Cultura e mantém contrato de gestão com o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural.

SINOPSE
Ato I
Na Taberna da Jarreteira, o Dr. Caius se retira indignado, depois de acusar Bardolfo e Pistola, os dois criados de Falstaff, de embebedá-lo para roubar. Sem dinheiro para pagar a conta da taberna, Falstaff pede aos servos que levem suas cartas de amor às mulheres de Ford e Page. Ambos se recusam, alegando que a tarefa está abaixo de suas honras, e são enxotados pelo patrão com uma vassoura.
Na casa de Ford, Alice e Meg Page comparam as cartas idênticas que receberam de Falstaff, do qual decidem se vingar, com a participação de sua amiga Quickly. Enquanto isso, Bardolfo e Pistola contam os planos de seu empregador a Ford, que também planeja desforra. Separadamente, homens e mulheres tramam contra Falstaff, ao mesmo tempo que Fenton e Nannetta (filha de Ford) aproveitam para levar adiante seu namoro clandestino: o pai prefere que a moça se case com o Dr. Caius.
Ato II
Na Taberna da Jarreteira, Falstaff recebe os fingidos pedidos de perdão de Bardolfo e Pistola, que conduzem à sua presença Quickly. Ela anuncia ao nobre que Alice poderá recebê-la naquela tarde, das duas às três horas. Depois da partida de Quickly, é a vez de Falstaff falar com Ford, que se apresenta como o Senhor Fontana, apaixonado por Alice Ford. Ele propõe a Falstaff que a seduza, para facilitar que a dama posteriormente seja sua, algo com que o fidalgo concorda prontamente, comunicando que já tem encontro marcado com ela – o que deixa Ford/Fontana enfurecido.
Falstaff é recebido por Alice na casa de Ford, e seus galanteios são interrompidos por Meg e Quickly, que anunciam a aproximação do marido enciumado. O sedutor é inicialmente escondido atrás de um biombo, sendo introduzido em um cesto de roupas sujas quando Ford e seus asseclas procuram por ele. Ouve-se um beijo atrás do biombo: Ford tem a expectativa de desmascarar Falstaff e a esposa, mas descobre que os enamorados furtivos são Nannetta e Fenton. Alice ordena que o conteúdo do cesto de roupas seja lançado no rio Tâmisa, e contempla, com o marido, Falstaff a se debater nas águas.
Ato III
Depois de se lamuriar de suas vicissitudes, Falstaff recebe, na Taberna da Jarreteira, a visita de Quickly, marcando um novo encontro com Alice – dessa vez, em um carvalho, na floresta de Windsor. Reza a lenda que um caçador teria se enforcado na árvore, tornando-a assombrada por duendes e feiticeiras. Dessa vez, a conspiração contra o nobre envolve todos os personagens. Paralelamente, Ford trama o casamento da filha com o Dr. Caius, enquanto as mulheres tentam arranjar para que Nannetta se case com Fenton.
Falstaff entra, disfarçado, com uma galhada de veado na cabeça, e chega a se encontrar com Alice, que logo o deixa sozinho. O nobre é atormentado por Nannetta, fantasiada de fada, que evoca seu séquito e começa a atormentar o fidalgo. Finalmente, os presentes se revelam e denunciam as culpas de Falstaff, que assume a derrota.
Ford toma a filha pela mão e anuncia seu noivado com o Dr. Caius, aceitando fazer o mesmo com um casalzinho incógnito que lhe é apresentado por Alice. Descobre, para seu espanto, que Bardolfo estava disfarçado de Nannetta, e que o outro casal era formado pela filha e Fenton. Curva-se ao destino e abençoa os apaixonados, enquanto Falstaff puxa a fuga final, em que todos cantam a moral da história: “Tudo no mundo é burla”.

FICHA TÉCNICA
- Regência – John Neschling
- Direção Cênica, Cenografia e Desenho de Luz – Davide Livermore
- Cenografia – Giò Forma
- Figurinos – Gianluca Falaschi
- Regente do Coro – Bruno Greco Facio
Cantores
- Falstaff:  Ambrogio Maestri (Dias12, 15, 17, 19, 22 e 24) e Nelson Martinez  (Dias 13 e 20)
- Ford: Rodrigo Esteves (Dias 12, 17, 20 e 24) e Luca Salsi (Dias 13, 15, 19 e 22)
- Alice Ford: Virginia Tola (Dias 12, 15, 19, 22 e 24) e Adriane Queiroz (Dias 13, 17 e 20)
- Nannetta: Rosana Lamosa (Dias 12, 15, 19, 22 e 24) e Lina Mendes (Dias 13, 17 e 20)
- Fenton: Marco Frusoni (Dias 12, 15, 19, 22 e 24) e Blagoj Nacoski (Dias 13, 17 e 20)                
- Mrs. Meg Page: Denise de Freitas (Dias 12, 15, 19, 22 e 24) e Luciana Bueno (Dias 13, 17 e 20)
- Mrs. Quickly: Elisabetta Fiorillo (Dias 12, 15, 19 22) e Romina Boscolo (Dias 13, 17, 20 e 24)
- Pistola: Diógenes Randes (Dias 12, 15, 19 e 22) e Saulo Javan (Dias 13, 17, 20 e 24)
- Dr. Cajus: Saverio Fiore
- Bardolfo: Stefano Consolini
SERVIÇO

Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Fone: +5511 3397-0300 / Bilheteria: 3397-0327
Site: www.teatromunicipal.sp.gov.br
Dias 12, 15, 17, 19, 22 e 24.04, às 20h.
Dias 13 e 20.04, às 18h.  
Ingressos: R$ 40,00 a R$ 100,00 
Meia entrada para estudantes
Bilheteria do Theatro Municipal
De segunda a sábado das 10 às 19h. – Domingo das 10 às 17h.
Nos espetáculos à noite, até 15’ antes do início do evento
Em dias de espetáculos pela manhã, a partir das 9h.
Sugestão de faixa etária: acima de 10 anos

Comentários

Postagens mais visitadas