BOAS-VINDAS AO JOVEM MAESTRO.

Tobias Volkmann assume o posto de maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


Um dos conjuntos orquestrais mais antigos em atividade no país, com 84 anos, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (OSTM) terá novo maestro titular a partir de março de 2016. João Guilherme Ripper e André Cardoso, respectivamente presidente e diretor artístico da Fundação Teatro Municipal, após consulta aos músicos da OSTM, escolheram para o posto Tobias Volkmann, que tem se destacado na cena lírica e de música de concerto, com reconhecimento no Brasil e no exterior. O atual regente, que foi maestro assistente da OSTM entre 2012 e 2014, sucede Silvio Viegas que, após oito anos no cargo, assumiu, no início deste ano, o posto de titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
“Apostamos em um jovem maestro brasileiro de grande talento, mas já experiente, inclusive com ascendente carreira internacional. Além de concertos sinfônicos, Tobias Volkmann regeu nos últimos anos diversos balés no Theatro Municipal e a ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, na temporada de 2015”, diz o André Cardoso.
Na temporada 2016, Volkmann assumirá a direção musical e regência de quatro produções com os corpos artísticos do Theatro Municipal: o concerto de abertura da temporada, com a Missa Solemnis em ré maior Op. 123, de Ludwig van Beethoven, nos dias 4 e 5 de março; o espetáculo Apoteose da Dança, com as coreografias Age of Innocence – com música de Philip Glass e de Thomas Newmann, e coreografia de Edwaard Liang – e Sétima Sinfonia – com música de Beethoven e coreografia de Uwe Scholz –, entre 12 e 24 do mesmo mês; Trilogia Amazônica, balé inédito com música de Heitor Villa-Lobos encomendado pelo Theatro Municipal a três coreógrafos brasileiros, Luiz Bongiovani (Erosão), Daniela Cardim (Uirapuru) e Marcelo Gomes (Amazonas), entre 3 e 14 de agosto; e o programa Ópera + Balé, que reunirá o título operístico Mozart & Salieri e o balé Sheherazade, ambos com música de Nikolai Rimsky-Korsakov, sendo este com coreografia de Michel Fokine, de 28 de setembro a 2 de outubro.

Sobre o maestro
Desde a conquista dos principais prêmios concedidos no Concurso Internacional de Regência Jorma Panula 2012, na Finlândia, e do Prêmio de Público no Festival Musical Olympus de São Petersburgo, em 2013, Tobias Volkmann vem atraindo atenção para uma carreira internacional em ascensão. Em dezembro de 2015, estreou na célebre sala do Gewandhaus de Leipzig como convidado da temporada oficial do Coro e Orquestra da Rádio MDR, concerto que foi o ponto alto de uma temporada com sucessos de público e de crítica. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, esteve à frente da montagem da ópera As Bodas de Fígaro (leia crítica), assinou a direção musical do balé Apoteose da Dança (leia crítica) e um Concerto com o Coro e a OSTM em programa francês com música de Dukas, Ravel e Debussy (leia crítica). A temporada marcou ainda a estreia alemã à frente da Orquestra Sinfônica de Brandemburgo em concerto de música brasileira com a harpista Cristina Braga e quinteto, cujo registro será lançado internacionalmente em 2016.
Como regente convidado, esteve à frente de grandes orquestras europeias e sul-americanas, entre as quais se destacam as sinfônicas do Porto Casa da Música, Estatal do Museu Hermitage e Estatal de São Petersburgo, Sinfônica do Chile e Orquestra Petrobras Sinfônica. Apresentou-se ainda em concertos com as orquestras sinfônicas de Vaasa e Jyväskylä (Finlândia), Orquestra Lyatoshinsky de Kiev, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica Municipal de Campinas e Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É convidado frequente nas temporadas da Orquestra Sinfônica Nacional e da Sinfônica da Universidade de Cuyo em Mendoza (Argentina).
Entre 2012 e 2015 atuou como maestro assistente do TMRJ, onde esteve à frente do Coro e da OSTM dos balés La Bayadère e Coppelia, e do acompanhamento para os filmes mudos Nosferatu (Murnau) e O Garoto (Chaplin) – espetáculos da série Música & Imagem. Atuou como maestro preparador nas produções de ópera, destacando-seBilly BuddSalomé, A ValquíriaAidaRigolettoCarmen e Madama Butterfly. Entre 2009 e 2011 foi regente assistente da Orquestra Filarmônica Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.
Tendo a versatilidade como grande qualidade artística, Volkmann se mostra igualmente à vontade no repertório sinfônico, coral, no teatro de ópera e balé e na música para cinema. Com especial atenção à música contemporânea, dirigiu estreias nos EUA, Rússia e Brasil. Estudou canto com Inácio De Nonno e regência com André Cardoso na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Complementou sua formação como regente em masterclasses internacionais ministrados por Kurt Masur, Jorma Panula, Ronald Zollman, Isaac Karabtchevsky e Fabio Mechetti. Concluiu mestrado em regência orquestral na Universidade Carnegie Mellon de Pittsburgh (EUA) sob a orientação de Ronald Zollman. Compromissos de 2016 incluem as estreias como convidado da Orquestra Sinfônica do Paraná e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Foto: Julia Rónai
Fonte: http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas