ALÉM DO ESPETÁCULO. ARTIGO DE VIVIANE CARNIZELO NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.
A estrutura que a OSESP apresenta à cidade de São Paulo está
muito além do espetáculo. Longe de se preocupar apenas com os números dos
gráficos financeiros e registro das catracas de entrada, ela mantém acesa a
chama do idealismo.
Enquanto grandes instituições reduzem seus programas
educativos pelos mais variados motivos, inclusive falta de apoio financeiro, a
OSESP continua implementando medidas para a formação do público em caráter
erudito e informativo, educação de novos músicos em nível de excelência, apoio
a pesquisadores e produção de acervo musical impresso e audiovisual, além da
disseminação da música erudita em diferentes veículos. São compromissos
assumidos por um organismo com mais responsabilidades do que pode parecer à primeira
vista.
A formação do público frequentador da Sala passa por
resoluções como a publicação da Revista OSESP, com ensaios sobre Estética
Musical, palestras sobre os pormenores da programação da noite uma hora antes
dos concertos e ainda encontros gratuitos, aos interessados, com especialistas
em Musicologia ou Estética da Arte. Para disseminar o conteúdo, a Revista pode
ser acessada no site da OSESP e os encontros possuem o áudio em acervo
digitalizado. Há também entrevistas com músicos e artistas que colaboraram com
a orquestra nos últimos anos.
Sem deixar de lado o alcance de suas medidas e o contato do
público com a música, a OSESP constitui seus programas tendo como base a arte
erudita, negando-se à diluição de seu repertório. Em vez disso, ela procura
conquistar o público, trazendo-os para mais perto dela e da grande arte,
fazendo um rigoroso trabalho de manutenção de seus frequentadores.
Manter o funcionamento de um organismo com tais
características não é uma tarefa fácil. Reconhecer a importância da
implementação de resoluções socioeducativas é típico de quem transita, com
tranquilidade, pelos meios artístico e intelectual, característica da equipe
que coordena o funcionamento do Organismo OSESP, orquestra e fundação.
É imprescindível, para o quadro cultural da cidade de São
Paulo, que instituições culturais se preocupem com o caráter formativo e social
que podem assumir. Tais medidas em nada prejudicam o espetáculo, pelo
contrário, fazem da instituição artística algo além dos aplausos.
Viviane Carnizelo
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