O CLUBE DO BOLINHA E O SEMINÁRIO ÓPERA NO BRASIL. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   


   Ocorre no dia 30 o seminário "Ópera no Brasil, Desafios e Perspectivas" organizado pelo Instituto Pensarte no Theatro São Pedro. Dividido em dois painéis e com um monte de dizeres bonitos em seu prospecto parece ser um importante canal de discussão da ópera no Brasil. As aparências enganam, não vejo nos nomes dos participantes nenhum crítico independente com ideias divergentes da turma. 
   Existem no Brasil diversos críticos com capacidade de participar desse seminário e acrescentar novas ideias e ares para a ópera brasileira. O problema é que eles não são da turminha e escrevem nesse blog e no movimento.com . Marco Antônio Seta, Leonardo Marques, Fabiano Gonçalves, Marcus Góes, Fabiana Crepaldi e Wagner Correa de Araújo são excelentes crítico e cada um com suas ideias acrescentaria muito nesse seminário.
   Os organizadores optaram pela segurança de não colocar em uma mesa críticos independentes que muitas vezes futricaram o trabalho dos presentes. Outro detalhe que chama a atenção é que nenhuma mulher foi convidada. Em um mundo onde buscamos a igualdade entre os sexo fica estranho que um seminário tenha somente homens. Um verdadeiro clube do bolinha de dez palestrantes e dois mediadores. Será que não existe nenhuma mulher na ópera com capacidade de participar ao lado dos marmanjos? Eu conheço várias. 
   O Seminário mais parece uma conversa entre amigo, onde todos se entendem muito bem e ninguém discorda de ninguém e quando o faz é de maneira bem sutil. Vai rolar muito tapinha nas costas e sorrisos fartos.  
Ali Hassan Ayache 

Comentários

Postagens mais visitadas