LUISA FRANCESCONI ARREBENTA NA SÉRIE CONCERTOS INTERNACIONAIS DO THEATRO SÃO PEDRO/SP. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   

   A Série Concertos Internacionais do Theatro São Pedro apresentou nos últimos dias 17 e 19 de Julho o mezzo-soprano Luisa Francesconi acompanhada pela Orquestra do Theatro São Pedro regida por Luiz Fernando Malheiro. O programa é pra lá de ousado, todo dedicado a um dos símbolos do romantismo francês, Hector Berlioz. Estamos acostumados a ouvir sua "Sinfonia Fantástica", o restante de sua obra é uma raridade por estas bandas. Compositor que prima pela ousadia, pelo experimental e pelas melodias fascinantes.
   A Orquestra do Theatro São Pedro começou com o pé direito com a abertura "Carnaval Romano", todo dinamismo da peça foi acentuado em tempos velozes pela regência de Luis Fernando Malheiro. O entrosamento entre orquestra e solista foi percebido desde o início tendo seu ponto alto na cantata "La Mort de Cléopâtre". Obra com escrita orquestral exuberante, cheia de harmonias extraordinárias em quatro movimentos intensos. A regência de Malheiro captou a essência da música francesa sendo precisa nos diálogos com a solista.
   O que escrever sobre Luisa Francesconi ? Já cansei de elogiá-la, a jovem possuí uma beleza exótica que lembra uma deusa mitológica grega, foi considerada a Melhor Cantora Solista por esse blog em 2012.
   Francesconi está no auge vocal, cantou com excelência em uma voz de timbre escuro, graves fartos e de grande beleza dramática que penetram profundamente na alma. Interpretou uma Cléopâtre densa e delirante que relembra seus tempos áureos e desafia os deuses. Da ópera "Les Troyens" mostrou a mesma qualidade na ária "Je vais mourir- Adieu, fière cité" e fechou com D'amour l'ardant flamme. Uma cantora moderna, que une voz e interpretação cênica mesmo em uma apresentação em forma de concerto.
   O programa apresentado no Theatro São Pedro irá viajar a Campos do Jordão onde se apresentará no Festival de Inverno da cidade no dia 24 de Julho e os cariocas poderão apreciar o talento vocal de Luisa Francesconi no Rio de Janeiro, na Sala Cecília Meireles no dia 26 de Julho. Duas chances de apreciar uma das maiores cantoras brasileiras da atualidade.
Ali Hassan Ayache   

Luisa Francesconi, foto Internet

Comentários

Postagens mais visitadas