DESMANDO ENGANADOR. ARTIGO DE MARCUS GÓES NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

O presente artigo não é uma matéria contra Eliane Coelho.


Lendo ao acaso artigos na Internet, dei de cara com uma longuíssima matéria sobre o TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, a qual trazia em meio a inominável verborragia a seguinte afirmação: “Entre as personalidades ilustres que nele se apresentaram destacam-se os nomes de Maria CallasRenata TebaldiArturo ToscaniniSarah BernhardtBidu SayãoEliane CoelhoHeitor Villa-LobosIgor StravinskyPaul Hindemith e Alexander Brailowsky entre outros.”
Embasbaquei ante a relação de nomes acima. O autor da mesma é “ruim da cabeça ou doente do pé”, como dizia mestre CAYMMI. Ou delírios de “falsa cultura ou falsa ciência”, como diriam Eça e Ramalho, levaram quem escreveu a hedionda e mentirosa relação a perpetrá-la.
Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão escreveram a frase lapidar: “SÃO MAIS PERNICIOSAS A FALSA CULTURA E A FALSA CIÊNCIA DOS FALSOS LETRADOS E ERUDITOS QUE A IGNORÂNCIA ABECEDÁRIA DOS ANALFABETOS”. Não me lembro agora se em ”As farpas” ou na “Correspondência de Fradique Mendes”, o que não importa.
Escalar ELIANE COELHO e ignorar ENRICO CARUSO, VACLAV NIJINSKI, ANA PAVLOVA, PIETRO MASCAGNI, RICHARD STRAUSS, LEONARD WARREN, ARTHUR RUBINSTEIN, CLAUDIO ARRAU, BENIAMINO GIGLI, RUDOLF NUREIEV, mais que mentira, ou é má fé ou burrice mesmo. Estas (e outras) são PERSONALIDADES ILUSTRES, pelas referências do grande público, da imprensa, dos empresários. Pergunte-se a qualquer pessoa em uma saída de récita de orquestra ou de ópera em um teatro de Kiev, de Houston, de Dijon, quem é Eliane Coelho. Quase ninguém sabe. Pergunte-se quem é Caruso, Nijinaki ou Nureiev. Quase todos sabem.
A boa cantora ELIANE COELHO (brasileira? Ela se diz austríaca, e é mesmo) NÃO É UMA PERSONALIDADE ILUSTRE A TAL EXAGERADO PONTO. É ou foi contratada como cantora fixa da Ópera de Viena. Para os leigos isso é muito. Para os experts, um “capitis diminutio”. Cantor fixo é um empregado do teatro: tem de estar sempre à disposição do teatro em emergências. Nunca se viu um Pavarotti, um Domingo, uma Obrasztsova,uma Dimitrova, contratados como fixos. Ou “cantores residentes”, como declara a Wikipedia na Internet. Tem ela brilhante currículo, mas sobrepô-la a CARUSO, NIJINSKI e os citados, lembra a “falsa ciência” dos falsos eruditos.
O presente artigo não é matéria CONTRA a cantora ELIANE COELHO. Sua intenção é colocar as coisas no seu devido lugar. Se ninguém reage contra escalar essa cantora como “personalidade ilustre” que se apresentou no TMRJ” e não alistar os citados, o pobre leitor será sempre enganado por desmandos desse tipo.
MARCUS GÓES – SET 2015

Comentários

  1. Embasbaquei! Mesmo sabendo que, comparativamente, Eliane Coelho é desconhecida perto de um caruso, vejo com muito orgulho o seu nome nessa lista. Lista que, sem sombra de dúvida , é incompleta. Mas acho muito "embasbacante" a "matéria", pra não dizer tosca e desnecessária.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas