O Centro de Música Brasileira apresenta o Festival Eduardo Escalante e o Duo Gretchen Miller e Maria Elisa Risarto.

O CMB comemora 30 anos de existência com programação anual ininterrupta.

No dia 18 de abril, sábado, às 20h, o Centro de Música Brasileira (CMB) apresenta o Festival Eduardo Escalante e o Duo Gretchen Miller e M. Elisa Risarto na Sala Cultura Inglesa doCentro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. Os músicos que se apresentam no festival são as pianistas Sylvia Maltese e Sandra Abrão, a cantora Adriana Bernardes e o flautista Marco Cancello. O duo é formado pela violoncelista Gretchen Miller e pela pianista M. Elisa Rosarto. No repertório obras de Eduardo Escalante, Francisco Mignone, Guerra Peixe, Osvaldo Lacerda e Villa-Lobos. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo. Grátis!

Eduardo Escalante compôs 350 obras. Estudou composição com Camargo Guarnieri. Realizou pesquisas de folclore nos municípios de Carapicuíba, Itapecirica da Serra e no Médio Tietê Paulista, além do Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais e região de Canudos (BA). Pertence as academias Paulistana da História e Paulista de Música. É Membro Titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Recebeu prêmio APCA pela música da ópera O Pagador de Promessas.

A violoncelista Gretchen Miller é americana, estudou na University of Arizona, fez pós-graduação em Londres na Guildhall School of Music, estudando com William Pleeth, professor de Jacqueline Du Pré. Foi spalla convidada da Orquestra Sinfônica do Paraná e da Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro de Porto Alegre. Durante quase 20 anos se dedicou à regência. Fundou a primeira Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil (OFIJ), com qual viajou para os Estados Unidos e Alemanha. Atualmente leciona música de câmara na Faculdade Santa Marcelina e é regente da Orquestra de Câmara Porto Seguro. 

A pianista M. Elisa Rosarto diplomou-se em piano aos quatorze anos de idade no Conservatório Musical Heitor Villa-Lobos, ganhando a medalha de ouro “Osvaldo de Vincenzo”. Cursou a Escola Magda Tagliaferro e a Escola Municipal de Música de São Paulo. É Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP, Pós-Graduada em Piano e Especialista em Interpretação Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Foi pianista da Orquestra Sinfônica Jovem de São Paulo, sob a regência do Maestro Samuel Kerr. Atualmente é membro da Faculdade Santa Marcelina.

A proposta da Temporada 2015 do Centro de Música Brasileira é diversificar em cada apresentação a variedade de compositores eruditos brasileiros, os instrumentos, a região de cada músico e as diferentes formações. O CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos e foi fundado em São Paulo em 18 de dezembro de 1984 e iniciou suas atividades em 1985. Já realizou 303 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Promoveu nacionalmente vários concursos de interpretação: 7 de Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano e 2 de Músicas Brasileiras para Flauta. Atualmente é presidido pela pianista Eudóxia de Barros.
Programa:
Festival Eduardo Escalante:
Intérpretes:
Sylvia Maltese (piano)
Sandra Abrão (piano)
Adriana Bernardes (canto)
Marco Cancello (flauta).

Piano solo:
- Prelúdio n° 9
- Prelúdio n° 19
- Prelúdio n° 10
- Prelúdio n° 21
- Cantiga (da série “Acrósticos”)
Flauta e piano:
- Improvisação para flauta solo
- Choro n° 1.

Canto e piano:
- Solilóquio
- Trovas Populares (Cantiga, Galope, Modinha, Batuque);
Piano a quatro mãos:
- Marcha Festiva.

2ª parte: Duo Gretchen Miller (cello) e Maria Elisa Risarto (piano).

Guerra-Peixe - Três peças para cello e piano
I - Allegretto moderato
II - Andantino
III - Allegretto

Francisco Mignone - Mistério -  violoncelo solo
Valsa - Chôro  -  violoncelo solo

Osvaldo Lacerda - Ponteio nº 3 - piano solo
Estudo nº 4 - piano solo

Villa-Lobos/William Primrose - Ária da 5ª Bachiana - cello e piano
O Trenzinho do Caipira - cello e piano

Temporada 2015:

18 de Abril – na primeira parte: Festival Eduardo Escalante (com Marco Cancello - flauta; Adriana Bernardes - canto; Sylvia Maltese - piano e Sandra Abrão - piano); na 2ª parte: Duo Gretchen Miller (violoncelo) e M. Elisa Risarto (piano).

23 de Maio – na primeira parte: Violão e Piano: Duo Lucatelle – Bartoloni ; na 2ª parte : Quinteto de Metais São Paulo, sob a direção  de Fernando Dissenha.

20 de Junho – na primeira parte: violão com Ricardo Marçal, de Belo Horizonte; na 2ª parte: canto por Marilia Teixeiraacompanhada ao piano por Carlos Yansen (ambos de Curitiba)

22 de Agosto – na primeira parte: flauta com Celina Charlier , acompanhada ao piano por Paulo Góri , que também fará alguns solos; na 2ª parte: canto por Patricia Endo, acompanhada ao piano por Dante Pignatari.

19 de setembro – na primeira parte: Aulus Trio , com violino, violoncelo e piano; na 2ª parte: violino com Tânia Camargo Guarnieri (Itália), acompanhada ao piano por Araceli Chacon.

24 de outubro– piano por Fábio Luz, da Itália, prestando uma homenagem ao compositor sorocabano Nilson Lombardi.

21 de novembro – Recital a 4 Mãos com as pianistas Sylvia Maltese e Paola Tarditi (Itália).

Comentários

Postagens mais visitadas