TORLONI É LA DIVINA.

Christiane Torloni interpreta um momento da vida de uma das mais marcantes personalidades femininas do século 20: a lendária Maria Callas.


Um dos mais premiados e aclamados espetáculos da Broadway chega ao Rio de Janeiro (após temporada em São Paulo) em uma produção estrelada por Christiane Torloni, ganhadora do Prêmio Arte Qualidade Brasil de melhor atriz de espetáculo teatral comédia. É a peça Master Class, comédia-dramática escrita pelo premiado autor norte americano Terrence McNally, com a direção de José Possi Neto e direção musical do maestro Fábio G. Oliveira.
O elenco é formado ainda por atores/cantores do atual cenário teatral brasileiro: as sopranos líricas Julianne Daud (Beijo da Mulher Aranha, óperas Joanna de FlandresA Flauta MágicaNew York, New York o musical) e Bianca Tadini (Evita,O Rei e EuWest Side StoryNew York New York o musicalO Fantasma da Ópera), o tenor Leandro Lacava (Avenida QMeu Amigo Charlie BrownO Barbeiro de SevilhaLa CenerentolaLes Troyens), o ator e pianista Thiago Rodrigues (A Madrinha EmbriagadaO Mágico de OzA Família AddamsMamma Mia), além dos cantores líricos Thiago Soares (óperas O Elixir do AmorMadama ButterflySonho de uma Noite de Verão) e Jayana Gomes Paiva (O Barbeiro de SevilhaLa BohèmeCarmen).
Terrence McNally baseou o enredo de Master Class nas lendárias séries de aulas magnas (master classes) proferidas pela diva maior da ópera mundial a greco-americana Maria Callas no início dos anos 1970 na Julliard School, famosa escola de música de Nova York. Na peça, Callas repreende os alunos da mesma maneira enérgica com que os encoraja a seguir e perseguir seus sonhos. Durante esses encontros, também confronta os desapontamentos e dissabores de sua própria vida e de seu relacionamento com o célebre bilionário, o armador grego Aristóteles Onassis. De forma genial e habilidosa, o espetáculo faz o público rir e se emocionar com este que é considerado um dos mais belos textos da literatura teatral de todos os tempos e que, desde a sua estreia – há 20 anos – tem angariado legiões de fãs, envolvendo plateias de todo o mundo.

A produção e os produtores
A produção de Master Class conta com o talento de alguns dos melhores profissionais da área artística de nosso país. Os cenários foram criados e executados pelo cenógrafoRenato Theobaldo. Seu projeto para a cenografia de Master Class procurou trazer para o palco o clima das grandes casas de ópera do mundo através de estruturas criadas em tecido especialmente tratado para receber luz e projeções. O desenho de luz foi criado pelo veterano iluminador Wagner Freire.
Os figurinos são assinados pelo renomado figurinista Fabio Namatame, sendo que os modelos femininos foram confeccionados pela renomada boutique paulistana Claudeteedeca, o que garantiu a eles a alta qualidade, autenticidade e elegância.
A trilha sonora não poderia ser mais apropriada: trechos famosos de obras de três dos maiores compositores da história da música: Bellini, Puccini e Verdi, executados ao vivo pelos atores/cantores e acompanhados pelo ator/pianista.
A produção e realização de Master Class está inteiramente a cargo da Maestro Entretenimento, dirigida pelo fundador, o maestro Fábio G. Oliveira, e sua sócia, a cantora lírica Julianne Daud.

Sobre a peça
Master Class é um dos poucos espetáculos produzidos na Broadway a alcançar enorme sucesso internacional tendo sido realizadas nada menos do que 598 apresentações apenas em sua temporada de estreia em 1995 quando então recebeu o prêmio Desk Drama Award de melhor espetáculo da Broadway, além de três prêmios Tony Award (o Oscar do teatro americano): melhor atriz (para Zoe Caldwel), melhor atriz coadjuvante (para Audra MacDonald) e o cobiçado prêmio de melhor espetáculo da Broadway.
Após a sua estrondosa temporada de estreia, a peça percorreu o mundo, tendo sido apresentada em quase uma centena de países tão diferentes, como Japão, Polônia, Alemanha, Coreia, Itália, Espanha, Portugal, Filipinas, Grécia, Brasil, além dos principais centros teatrais do mundo, como o West End em Londres e Paris, onde o papel de Callas foi interpretado pela grande atriz francesa Fanny Ardant, sob a direção de Roman Polansky.
Marília Pêra viveu Maria Callas no Brasil em Master Class em 1997, dirigida por Jorge Takla, após assistir à montagem nova-iorquina com Cardwell. A diva brasileira ficou anos em cartaz com esta peça.
Em 2011 uma nova produção foi realizada na Broadway, alcançando um sucesso não menos estrondoso. Desta vez a protagonista era a atriz americana Tyne Daly e, exatamente como já havia acontecido em 1995, além do grande sucesso o espetáculo também tem recebido revivals em várias partes do mundo incluindo esta produção brasileira, protagonizada por Torloni.
Atualmente, está em andamento em Hollywood a adaptação de Master Class para as telas do cinema, tendo como protagonista a atriz Meryl Streep.

Sobre Maria Callas
Nova York, 2 de dezembro de 1923 – Paris, 16 de setembro de 1977
Maria Callas foi uma cantora lírica norte-americana de ascendência grega, considerada a mais renomada e influente cantora de ópera do século XX e a maior soprano de todos os tempos. Apesar de também muito famosa pela sua conturbada vida pessoal, principalmente devido ao seu relacionamento com o bilionário grego Aristóteles Onassis, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas do bel canto, estreladas por ela.

Christiane Torloni e Leandro Lacava

Ficha técnica:
Texto: Terrence McNally
Direção de Cena: José Possi Neto
Direção Musical: maestro Fabio G. Oliveira
Cenografia: Renato Theobaldo
Design de luz: Wagner Freire
Design de som: Fernando Fortes
Figurinos: Fabio Namatame & Claudeteedeca
Produção: Elza Costa
Assistente de Produção: Vanessa Campanari
Assistente de Direção de Cena: Vanessa Guillén
Designer Gráfico: Ebert Wheeler
Diretor Técnico: Jorge Basto
Assessoria de imprensa: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho
Produção Geral: Julianne Daud e Fabio G. Oliveira
Realização: Maestro Entretenimento

Elenco:
Christiane Torloni (Maria Callas)
Julianne Daud (Sharon Graham)
Bianca Tadini (Sophie De Palma)
Leandro Lacava (Anthony Candolino)
Thiago Rodrigues (Emmanuel Weinstock)
Ator/Tenor substituto: Thiago Soares
Soprano substituta: Jayana Gomes Paiva

Fotos: Marcos Mesquita

SERVIÇO:

“Master Class”, de Terrence McNally

De 8 de janeiro a 6 de março de 2016, com uma pausa no carnaval
Sextas-feiras e sábados, às 21h, e domingos, às 20h

Teatro Clara Nunes (R. Marquês de São Vicente, 52, Shopping da Gávea, 3º piso, Gávea – Rio de Janeiro. Tel.: 21 2274-9696)

Ingressos: R$ 80 (sexta) e R$ 90 (sábado e domingo), à venda na bilheteria (todos os dias, das 13h às 21h)

Classificação etária: 12 anos
Duração: 90 minutos
Capacidade: 435 pessoas

Fonte:  http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas