CAYMMI SEM INSPIRAÇÃO NA SALA SÃO PAULO. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

  

 A obra encomendada pela OSESP, Suite Caymmi, Histórias de Pescadores de Dorival Caymmi com arranjos de Dori Caymmi apresentada entre os dias 11 e 14 de Dezembro se mostrou sem inspiração e de pouca qualidade melódica. A OSESP pretendia homenagear os 100 anos de nascimento do compositor, infelizmente o melhor de Caymmi não está na composição e as melodias inspiradas da música popular de Dorival Caymmi se perdem na vastidão dos instrumentos orquestrais. Dori Caymmi pode ser um grande compositor de música popular, quando o assunto é transposição para orquestra ele se perde completamente. Mais uma das encomendas sem nexo promovidas pelo diretor Arthur Nestrovski.
  A Bachianas Brasileiras nº 2  de Villa-Lobos regida por Marin Alsop soou estranha, o famoso movimento O Trenzinho Caipira mais parecia um avião decolando, uma maestrina que não tem a pegada da música nacional. O que salvou a noite foi Concerto nº 4 Para Piano em Sol Menor, Op.40 de Rachmaninov , interpretação que mostrou excelência técnica do pianista Lukas Vondràcek.
   Certo fez meu amigo Domingo D'Arsie, ficou no saguão na primeira parte do concerto tomando um belo café enquanto eu ouvia as bobagens inventadas pela direção da OSESP. 
Ali Hassan Ayache

Comentários

Postagens mais visitadas