ALÉM DO ESPETÁCULO. ARTIGO DE VIVIANE CARNIZELO NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.



  A estrutura que a OSESP apresenta à cidade de São Paulo está muito além do espetáculo. Longe de se preocupar apenas com os números dos gráficos financeiros e registro das catracas de entrada, ela mantém acesa a chama do idealismo.
Enquanto grandes instituições reduzem seus programas educativos pelos mais variados motivos, inclusive falta de apoio financeiro, a OSESP continua implementando medidas para a formação do público em caráter erudito e informativo, educação de novos músicos em nível de excelência, apoio a pesquisadores e produção de acervo musical impresso e audiovisual, além da disseminação da música erudita em diferentes veículos. São compromissos assumidos por um organismo com mais responsabilidades do que pode parecer à primeira vista.
A formação do público frequentador da Sala passa por resoluções como a publicação da Revista OSESP, com ensaios sobre Estética Musical, palestras sobre os pormenores da programação da noite uma hora antes dos concertos e ainda encontros gratuitos, aos interessados, com especialistas em Musicologia ou Estética da Arte. Para disseminar o conteúdo, a Revista pode ser acessada no site da OSESP e os encontros possuem o áudio em acervo digitalizado. Há também entrevistas com músicos e artistas que colaboraram com a orquestra nos últimos anos.
Sem deixar de lado o alcance de suas medidas e o contato do público com a música, a OSESP constitui seus programas tendo como base a arte erudita, negando-se à diluição de seu repertório. Em vez disso, ela procura conquistar o público, trazendo-os para mais perto dela e da grande arte, fazendo um rigoroso trabalho de manutenção de seus frequentadores.
Manter o funcionamento de um organismo com tais características não é uma tarefa fácil. Reconhecer a importância da implementação de resoluções socioeducativas é típico de quem transita, com tranquilidade, pelos meios artístico e intelectual, característica da equipe que coordena o funcionamento do Organismo OSESP, orquestra e fundação.
É imprescindível, para o quadro cultural da cidade de São Paulo, que instituições culturais se preocupem com o caráter formativo e social que podem assumir. Tais medidas em nada prejudicam o espetáculo, pelo contrário, fazem da instituição artística algo além dos aplausos.
Viviane Carnizelo

palavrasdearte@wordpress.com

Comentários

Postagens mais visitadas