OTELLO, O MOURO DE VENEZA NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO.
Filho do célebre tenor italiano Mario Del Monaco, Giancarlo Del Monaco encena a ópera Otello, abrindo a temporada lírica de 2015.
O Theatro Municipal de São Paulo dá início, no próximo dia 12 de março, a mais uma temporada lírica. O título escolhido para abertura é Otello, penúltima obra de Giuseppe Verdi e um dos trabalhos mais aclamados do compositor. A montagem inédita tem direção cênica do italiano Giancarlo Del Monaco e regência do maestro e diretor artístico John Neschling. Ao todo serão nove récitas, nos dias 12, 14, 15, 17, 18, 21, 22, 24 e 27 de março.
Além de prestar uma homenagem, dedicando a montagem ao seu pai, o tenor Mario Del Monaco, o diretor também celebra no Brasil seus 50 anos de carreira. “Meu pai me ajudou no início da minha carreira, como qualquer pai ajudaria um filho, porém ele sempre disse que nada poderia fazer para me manter se eu não fosse competente”, destaca Del Monaco, que consolidou sua carreira durante os anos em que viveu na Alemanha.
Para esta encenação, Del Monaco trará uma montagem deslocada de tempo e lugar específicos, fora de um período histórico definido. A direção se afasta do realismo e se foca nos elementos emocionais da história: poder, ódio, traição, racismo, criando um espaço psicológico. “Otello trata de temas atemporais”, destaca.
No elenco, nomes de destaque como o tenor norte-americano Gregory Kunde, que será Otello, e é considerado por muitos como um dos mais elegantes e completos cantores da cena lírica atual. O barítono brasileiro Rodrigo Esteves, vencedor de dois prêmios Carlos Gomes, viverá Iago. A soprano croata Lana Kos será Desdemona.
Completam ainda o primeiro elenco Marius Brenciu, Giovanni Tristacci, Felipe Bou, Ana Lucia Benedetti, Leonardo Pace e Rogério Nunes.
Otello
Ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi, com libreto de Arrigo Boito, é baseada na peça Otello, o mouro de Veneza, do dramaturgo inglês William Shakespeare. A trama narra a trajetória de amor e ódio de Otello e Desdemona. Otello, influenciado por Iago, passa a desconfiar da fidelidade da sua esposa. Os desdobramentos da trama levam o protagonista à loucura, a cometer assassinato e suicídio.
Os ingressos custam de R$ 50 a R$ 120, com meia-entrada para todos os setores, e podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro Municipal ou pelo site da empresaCompre Ingressos.
Sinopse
Um porto em Chipre. Final do século 15.
Ato I (32 minutos)
O navio de Otello, comandante mouro das tropas venezianas que derrotaram os turcos, chega à ilha de Chipre depois de uma tempestade. Roderigo deseja Desdemona, mulher de Otello, e conspira com Iago, que diz odiar o mouro porque este o preteriu em uma promoção militar para capitão em favor de Cassio. Iago faz com que Cassio se embebede, e este, provocado por Roderigo, acaba se envolvendo em duelo com Montano. Otello interrompe a luta e pune Cassio com o rebaixamento. Despertada pelo tumulto, Desdemona vai ver o que acontece. Otello faz com que todos se dispersem, e entoa um apaixonado dueto de amor com sua esposa.
Intervalo
Ato II (35 minutos)
Em um salão do castelo, Iago incita Cassio a pedir a Desdemona que interceda em seu favor junto a Otello. Com a chegada do mouro, Iago começa a instilar nele ciúmes de sua mulher, insinuando uma ligação entre ela e Cassio. Desdemona chega, pede que Cassio seja perdoado e, ao tentar enxugar o suor do rosto de Otello, acaba deixando cair no chão seu lenço. Emilia, mulher de Iago, recolhe o pano, do qual Iago imediatamente se apodera, à força, sem que Desdemona perceba. A sós com Iago, Otello, irado, exige uma prova da traição da esposa. Iago narra um suposto sonho erótico de Cassio com Desdemona, para depois afirmar ter visto nas mãos do outro o lenço da mulher do mouro. Otello e Iago encerram o ato com um terrível juramento de vingança.
Intervalo
Ato III (39 minutos)
No salão do palácio, Desdemona novamente pede que Cassio seja perdoado. Otello recusa e exige, com veemência, o lenço da mulher, que não tem como entregá-lo, nem sabe onde o objeto se encontra. Diante da ira do marido, Desdemona parte. Otello, transtornado, espreita diálogo entre Iago e Cassio. Não consegue ouvir tudo o que é dito, mas imagina presenciar a confirmação da traição da esposa, especialmente quando Iago faz Cassio sacar o lenço de Desdemona – na verdade, Cassio não sabe que lenço é aquele, nem como ele, furtivamente introduzido por Iago, foi parar em sua casa. Cassio se retira ao som dos trompetes que anunciam a chegada dos embaixadores venezianos. Otello decide matar a esposa naquela mesma noite e recebe os diplomatas. Estes anunciam que Otello foi convocado a Veneza, e que Cassio ficará em seu lugar, como comandante, em Chipre. Iago aproveita para incitar Roderigo a matar Cassio: se algo acontecer ao novo chefe militar da ilha, o anterior, Otello (e, consequentemente, Desdemona), não poderá partir para Veneza. Na frente de todos, Otello agride Desdemona e expulsa a multidão. Enquanto o mouro delira, prostrado, Iago, recém-promovido por ele a capitão, tripudia e festeja seu triunfo.
Ato IV (32 minutos)
Em seu quarto, Desdemona compartilha sua inquietude com Emilia e, preparando-se para dormir, entoa a melancólica Canção do Salgueiro e reza uma Ave Maria. Otello se aproxima do leito e beija três vezes a esposa adormecida. Quando ela desperta, tenta fazê-la confessar o adultério. Desdemona nega, pede clemência, e é sufocada pelo marido. Chega então Emilia, anunciando que Cassio matou Roderigo. Ela vê Desdemona agonizando e anuncia, aos brados, o crime do mouro. Acorrem Cassio, Iago e Lodovico, o embaixador veneziano. Emilia denuncia a perfídia do marido que, desmascarado, foge. Ao compreender o engano de que foi vítima, Otello se mata.
Fonte: http://www.movimento.com/SERVIÇO:OtelloTheatro Municipal de São PauloRécitas: 12/3, quinta, 20h | 14/3, sábado, 20h | 15/3 domingo, 18h | 17/3, terça, 20h| 18/3, quarta, 20h | 21/3, sábado, 20h | 22/3, domingo, 18h | 24/3, terça, 20h | 27/3, sexta, 20hDireção musical e regência: John NeschlingDireção cênica: Giancarlo Del MonacoOrquestra Sinfônica Municipal de São PauloCoro Lírico Municipal de São PauloCoro Infantojuvenil da Escola Municipal de MúsicaRegente assistente (récitas dos dias 22 e 27): Eduardo StrausserCenografia: William OrlandiFigurinos: Pasquale GrossiDesenho de luz: Wolfgang von ZoubekDesigner de Projeções: Mattia DiomediOtello: Gregory Kunde (dias 12, 15, 18, 21, 24 e 27) e Avgust Amonov (dias 14, 17 e 22)Iago: Rodrigo Esteves (dias 12, 15, 17 e 22) e Nelson Martínez (dias 14, 18, 21, 24 e 27)Desdemona: Lana Kos (dias 12, 15, 18, 21, 24 e 27) e Elena Rossi (dias 14, 17 e 22)Cassio: Marius Brenciu (dias 12, 15, 18, 22 e 27) e Medet Chotabaev (dias 14, 17, 21 e 24)Roderigo: Giovanni TristacciLodovico: Felipe Bou (dias 12, 15, 18, 21, 24 e 27) e Carlos Eduardo Marcos (dias 14, 17 e 22)Emilia: Ana Lucia BenedettiMontano: Leonardo PaceArauto: Rogério NunesTheatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/nº. Telefone da bilheteria: 11 3053-2090)Capacidade: 1.500 lugaresDuração 180 minutos (com intervalo)Ingressos: R$ 50 a R$ 120 (inteira)Bilheteria do Theatro Municipal: de segunda a sábado, das 10h às 19h; domingo, das 10h às 17h. Nos espetáculos à noite, até 15 minutos antes do início do evento. Em dias de espetáculos pela manhã, a partir das 9h.
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