VOVÔ, QUAL A MÚSICA MAIS BONITA DO MUNDO ? ARTIGO DE MARCUS GÓES NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

Minha netinha aos oito anos de idade perguntou-me um dia no meu colo “Vovô, qual a música mais bonita do mundo?”
Confesso que me enrolei todo para explicar a ela uma coisa que, em seu mundo racional, ela certamente não entenderia: que a pergunta não tem resposta, que cada pessoa tem a sua preferida, que muitas músicas são as mais bonitas, que depende do dia, da hora, da execução, das circunstâncias emocionais de quem ouve.
Como minha netinha não entenderia, tive de optar. Pensei em minha mãe italiana, que achava de Bach as músicas mais bonitas; pensei em minha avó italiana, que achava as de Verdi; pensei em meu pai que achava as de Puccini; pensei em minha irmã pianista, que achava as de Chopin; pensei em vários amigos que achavam as de Wagner, de Beethoven, de Mozart, de Tchaikowsky, e por aí afora.
Finalmente, ao pensar em mim mesmo, chamei minha mulher Leila e pedi a ela que me acompanhasse ao piano. Eu mesmo cantaria para GIULIA, este o nome de minha netinha italiana, a música que sempre me comoveu mais que qualquer outra, pela melodia, pelas palavras, pela declaração de amor nela contida, pela emoção que em mim desperta: de FRANZ SCHUBERT, “AN DIE MUSIK”. Uma ode, um preito, um agradecimento à MÚSICA, “arte sagrada”, “DU HOLDE KUNST”, palavras iniciais do “Lied”, de autoria do poeta FRANZ VON SCHOBER. Vão conferir. Está no Youtube.
Esta composição, não divulgada no Brasil como merece, é seguramente a maior e mais sentida declaração de amor à MÚSICA.
Cantei-a comovido para GIULIA, minha netinha, com Leila ao piano. Quando acabei, ela, com toda simplicidade, disse “vô, eu gosto mais daquela que fala em “ gelida manina”… Que fazer? Eu também gosto…
DU HOLDE KUNST / IN WIEVIEL GRAUEN STUNDEN…
MARCUS GÓES
PS. A tradução de “holde” varia de tradutor para tradutor. Uns preferem nesse Lied “sagrada”, outros “adorável”, outros “graciosa”, outros “amável”, etc… Para os de língua inglesa, a tradução mais comum é “lovely”.

Comentários

Postagens mais visitadas