PASSADO - FUTURO : TEXTOS E FOTOS SOBRE A SÃO PAULO CIA DE DANÇA.



SPCD lança seu sexto livro de ensaios
Passado-Futuro em 24 de fevereiro


A São Paulo Companhia de Dança, mantida pela Secretaria de Cultura e o Governo do Estado de São Paulo, sob direção de Inês Bogéa, lança seu sexto livro de ensaios intitulado Passado-Futuro - Textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de Dança (Ed. WMF Martins Fontes), no 24 de fevereiro, às 19h30, na Livraria Martins Fontes Avenida Paulista, 509). Na ocasião será exibido o documentário Canteiro de Obras 2014, com direção de Rica Saito. A entrada é gratuita.
Passado-Futuro - Textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de Dança é organizado por Inês Bogéa e reúne em textos e imagens os olhares de diferentes autores para a dança. Nesta publicação assinam os textos: Amanda Queirós, Cacá Machado, Felipe Chaimovich, Inês Bogéa, Marcela Benvegnu, Peter J. Rosenwald, Roland Clauzet Rodrigo Lacerda. A obra ainda conta com um ensaio fotográfico de André Porto, e uma seleção de críticas e ensaios publicados sobre a São Paulo.
“Este livro traz reflexões e diferentes olhares sobre a Companhia em 2014 e ao mesmo tempo, aborda aspectos universais da arte da dança por olhares distintos. Os autores convidados passaram parte do ano, acompanhando o trabalho e o cotidiano da Companhia com o intuito de ampliar a reflexão sobre essa arte”, fala Inês, diretora artística da SPCD. “Em 2014 o tema que organizou a temporada foi Passado-Futuro e os textos, em alguma medida, acabam refletindo esta temática”, completa. 
Inês Bogéa, faz uma reflexão das obras de todo o ano e também aborda a criação e realização do 1º Ateliê Internacional SPCD em Piracicaba e sobre a série de documentários Figuras da Dança, que este ano completa 30 episódios. Marcela Benvegnu, reflete sobre The Seasons, criação de Édouard Lock, fundador da companhia de dança canadense La La La Human Steps para a SPCD.Roland Clauzet analisa os balés La Sylphide e Le Spectre de la Rose. Felipe Chaimovich escreve sobre a historicidade dos dedos e das mãos no balé. Já Cacá Machado escreve sobre a sonoridade no balé. Peter Rosenwald, por sua vez, aborda a relevância da SPCD no cenário da dança brasileira e Amanda Queirós faz uma retrospectiva dos Ateliês de Coreógrafos Brasileiros da SPCD. Rodrigo Lacerda apresenta um ensaio dividido em 3 movimentos tendo uma bailarina como personagem e André Porto registra os bailarinos da SPCD em instantes inspirados em imagens marcantes do futebol brasileiro. Saiba mais sobre os autores abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas