DESANDOU A MAIONESE NA SALA SÃO PAULO. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   
 
   A Orquestra Acadêmica de São Paulo e o Coral da Cidade de São Paulo apresentaram no dia 01 de Agosto a "Nona Sinfonia" de Beethoven, essa é garantia de casa cheia e nessa apresentação não foi diferente. Pessoas desesperadas por ingressos eram vistas na bilhetaria, espero que todos tenham conseguido entrar. 
   Antes do prato principal a Orquestra Acadêmica de São Paulo coloca como aperitivo os dois "Romances para Violino e Orquestra" do próprio Beethoven soladas por Anderson Cardoso. Desandou a maionese, a sonoridade extraída de seu instrumento esteve abaixo do tolerável. O rapaz entrou nervoso entregando um festival de desafinações em música sem empolgação e vivacidade. Faltou brilho e colorido musical e toda a riqueza harmônica das duas peças passaram longe.
   A Nona chegou para salvar a noite, a Orquestra Acadêmica de São Paulo regida por Luciano Camargo mostrou uma musicalidade digna da Sinfonia Coral com tempos corretos e uma leitura didática. Os pequenos deslizes dos instrumentistas não prejudicaram o todo da apresentação. O Coral da Cidade de São Paulo conseguiu vozes potentes que as vezes soam exageradas para a peça. 
   Os solistas tiveram o sempre competente Aníbal Mancini, tenor de timbre lírico e afinado. O barítono Francisco Campos Neto solou com voz encorpada que encheu a Sala São Paulo, volume e projeção compatíveis. Marietta Piragine é soprano de voz com agudos limpos e brilhantes, mostrou com sua qualidade vocal que pode fazer peças maiores e de outros estilos. Marcela Rahal tem bons graves, sua voz é escura e a técnica de qualidade, seu problema é querer aparecer mais que os outros colegas. Cantou com potência excessiva que encobriu os outros solistas, atitude nada louvável. 
   A Nona de Beethoven será reapresentada na Sala São Paulo no próximo dia 08 e 09 de Agosto, a sorte do público é que no programa não consta mais os Romances para Violino e sim o "Concerto para Flauta" de Mozart e o "Concerto para Trombone" de Wagenseil. Espero que a maionese não desande dessa vez.

Ali Hassan Ayache

Orquestra Acadêmica de São Paulo e o Coral da Cidade de São Paulo, Foto Internet.
   

Comentários

  1. Será que o critico sabe do que está falando?
    Sinceramente questiono a capacidade musical de tal crítico em decorrência dos comentários debochados e exagerados ao violinista e elogios à uma soprano desafinada.
    O crítico não merece atenção nenhuma aos seus comentários.
    Luciana Bevilaqua

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas