ÓPERA RIGOLETTO, SERÁ EXIBIDA NO CLÁSSICOS DESTE SÁBADO (13/12)

Montagem de Minas Gerais, regida por Marcelo Ramos, conta com Devid Cecconi, Gabriella Pace e Giovanni Tristacci no elenco. O programa da TV Cultura vai ao ar às 21h30
São Paulo, 11 de dezembro de 2014 – Verdi procurava uma história em que as personagens tivessem não só boas qualidades, mas que apresentassem falhas de caráter, se aproximando mais das pessoas reais. E também não se conformava mais com as histórias com finais felizes. Quando tomou conhecimento da peça O Rei se diverte, de Victor Hugo, tinha finalmente encontrado o que procurava: pessoas que traem, se vingam, praticam o escárnio indiscriminadamente, têm defeitos morais e físicos e matam. Como desejava o compositor, o final é trágico como todo o enredo, mas sem deixar de usar a comédia vez ou outra como forma de expressão.
A TV Cultura foi a Belo Horizonte (Minas Gerais) e registrou a última récita com exclusividade, que será transmitida no próximo sábado (13/12), às 21h30, no programa Clássicos.
André Heller fez a direção cênica e levou para o Grande Teatro do Palácio das Artes a ambientação de um circo macabro, mais próximo da concepção do escritor francês. Segundo Heller, “voltamos um pouco à obra que deu origem  à opera Le Roi s'amuse  (O rei se diverte), de Victor Hugo, devolvendo o Rigoletto de Verdi a atmosfera e a estética da Paris do século XIX, porém incorporado num circo urbano.”
A direção musical e regência é de Marcelo Ramos e o elenco conta com Devid Ceccon no papel-título; Giovanni Tristacci, Gabriella Pace e Denise Freitas nos papéis principais.
Rigoletto, ópera em três atos de Giuseppe Verdi
Libreto de Francesco Maria Piave
Grande Teatro do Palácio das Artes
29 de outubro de 2014
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Marcelo Ramos, regência
Coral Lírico de Minas Gerais
Cia de Dança Sesiminas
André Heller-Lopes, direção cênica
Renato Theobaldo, cenografia
Sofía Di Nunzio, figurinos
Fábio Retti, iluminação
Devid Ceccon, barítono – Rigoletto
Giovanni Tristacci, tenor – Duque de Mântua
Gabriella Pace, soprano - GIlda 
Denise de Freitas, mezzo-soprano - Maddalena 
Mauro Chantal, baixo  – Sparafucile
Eduardo Sant’Anna, barítono – Conde Monterone
Vinícius Atique, baritono - Marullo
Thiago Soares, tenor – Matteo Borsa
Carolina Rennó, mezzo-soprano - Giovanna
André Fernando, baixo – Conde Ceprano
Aline Lobão, mezzo-soprano – Condessa Ceprano 
Danielle Rocha, soprano – Dama de companhia da Duquesa (Pagem)
Vinícius Abreu, baixo – Usciere (Oficial da Corte)

Comentários

Postagens mais visitadas