GOL DE PLACA: MUNICIPAL DE SÃO PAULO E DO RIO DE JANEIRO TROCARÃO PRODUÇÕES DE ÓPERAS. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   

   
   Milagres acontecem! O que era óbvio e solicitado por todos parece começar a acontecer. Todos defendem a troca de produções entre os teatros do Brasil, isso era raridade, parece que agora o bom senso começa a prevalecer. Os teatros municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro começarão a fazer isso. 
   O novo diretor da Fundação Theatro Municipal do RJ, João Guilherme Ripper parece querer revitalizar o teatro depois de uma administração estagnada. O primeiro passo é apresentar a ópera "As Bodas de Fígaro" de Mozart, produção do Theatro São Pedro/SP.
   A novidade é a troca de produções entre os dois teatros, "La Bohéme" de Puccini, montagem de 2013 do TMSP será apresentada nas duas casas em 2016. As óperas "Fosca" (produção paulista de 2016) e "Lo Schiavo" (produção carioca de 2016) ambas de Carlos Gomes serão trocadas em 2017. 
   O Ministério da Cultura vai patrocinar o projeto multimídia intitulado "Alma Brasileira" com músicas de Villa-Lobos e criação do grupo catalão La Furia dels Baus. Os cinco milhões de reais serão gastos na produção e na apresentação em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
   Passada a euforia da novidade vemos isso como um primeiro passo para algo maior. A troca de produções entre os teatros tem potencial para muito mais. Belém, Manaus, Belo Horizonte e outros têm capacidade de ceder e receber produções. Existe também a possibilidade de co-produções entre os teatros. Tudo isso tem o objetivo de reduzir custos e levar títulos diferentes para os mais diversos teatros.     
   Espero que isso se amplie por todo o Brasil.
Ali Hassan Ayache


     

Comentários

  1. Maravilha!!! Cultura é tão essencial quanto conhecimento e água para um ser humano.Na torcida que realmente se amplie para todo o Brasil e regiões.

    ResponderExcluir
  2. Marco Antonio Seta, crítico de ópera 31 de agosto de 2015.
    Esperamos que realmente se realize tal notícia, expandindo a arte e a cultura entre o povo brasileiro !

    ResponderExcluir
  3. VIVAS!!! Enriquecimento mútuo entre os Theatros Municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas