"CINCO MÚSICOS BRASILEIROS QUE DEVERIAM ESTAR NA ABERTURA DA COPA DO MUNDO." ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   Lendo o texto do colega Osvaldo Colarusso, grande regente e articulista de Curitiba, me deparo com uma notícia estarrecedora. Um site de uma rádio de Nova Yorque publicou um artigo escrito pela jornalista Amanda Angel intitulado " Five Brazilian Music Figures Missing From the World Cup Opening Ceremony!  É isso mesmo leitores, os gringos estão preocupados com a abertura da Copa. A competente repórter estranha que músicos brasileiros de fama mundial, vivos ou falecidos, não estão na abertura da Copa do Mundo. Amanda Angel cita Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos, Paulo Szot, Guiomar Novaes e Nelson Freire. 
   

                                          Villa-Lobos, foto Internet   

    Ao invés disso teremos um Rapper chamado Pitbull, Claudia Leite e o grupo Olodum. A Jenifer Lopez cancelou sua participação. Poderia citar mais alguns nomes importantes e muitas obras genuinamente brasileiras para serem tocadas na abertura. A opção dos organizadores da Copa do Mundo usa os velhos e surrados clichês do Brasil, com certeza vai ter samba, mulatas, índios, baianas e capoeira. O Brasil possuí uma infinidade de ritmos regionais que podem ser explorados. 
   

                                         Nelson Freire, foto Internet    

   Colarusso cita a Orquestra do Estado de São Paulo, esta poderia estar presente e tocar obras de compositores brasileiros. O grande problema é que a orquestra paulista é ligada ao partido da oposição em uma Copa do mundo articulada pelo PT. Não é a qualidade da obra, do artista ou do grupo que importa e sim o partido a qual ele é ligado. 
    Para que o amante da música clássica não fique de todo chateado teremos no dia 11 de Julho um evento com o tenor e hoje barítono Plácido Domingo, o pianista chinês Lang Lang e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Se você quer assistir essas celebridades internacionais vai ter que desembolsar uma bolada. O evento não será aberto, não será uma Fanfest da FIFA e sim em um teatro ligado a um banco internacional (HSBC) na cidade do Rio de Janeiro. Como vocês perceberam nenhum nome na lista de Amanda Angel se apresentará na ocasião. Esse é o Brasil da Copa do Mundo.

Ali Hassan Ayache

Fonte : http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/falando-de-musica/

http://www.wqxr.org/#!/story/five-brazilian-music-figures-missing-world-cup-opener/
   

Comentários

  1. Paulo Szot???? Me poupe!

    ResponderExcluir
  2. Dizer que a Osesp não vai participar por politicagem é muita conspiração. As aberturas das copas costumam ser curtas e o nosso país é muito grande pra mostrar todas as nossas regionalidades em 30min. Aberturas grandiosas são reservadas para as Olimpíadas e no Rio de Janeiro, em 2016, eu quero ver o Brasil realmente bem representado nas artes, como a Russia fez em Sochi, nas Olimpíadas de Inverno neste ano ano.

    ResponderExcluir
  3. Amigo indgnado do Ali14 de junho de 2014 às 10:36

    Infelizmente não deram espaço para a OSESP na abertura da Copa, felizmente eu não assisti, durante essa imensa macaquice estava ouvindo a oitava sinfonia de Mahler e o evangelho de São João de Bach.
    Porém em cenas e reportagens que vi depois (principalmente na imprensa estrangeira), vi que a cerimônia foi pífia !

    Jennifer Lopez, uma cantora americana sem nenhum talento musical, Cláudia Leite nunca tinha ouvido falar nela ( acredito que nenhum estrangeiro nem imagine quem ela seja, e espero que continue assim!) e pit-bull que até então era um raça de cachorro...

    A falta de músicas de caráter mais universal, representadas pelos nomes citados no artigo, mostram ao mundo mais uma vez que somos um país extremamente atrasado e sem cultura, precisando ainda trazer lixo lá de fora, a peso de ouro- é claro-, pois os bolsos dos políticos e empreiteiros devem sempre ser reabastecidos com dinheiro público, por isso mesmo não irei assistir a nenhum jogo do Brasil nessa Copa, em meu protesto e indignação individuais, pois num país onde o trabalhador é aviltado com condições de trabalho severas e seu salário lhe permite apenas morar nas nossas horríveis periferias ou em micro-apartamentos é muita falta de respeito com o povo torcer um segundo sequer pela seleção que tudo leva a crer, também comprou a Copa, que Deus nos abençõe com a vitória dos argentinos nessa Copa, pois só eles são loucos o suficiente para não cumprir acordos prévios - a Argentina é bem arredia em cumprir acordos, o FMI sabe muito bem disso !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas