SINFÔNICA HELIÓPOLIS NO MUNICIPAL DO RIO.

Concerto terá no programa aberturas de célebres obras do repertório nacional e internacional.

Integrada por mais de 80 jovens músicos, a Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH) tem, em dez anos de trajetória, experiências em grandes eventos, como o concerto para o Papa Bento 16, na Catedral da Sé, em São Paulo (2007); o Festival Beethoven, em Bonn, Alemanha – cidade natal do compositor (2010); e o Rock in Rio, com Mike Patton (2011). Também já se apresentou em importantes palcos do Brasil e do exterior, a exemplo da Sala São Paulo, do Theatro Municipal de São Paulo, do Gasteig, na Alemanha, e do Muziekgebouw, na Holanda. O grupo sobe, no dia 10 de maio, às 17h, ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para apresentação única.
No programa estão obras de A. Carlos Gomes (Fosca – Abertura), G. Verdi (A Força do Destino – Abertura), J. Strauss Jr. (Danúbio Azul e Pizzicato Polka) e R. Wagner (Tristão e Isolda – Prelúdio; e Tannhäuser – Abertura). O concerto terá a regência deIsaac Karabtchevsky, que também é diretor artístico e maestro titular da OSH.
A Sinfônica Heliópolis é constituída por alunos avançados do Instituto Baccarelli, oriundos daquela comunidade situada na Zona Sul da cidade de São Paulo e de outras regiões do país. O grupo, que tem como patrono o maestro Zubin Mehta, já foi regido por maestros internacionais como Peter Gülke, Yutaka Sado, Julian Rachlin e o próprio Mehta.
A OSH também já se apresentou ao lado de grandes solistas eruditos, como o recém citado Julian Rachlin, Erik Schumann, Leonard Elschenbroich, Shlomo Mintz, Arnaldo Cohen, Jean Louis Steuerman, Daniel Guedes e Antonio Meneses. Grandes artistas populares brasileiros, como João Bosco, Toquinho, Luiz Melodia, Paula Lima e Ivan Lins já fizeram apresentações com a orquestra.
“Há quatro anos, quando fui convidado para a direção artística do Instituto Baccarelli, encontrei uma estrutura montada com um prédio modelar, salas de aula perfeitas e equipadíssimas, fruto da dedicação e tenacidade dos irmãos Ventureli, que conseguiram manter viva a chama idealizada pelo meu caro amigo, maestro Silvio Baccarelli. Minha atuação tem sido a de indicar caminhos, ampliar o repertório e dar à Sinfônica minha experiência, para que ela cresça e seja incluída entre os conjuntos mais respeitados neste país. No concerto do Theatro Municipal do Rio, faremos algumas aberturas que poderão dar testemunho do nível técnico e da musicalidade que têm permeado a atividade desses jovens artistas”, comenta Karabtchevsky.
Sobre o Instituto Baccarelli
Com sede em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, o Instituto Baccarelli é uma associação civil sem fins lucrativos, que atende cerca de 1.400 crianças, adolescentes e jovens em programas socioculturais que visam a oferecer formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música. O Instituto oferece para os moradores da comunidade onde se situa uma estrutura de ponta e professores altamente qualificados, aulas individuais e em grupo, de teoria e técnica, além de prática de conjunto em grupos de câmara, corais e orquestras, podendo ir da musicalização à especialização em um instrumento ou em canto.

Fonte: http://www.movimento.com/
Crédito da foto: Marcos Bizzotto

Comentários

Postagens mais visitadas