COMPOSITORES BRASILEIROS NA SALA SÃO PAULO. ARTIGO DE VIVIANE CARNIZELO NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

                                                           Guerra-Peixe, foto Internet.

   A programação da Sala São Paulo reserva, ainda para esta semana, duas apresentações dedicadas apenas a compositores brasileiros. A série Solistas da OSESP se encarrega da execução de Tavares, Guerra-Peixe, Mehmari, Gnattali e Villa-Lobos.
Em comemoração aos 100 anos de seu nascimento, orquestras e grupos de câmara têm dado destaque à obra de Guerra-Peixe, desta vez com o Trio n.2 para Flauta, Clarinete e Fagote. Nascido em Petrópolis, em 1914, César Guerra-Peixe se consolidou como um dos grandes compositores da música brasileira. Sua vasta obra conta com composições para orquestra, grupos de câmara, instrumentos solo, canto e coral. O Trio n.2, composto em 1951, deve agradar aos amantes da música moderna.
   Outra agradável surpresa do programa de compositores brasileiros é o jovem André Mehmari. Nascido em Niterói em 1977, Mehmari já se tornou um dos requisitados de sua geração, transitando tranquilamente entre interpretações eruditas e populares, composições, arranjos e instrumentos diversos. Artista que não separa com fronteiras gêneros musicais ou estilos, Mehmari é muito atuante no meio musical, não sendo rara a interpretação de uma de suas peças nas grandes salas de concerto do país. Para quem ainda não conhece seu trabalho, os Solistas da OSESP interpretarão o Choro Breve.
   As apresentações contam também com o Quinteto para Instrumentos de Sopro de Mário Tavares, Suíte para Quinteto de Sopros de Radamés Gnattali e Quinteto em Forma de Choro de Heitor Villa-Lobos. Rogério Wolf, Ricardo Barbosa, Sérgio Burgani, Romeu Rabelo e José Costa Filho tocam respectivamente, flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa. Para os amantes da música de câmara, dos compositores brasileiros, ou mesmo da atmosfera mais intimista que paira sobre a Sala durante apresentações de menor porte, é uma boa recomendação.
 As apresentações ocorrerão na Sala São Paulo na quinta-feira dia 29 de maio e no sábado dia 31 de maio. Ainda há ingressos.

Viviane Carnizelo


palavrasdearte@wordpress.com /viviane.carnizelo@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas