CONCERTOS CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL DE MÚSICA CLÁSSICA.
Dia 21 de fevereiro, sábado, às 13h, a série Concertos CCBB de Música Clássicaapresenta os grupos Vox Brasiliensis (cordas, flauta e canto) e Sujeito a Guincho (quinteto de clarinetes) na Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco, localizada no Largo de São Francisco, ao lado da Faculdade de Direito. A curadoria e apresentação é de Júlio Medaglia e a realização do Centro Cultural Banco do Brasil. O evento tem entrada franca.
A série Concertos CCBB de Música Clássica trará grupos com formações bem diversificadas, tanto de repertório como de instrumentos, para atrair um público amplo que terá acesso a um panorama de várias vertentes da música erudita. A série tem um repertório eclético e reunirá nomes conhecidos da música clássica/instrumental paulistana.
Esta série de concertos dialoga e interage com outras linguagens - arte barroca, arquitetura e história de São Paulo, uma vez que será realizada dentro de uma Igreja que foi palco de encontros e importantes discussões da sociedade paulista de variadas épocas, desde quando foi construída, no século XVII. A acústica da Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco e a arquitetura barroca ampliarão as percepções do público sobre o universo de musica clássica.
Fundado por Ricardo Kanji em 1998, o conjunto Vox Brasiliensis tornou-se uma referência na interpretação de música brasileira dos séculos XVIII e XIX. O seu objetivo é o resgate da música brasileira em todas as suas etapas de desenvolvimento, desde as grandes formações com coro e orquestra, contemplando o repertório sacro, até às pequenas formações de câmara. A preocupação com o estilo de cada época é uma constante das suas realizações, que estão na origem do prêmio de melhor regente de 1999 atribuído a Ricardo Kanji pela Associação Paulista de Críticos de Arte. O Vox Brasiliensis é formado por Ricardo Kanji (flauta), Guilherme de Camargo (cordas dedilhadas) e Tiago Pinheiro (canto). Entre os compositores que o grupo interpretará estão José de Anchieta, Gregório de Matos, Tomás Antonio Gonzaga, Carlos Gomes, Chiquinha Gonzaga e Villa-Lobos.
O premiado quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho foi criado em 1991 com a finalidade de divulgar a riqueza de timbre, expressividade e versatilidade do instrumento. O quinteto de clarinetes, formado por Sergio Burgani, Diogo Maia, Luca Raele, Luis Afonso Montanha, Nivaldo Orsi e Edmilson Nery, vai interpretar Ernesto Nazareth, André Mehmari, Villa-Lobos, Brahms e Paulinho da Viola.
Sobre a Igreja
Em 1642 foi construída a capela e mais tarde, ampliada com projeto do Frei Galvão, sendo inaugurada em 1787 com o nome de Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco. A igreja fica no Largo São Francisco, ao lado da Igreja São Francisco de Assis e da Faculdade de Direito, no centro de São Paulo. Em 1982, foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Ficou por 7 anos fechada e teve processo de restauração pela Secretaria de Estado da Cultura, sendo reinaugurada em maio de 2014. Considerado um dos espaços mais representativos do estilo barroco em São Paulo a igreja tem as paredes de taipa de pilão, tijolos e pedras, algumas relíquias do século XVII e XVIII, como bustos de terracota, santos-de-roca, indumentárias sacras, pinturas e a rica decoração que faz menção a vida de São Francisco. Há obras raras do pintor José Patrício da Silva Manso.
Agenda da Série Concertos CCBB de Música Clássica:
Todos serão na Igreja, sempre aos sábados, às 13h
De fevereiro a maio a série continua com 4 encontros inéditos entre grupos importantes do universo paulista sendo que, dentre os grupos convidados pelo curador, se encontram:
21 de fevereiro - Vox Brasiliensis e Sujeito a Guincho (quinteto de clarinetas)
21 de março - Opus Brasil (quinteto de sopros) e Duo de flauta e harpa
25 de abril - Conjunto de violoncelos da UNICAMP e Quinteto Sómetais
16 de maio - Coral da Cultura Inglesa e orquestra: Missa de André da Silva Gomes.
Detalhes e programa:
21 de fevereiro, Vox Brasiliensis e Sujeito a Guincho (quinteto de clarinetas)
Vox Brasiliensis
1a parte
Anônimo (anotado por Spix e Martius entre 1817 e 1820) - Dança dos índios do Brasil
José de Anchieta – (1534-1597)/Cancioneiro D’Elvas (Século XVI)- Venid a Sospira
Gregório de Matos (Salvador 1636 - Recife 1695) – texto- Marinícolas
Luis Álvares Pinto (Recife, ca. 1713 - ca. 1789)- Lição de Solfejo
Antônio da Silva Leite (séc. XVIII) - Xula Carioca – Onde vás linda negrinha
2a parte
Anônimo séc. XVIII (manuscrito Fundação Gulbenkian, c. 1700-1750) - Vilão do sétimo tom
Tomás Antonio Gonzaga (1744-1810) e Marcos Portugal (1762-1830) - Os Mares minha bela
José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830)
Lição 5ª (do compêndio de Música e Método para Pianoforte, 1821)
Anônimo (anotado por Spix e Von Martius entre 1817 e 1820) – Landum
3a parte
Candido Inácio da Silva (RJ, c. 1800 – c. 1838) - Lá no Largo da Sé Velha
Antonio Carlos Gomes (Campinas, 1836 — Belém, 1896) – Conselhos
Chiquinha Gonzaga (RJ, 1847-1935) - O Corta-Jaca / Lua Branca
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – Modinha / Bachianas 5 (Cantilena)
Sujeito Guincho
1. Ouro sobre azul – Ernesto Nazareth (arr. Luca Raele) 3´
2. A vida curta, mas interessante das moscas – André Mehmari 9´
3. Vila Ipojuca - Lea freire (arr. Luca Raele) 5´
4. Intermezzo op. 118 nº 2 - J. Brahms (arr. Luca Raele) 6´
5. Choros nº 1 - H. Villa-Lobos (arr. Diogo Maia) 3´
6. Hino Nacional brasileiro – O. D. Estrada e F. M. da Silva (arr. Luca Raele) 2´
7. Choro negro – Paulinho da Viola (arr. Nelson Ayres) 4´
8. Chiclete com Banana – Gordurinha e Almira Castilho (arr. Maurício Carrilho) 6´
9. Lullaby – André Mehmari 2´
21 de março - Opus Brasil (quinteto de sopros) e Duo de flauta e harpa
Sopros de São Paulo
Marcelo Barboza, flauta
Joel Gisiger, oboé
Tiago Naguel, clarinet
Fábio Cury, fagote
Luis Garcia, trompa
Paul Taffanel (1844-1909) - Quinteto em sol menor
Allegro con moto – Andante - Vivace
Paul Hindemith (1895-1963) - Kleine Kammermusik for wind quintet op 24 no. 2
1. Lustig
2. Walzer
3. Ruhig und einfach
4. Schnelle Viertel
5. Sehr lebhaft
Radamés Gnattali (1906-1988) Suíte para quinteto de sopros
1. Prelúdio
2. Valsa
3. Modinha
4. Choro
5. Final
Sopros de São Paulo
Formado por solistas da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e da OSESP, todos com destacadas carreiras como solistas e cameristas, este quinteto destaca-se pelo refinamento técnico e grande interação musical entre seus interantes. O trabalho do grupo mescla o repertório tradicional para a formação com obras menos conhecidas, alternando estilos e linguagens contrastantes.
Duo Barboza-Baron
Marcelo Barboza, flauta
Paola Baron, harpa
Gaetano Donizetti (1797-1848)
Sonata
Larghetto
Allegro Gallemberg
Edmundo Villani Côrtes (1930) - Royati (estreia mundial)
Anônimo - Canções folclóricas britânicas
The keel row
Blow the wind southerly
Endearing young charms
The rising of the Lark
Nino Rota (1911-1979 Sonata para flauta e harpas
Allegro molto moderato
Andante sostenuto
Allegro festoso
Paola Baron é harpista da OSESP, além de professora da Emesp e do Instituto Bacarelli. Marcelo desenvolve intensa carreira internacional e está completando seu Doutorado (sobre o compositor Edmundo Villani-Côrtes) na Unicamp.
25 de abril - Conjunto de violoncelos da UNICAMP e Quinteto Sómetais
Quinteto Sómetais
1 – Blues for Brass – Antônio Carlos Neves Campos
2 – Ode to Joy – L. V. Beethoven
3 – The Entertainer – Scott Joplin
4 – Amazing Grace – Tradicional Americano
5 – Die Bankelsangerlieder - Anonymous
6- 2 Canções Folclóricas – Villa Lobos
7 – Music from the Royal Fireworks – Handel
8 – Carinhoso – Pixinguinha
9 – Tema Nordestino – Duda
10 – Just a Closer Walk – Tradicional Americano
Fundado em 1990, o Quinteto Sómetais tem um repertório eclético, que mescla os gêneros popular e erudito e músicos com trajetórias pelas melhores orquestras sinfônicas de São Paulo, estúdios de gravação e espetáculos nacionais e internacionais. Seu objetivo é despertar o interesse pela música instrumental e aprimorar cada vez mais os conhecimentos técnicos de seus componentes.
Conjunto de violoncellos da UNICAMP
Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras #1 (20 min.)David Ashbridge: Bach a la Baiao (7 min.)
Jobim : Modinha
Piazzolla : Adios Nonino
Corelli : Adagio
Guerra Peixe : Mourão
16 de maio - Coral da Cultura Inglesa e orquestra: Missa de André da Silva Gomes.
Coral de Cultura Inglesa e Orquestra
Regente: Júlio Medaglia e Marcos Júlio Sergl
Missa de André da Silva Gomes
(Mestre de capela da Ordem Terceira de S. Francisco no fim do século XVII)
O Coral dedica-se à música sacra e secular, constando em seu repertório obras da renascença inglesa, west-end londrino, MPB e negro spirituals, além de repertório específico para a Quaresma e Cânticos de Natal. Iniciou suas atividades em 1981. Teve como regentes Celso T. Delneri (assistido por Maria José Carrasqueira), Celso Antunes, Juan Serrano, Graham Griffiths e Marta Herr. Desde 1994 está sob a regência de Marcos Júlio Sergl.
Ficha Técnica
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Coordenação projeto: Regina Rosa
Curador convidado: Maestro Julio Medaglia
Locais: Igreja de São Francisco das Chagas e CCBB-SP
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: Livre
Repertório: Europeu e Brasileiro
SERVIÇO:
Concertos CCBB de Música Clássica
Local: de Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco (13h)
Endereço: Largo São Francisco, 173 - Sé - São Paulo -SP
Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)
Fone: (11) 3113-3651
Funcionamento: quarta a segunda, 9h às 21h
Classificação indicativa: livre
Duração: 80 minutos
Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado // Cafeteria Cafezal //
Estacionamento conveniado: Estapar Estacionamentos - Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na Álvares Penteado, esquina com a Rua da Quitanda.
Crédito das fotos : Edgardo Gonzales
Comentários
Postar um comentário