THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, TEMPORADA 2016. COMENTÁRIO CRÍTICO DE MARCO ANTÔNIO SETA NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.
Esperamos que os organizadores da temporada lírica supra citada saibam preencher as lacunas de papéis, cujos naipes vocais brasileiros estejam impossibilitados de assumirem os respectivos papéis, ou ainda, sejam impróprios para aqueles personagens. Para isso, se faz necessária a contratação de cantores estrangeiros, os quais sempre enriquecem os elencos artísticos com a sua experiência e a exibição de suas escolas de canto, em sua diversidade, obtidas em países de distintas origens. Entretanto, há que se reconhecer, a existência de prestigiados artistas nacionais, capazes de assumir personagens da mais alta importância dentre a galeria de papéis lírico-dramáticos ou mesmo cômicos, levando-se em consideração indispensável e rigorosa, desde que seus registros vocais se adequem aos respectivos personagens. Tivemos vários exemplos no âmbito nacional através das décadas, devendo-se citar, entre inúmeros: Paulo Fortes, Alfredo Colósimo, Assis Pacheco, Agnes Ayres, Zaccaria Marques, Ida Miccolis, Geraldo Chagas, Benedito Silva, Ruth Staerke, Maria Lúcia Godoy, Fernando Teixeira, Marta Baschi e Niza de Castro Tank. Perdoem-me os nomes não citados, pois a lista é grande.
A ópera "La Bohème", de G. Puccini, será a produção do Theatro Municipal de São Paulo de 2013, com direção cênica original de Arnaud Bernard e direção musical e regência de Eduardo Strausser; "O Barbeiro de Sevilha", terá a direção musical e regência do maestro Sílvio Viegas e direção cênica de Pablo Maritano; com destaque para a ópera "Lo Schiavo", de Carlos Gomes (1889); cuja direção musical será de Roberto Duarte e direção cênica de Pier Francesco Maestrini, com cenografia de Juan Guillermo Nova e figurinos de Luca Dall'Alpi e a presença de cantores como Rodolfo Giugliani (Iberê); Fernando Portari (Americo) e Adriane Queiroz (Ilara). Esperamos que esta produção venha até o Theatro Municipal paulista em 2017, como fora anunciada anteriormente nos meios de comunicação. Completam o repertório "Don Quichotte" (Massenet); "Orfeu e Eurídice" (Gluck) e "Jenufa", ( Leos Janácek). Em março haverá a "Missa Solemnis", de Beethoven, e em abril a Missa de Requiem, de G. Verdi, ambas com o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal.
Escrito por Marco Antônio Seta, em 21 de Novembro de 2015.
Inscrito Jornalista sob nº 61.909 MTB / SP
TEMPORADA 2016!!!
“Criar, preservar, difundir e ampliar o acesso à programação são as diretrizes que norteiam a temporada de 2016 e as ações que têm por meta co...locar o Theatro Municipal em pleno funcionamento como produtor e palco de óperas, balés e concertos. A mais notória delas é, certamente, o anúncio da temporada com seis óperas, quatro balés, concertos e um espetáculo ópera + balé”, afirma João Guilherme Ripper, Presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
“Apostamos mais uma vez nas parcerias. Em 2016 serão duas coproduções de óperas, com o Teatro São Pedro de São Paulo e com a Companhia Ópera Livre. Com o Teatro Municipal de São Paulo a parceria engloba a troca de produções, com La Bohème vindo para o Municipal do Rio e nossa La Sylphide sendo apresentada para o público paulista”, informa André Cardoso, Diretor Artístico da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro
ÓPERAS
Don Quichotte
JULES MASSENET
La Boheme
GIACOMO PUCCINI
Orfeu e Euridice
CHRISTOPH WILLIBALD GLUCK
O Barbeiro de Sevilha
GIOACCHINO ROSSINI
Lo Schiavo
ANTÔNIO CARLOS GOMES
Jenůfa
LEOŠ JANÁČEK
BALÉ
Apoteose da Dança
PHILIP GLASS E THOMAS NEWMAN (Age of innocence)
LUDWIG VAN BEETHOVEN (setima sinfonia)
La Sylphide
JEAN MADELEINE MARIE SCHNEITZHÖEFFER
Trilogia Amazonica
HEITOR VILLA-LOBOS
O Quebra-Nozes
PYOTR ILYICH TCHAIKOVSKY
ÓPERA+ BALÉ
Mozart & Salieri + Sheherazade
NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV
ÓPERAS DE CÂMARA EM CONCERTOS
Serse
GEORG FRIEDRICH HÄNDEL
Savitri,
GUSTAV HOLST
Dido e Enéas
HENRY PURCELL
Ópera inédita (Estreia)
TIM RESCALA
CONCERTOS
ABERTURA DA TEMPORADA 2016
Coro e Orquestra Sinfônica
do Theatro Municipal
Regente: Celso Antunes
L.V. BEETHOVEN
Coro e Orquestra Sinfônica
do Theatro Municipal
Regência: Jacques Delacôte
Giuseppe VERDI
Orquestra Sinfônica
do Theatro Municipal
110 anos de nascimento de
Radamés GNATTALI (1906-1988)
Solistas: Quarteto Radamés Gnattali
Alma Brasileira
Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
Regência: John Neschling
Heitor VILLA-LOBOS (1887-1959)
100 anos de nascimento deAlberto Ginastera (1916-1983) e Antonio Estévez (1916-1988)
Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
Regência: Luis Gustavo Petri
DOMINGO NO MUNICIPAL
Orquestra Sinfônica Brasileira
Orquestra Sinfônica da UFRJ
Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Orquestra Barroca da UNIRIO
Cia Bachiana Brasileira
Johann Sebastian Rio
Escola Estadual de Dança Maria Olenewa
VESPERAIS LIRICAS (Sala Mario Tavares)
Recitais com solistas do Coro do Theatro Municipal
Direção Musical: Priscila Bomfim
Coordenação: Bruno Furlanetto
CAMERISTAS (Sala Mario Tavares)
Música de câmara com solistas
da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
Coordenação: Eduardo Pereira
Comentários
Postar um comentário