TMRJ APRESENTA COREOGRAFIA INÉDITA "CATULLI CARMINA" .

 No ballet do meio-dia, com ingresso popular.

Espetáculo criado por Eric Frederic, inspirado na cantata de Carl Orff, será executado pelo Ballet, Coro, Conjunto de Percussão da Orquestra Sinfônica do TM, dois solistas e quatro pianistas.
Segunda obra da trilogia Trionfi, de Carl Orff – da qual também fazem parteCarmina Burana (1937) e Trionfo di Afrodite (1952) –, Catulli Carmina foi concluída em 1943 com base nos versos do poeta latino Catulo (Cayo Valerio Catulo – Verona, 87 a.C. – Roma, 57 a.C.). Em maio, esta obra foi levada ao palco do Theatro Municipal pelo Coro do TM, Conjunto de Percussão da Orquestra Sinfônica do TM, dois cantores solistas e quatro pianistas.
Agora, a Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, oferece a seu público uma versão enriquecida desta peça com o Ballet do Theatro Municipal, executando uma inédita coreografia contemporânea criada por Eric Frederic no projeto Ballet do Meio-DiaCriado aos moldes da bem-sucedida série Ópera do Meio-Dia, este projeto também é realizado em sessões de 60 minutos com ingressos a R$ 5,00.
A única diferença para a atração similar é que os espectadores são acomodados naSala de Espetáculos. Esta iniciativa – integrante da programação artística sob a responsabilidade do Maestro Isaac Karabtchevsky – tem a finalidade de divulgar o ballet e oferecer arte a quem trabalha no Centro, durante a pausa para descanso. A regência do espetáculo é do Maestro Jésus Figueiredo a direção geral do projeto é de Sergio Lobato, também diretor artístico do Ballet do TM.
São 116 artistas atuando neste grandioso espetáculo que tem como intérpretes dos papéis centrais as primeiras bailarinas Cláudia Mota e Márcia Jaqueline, o primeiro solista Moacir Emanoel e o bailarino Murilo Gabriel. A cantata terá como solistas a soprano Celinelena Ietto e o tenor Jacques Rocha e contará com dos pianistas Priscila Bomfim, Eliara Puggina, Silas Barbosa, Catherine Henriques (em 23/09) e Viviane Sobral (em 30/09), além das participações especiais da soprano Magda Belotti, do barítono Francisco Neves e do tenorRicardo Tuttmann.

Sobre a coreografia
A base do poema Catulli Carmina são os versos do poeta romano Catulo, de família rica e em cuja casa costumava hospedar-se o imperador Júlio César. Aos vinte e poucos anos de idade, apaixonou-se pela jovem Clódia, também de origem aristocrática, mas que pretendia levar sua vida livremente sem se ligar a ninguém. A paixão desenfreada de Catulo e não correspondida por Clódia rendeu muitos poemas ao jovem, que sempre se referia à sua amada pelo pseudônimo Lésbia.
Na concepção do coreógrafo Eric Frederic, a história de Catulli Carmina passa-se em uma ilha, dentro de uma casa que está prestes a ser leiloada. Nesta propriedade foi organizada uma última festa, onde jovens se descobrem e se beijam, terminando em uma esbórnia. Na casa, encontram-se também velhos escrivães (na obra, chamados de notários), fazendo uma última avaliação no imóvel e observando os modos dos jovens. Os homens maduros começam a criticá-los e tentam aconselhá-los para o bom caminho. Porém Catulo, proprietário da casa e grande poeta, vai decidir que atitude tomar com os jovens.
CATULLI CARMINA
- Música: Carl Orff
Coreografia: Eric Frederic
Intérpretes:
Moacir Emanoel – CatuloMurilo Gabriel – HermanoMárcia Jaqueline – LésbiaCláudia Mota – Clódia
- Notários: Aloani Bastos, Ana Luísa Teixeira, Marcella Gil, Marjorie Morrison, Rita Martins, Carlos Cabral, Ciro de Goes, Ivan Franco, Joseny Coutinho, Paulo Ricardo, Ronaldo Martins, Saulo Finelon, Sérgio Martins.
- Jovens: Carla Carolina, Carolina Neves, Deborah Ribeiro, Flávia Carlos, Juliana Valadão, Karen Mesquita, Margheritta Tostes, Melissa de Oliveira, Mônica Barbosa, Priscila Albuquerque, Priscilla Mota, Rachel Ribeiro, Renata Gouveia, Renata Soares, Samantha Monteiro, Vanessa Pedro, Viviane Barreto, Alef Albert, Bruno Fernandes, Edifranc Alves, Filipe Moreira, Gabriel Fernandes, Murilo Gabriel, Paulo Muniz, Rodrigo Negri, Sandro Fernandes.
- Solistas:
Celinelena Ietto, sopranoJacques Rochatenor
- Participações especiais (vozes internas):
Magda Belotti (soprano), Francisco Neves (barítono) e Ricardo Tuttmann(tenor)
- Pianos:
Priscila Bomfim,
Eliara Puggina,
Silas Barbosa
Catherine Henriques 
(em 23/09)
Viviane Sobral (em 30/09)
- Tímpanos:
Philipe Davis
Percussões:
Eliseu Moreira Costa
Edmere Sales Ferreira
Rafael Alves
Paula Buscacio
Sílvio Montez
Pedro Moitta
- Regência:
Jésus Figueiredo
- Iluminação:
Dino Ramirez
- Direção Geral:
Sérgio Lobato

SERVIÇO


Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano s/n° – Centro
Informações: (21) 2332-9191
Dias 23 e 30 de setembro, às 12h*.
Preço único: R$ 5,00
Classificação etária: livre                                                                                                                    

Vendas na Bilheteria, no site da Ingresso.com ou por telefone 21 4003-2330     
(*) Vale lembrar que, mesmo na sessão matinal, não é permitida a entrada de pessoas trajando bermuda, short, top, camiseta sem manga e chinelos, exceto para crianças até 10 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas