MÚSICOS E CORISTAS DO THETRO MUNCIPAL DE SÃO PAULO, VOCÊS SÃO OS CULPADOS PELAS DEMISSÕES. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

  


   Ao assumir a administração do Theatro Municipal de São Paulo John Neschling afirmou que não haveria demissões. O passar do tempo mostra uma outra verdade, ao invés do confronto direto e em massa como fez quando assumiu a OSESP Joninho mudou a tática e demite aos poucos. Na OSESP demitiu no atacado enquanto no Theatro Municipal de São Paulo manda embora no varejo. Músicos da orquestra, coristas e regentes foram demitidos após anos de excelentes serviços prestados sendo que alguns prestes a se aposentar. As desculpas são estranhas, segundo José Luis Herência as demissões foram por "critérios exclusivamente técnicos e artísticos".     
   Soube no mês de Outubro do ano corrente que o Theatro Municipal de São Paulo demitiu 15 coristas. A chiadeira ocorreu nas redes sociais em primeiro momento e agora o assunto ganhou a imprensa com a divulgação de uma multa por demissões irregulares aplicada pelo Ministério do Trabalho ao Instituto Brasileiro de Gestão Cultural, entidade que administra o Municipal.
   O Jornal O Globo foi o primeiro veículo de imprensa a divulgar tais fatos, a direção do Theatro Municipal publicou em uma rede social nota em repúdio a matéria jornalista Flávio Freire. A entidade tem todo o direito de fazê-lo, o estranho é que nos comentários não existe nenhuma opinião discordante, todos só jogam confete na direção e concordam com tudo, qualquer texto que não seja alinhado com as ideias do teatro é excluído pelos moderadores.  
   Coincidência pacas é nessa mesma semana John Neschling publicar todo orgulhoso nessa mesma rede social que todos que trabalham no teatro serão registrados, terão a carteira de trabalhos assinada e com todos os direitos legais garantidos. Ele só não explica por que demorou dois anos para fazer isso e só o fez quando os fiscais do Ministério do Trabalho rondavam a Praça Ramos.
   Demissões e mais demissões com muitos reclamando em off de mandos e autoritarismo e o que faz a classe artística que trabalha nele? Nada, aceita quieta as ordens da administração e ninguém move uma palha em prol de seus companheiros. Grande parte da culpa pelas demissões é de vocês que trabalham no teatro, dos músicos, coristas e equipe técnica, pela omissão em ver colegas sendo defenestrados e ficarem quietos. Ninguém ensaia uma greve, ninguém pensa em fazer um protesto ou vai à direção para reclamar. Sendo assim a direção fica bem à vontade para fazer o que quiser. Hoje são eles os demitidos, amanhã podem ser com vocês.  
Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Eles foram ao Ministério do Trabalho e agem com rapidez.

    ResponderExcluir
  2. triste!!! eles Não se mobilizam porque temem também ser demitidos!
    Triste foi também a demissão ocorrida no ano anterior!
    Grande perda a saída de Mario Zaccaro!!!!
    VERGONHA gastarem altas somas de dinheiro privilegiando e trazendo artistas estrangeiros em vez de utilizar os nossos artistas tão talentosos da casa! Inclusive os que foram demitidos ...que apesar de nao saber quem são ...por serem artistas com mais de 5 anos de casa certamente são de grande talento!
    - ainda fico na dúvida sobre estes gastos imensos com super produções (cenários etc..) e com os gastos com artistas estrangeiros (que nao deveriam ser privilegiados frente aos da casa ...já que o dinheiro sai da população daqui) ..estes gastos são devidamentes controlados ou existe a possibilidade de como com os medicos de Cuba ... parte do $$$$ ir para bolso de "terceiros" ????
    VERGONHA é: estes artistas foram tratados com descaso e como descartáveis... sem direitos nem mínima estabilidade, e provavelmente nunca tiveram apoio para se aprimorarem.
    Ridículo é tentativa de menosprezar estas demissoes e criticar o Ministerio do Trabalho afirmando que a situação irregular ja acontecia por muitos anos e só agora resolveram intervir.... CORRETISSIMO o Min.Trab. ...Antes tarde do que nunca!!!
    ABSURDO é o Governo gastar dinheiro com "vale cultura" em que se pode comprar até revista pornográfica e não valorizar a verdadeira cultura ...e o Talento e direitos de nossos artistas....
    ABSURDO como Gastam milhões com Lei Rouanet patrocinando Artistas (?) Shows Culturais (culturais????) de Luan Santana, Claudia Leitte, Detonautas, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Calypso, até do estilista Pedro Lourenço!.... todos eles já riquíssimos sem precisar do nosso dinheiro ➙ ...enquanto isto artistas do Municipal destratados, descartados e humilhados sem direitos trabalhistas nenhum!
    Tambem é muita VERGONHA quando lemos noticia (no portal G1 - globo) que o superintendente do ministério do trabalho disse que ao perguntar ao diretor do porque ele demitiu uma deficiente nesse grupo de 15 pessoas, Neschling teria dito que era porque os europeus não gostavam de deficientes. ----
    Este Neschling deveria perder o cargo por dizer um disparate deste (onde estão os ativistas que defendem a minoria? ...ou só defendem LGBTs??? )
    Neschling também como funcionario de São Paulo (com certeza com um salário exorbitante) jamais poderia ter falado mal de Sao Paulo como fez anteriormente, dizendo que não gosta daqui, que SP é uma jaula e que o Ibirapuera cheira xixi! Como um Funcionario da area da cultura desmerece tanto a cidade???? ( ver no link abaixo suas declarações)
    Neschling deveria estar fora, os que concordam com ele também, a direção que descarta o talento destes 15 demitidos também!!!
    Tragam os demitidos de volta, valorizem o talento e respeitem os direitos!!!!
    Esta triste situação toda aponta para a vontade destes governantes de nivelarem os direitos, a educação, a cultura sempre por baixo.
    Quem é talentoso, quem aprecia boa musica e cultura, quem pensa, estes sim são estão considerados errados!!!

    ResponderExcluir
  3. Sobre as declarações de Neschling sobre São Paulo:
    http://vejasp.abril.com.br/blogs/terraco-paulistano/2013/08/john-neschling-ibirapuera-cheira-xixi/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas