BALÉ DA CIDADE DE SP COM A OSM E QUARTETO DE CORDAS.

Balé da Cidade de São Paulo reapresenta três coreografias de sucesso de público:CantaresAbrupto e Cacti.


Após uma temporada de 35 dias na Europa, o Balé da Cidade de São Paulo retorna ao Brasil para a reapresentação de três coreografias de grande sucesso de público.Cantares, do argentino Oscar Araiz; Abrupto, do brasileiro Alex Soares, em colaboração com os bailarinos; e Cacti, do sueco Alexander Ekman, tomam conta do palco do Theatro Municipal de 30 de março a 3 de abril. As apresentações abrem a série de quatro temporadas da companhia no municipal.
Todas as coreografias serão acompanhadas por 111 músicos da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM), sob a regência do maestro residente Eduardo Strausser“O público sempre volta para ver mais uma vez essas peças. São obras musicais muito diferentes que vão encantar a OSM e o maestro Eduardo, que vai reger pela primeira vez um espetáculo do balé”, afirma a diretora artística da companhia, Iracity Cardoso. Para Strausser, “a música interpretada ao vivo celebra um espetáculo em que os corpos estáveis do Theatro Municipal convergem para o objetivo comum de trazer emoção e sensibilidade ao público paulistano”.
Ainda no mesmo programa, Cacti  terá a participação especial do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. O grupo faz a abertura e o fechamento da obra com os músicos Betina Stegmann (violino), Nélson Rios (violino), Marcelo Jaffé(viola) e Robert Suetholz (violoncelo). Segundo o músico Marcelo Jaffé, esta é uma peça intensa que exige muita interação entre os grupos. As músicas são dos compositores clássicos Joseph Haydn (austríaco), Ludwig van Beethoven (alemão) e Franz Schubert (austríaco). “Amadurecemos os gestos, tanto musicais quanto físicos, e a expectativa é a de um conjunto mais fluente e expressivo“, explica.
As apresentações do balé de quarta a sábado (30/3 a 2/4) começam às 20h. Já no domingo (3/4), o espetáculo começa mais cedo, às 17h. Os valores variam de R$ 25 a 90 (com meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes).
Em 2016, o público do Balé da Cidade de São Paulo poderá conferir quatro programas do grupo no palco do Municipal. Na programação estão reapresentações de coreografias de sucesso do repertório da companhia e ainda três estreias mundiais –Corpus, de André Mesquita; Titã, de Stefano Poda; e Suíte Quebra-Nozes, de Alex Soares.

COREOGRAFIAS
Em Cantares, a dança faz referência ao universo feminino e hispânico. É a expressão de nove mulheres que carregam a mais profunda essência do espírito feminino. É o grito da mulher, no caso a espanhola, mas que traz dentro de si a universalidade. A peça foi criada, em 1982, para o Ballet du Grand Théatre de Genève e remontada para o Balé da Cidade de São Paulo. Os movimentos são executados ao som da composição Rapsódia Espanhola de Maurice Ravel.
Já Abrupto., elaborada para a companhia em setembro de 2013, retrata o impulso irracional e os seus desdobramentos, como o estado de esgotamento, liberação e ampliação de consciência daquilo que ocorreu. A coreografia é ambientada por duas músicas contrastantes compostas em épocas distintas pelo estoniano Arvo Part.
Por último, o público terá a oportunidade de assistir novamente Cacti, do jovem e premiado coreógrafo sueco Alexander Ekman. Durante 30 minutos, os movimentos abordam a observação da arte e a necessidade de analisá-la e entendê-la. “Eu acredito que não há caminho certo e que todos podem interpretar e vivenciar a arte do jeito que quiserem. Talvez seja apenas um sentimento que não pode ser explicado ou talvez o que a mensagem é seja algo muito óbvio“, explica Ekman. Cacti foi montada pela primeira vez pelo Netherlands Dance Theater, em 2010, no Lucent Danstheater, em Haia, na Holanda.

ARTISTAS ENVOLVIDOS
Cantares
Coreografia e Desenho de Luz: Oscar Araiz
Música: Maurice Ravel – Rapsódia Espanhola
Remontagem: Andréa Maia
Assistentes de Coreografia: Kênia Genaro, Suzana Mafra
Figurinos Originais: Carlos Cytrynowski
Recriação de Figurino: Madalena Machado

Abrupto
Coreografia: Alex Soares em colaboração com os bailarinos
Música: Arvo Pärt
Desenho de Luz: Alex Soares
Figurino: Cassiano Grandi
Assistente de Coreografia: Kênia Genaro, Suzana Mafra

Cacti

Coreografia e Figurinos: Alexander Ekman
Música: Joseph Haydn, Ludwig van Beethoven, Franz Schubert
Cenário: Alexander Ekman e Tom Visser
Desenho de Luz: Tom Visser
Textos: Spenser Theberge
Remontagem: Nina Botkay
Assistentes de Coreografia: Kenia Genaro, Suzana Mafra
Confecção de Figurino: Madalena Machado

SERVIÇO:
Balé da Cidade de São Paulo
Orquestra Sinfônica Municipal
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

30 e 31 de março, 1 e 2 de abril, às 20h; 3 de abril, às 17h
Theatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/no, Centro – São Paulo. Tel.: 11 3397-0327)
Ingressos: de R$ 25 a 90 (com meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes), à venda na bilheteria do Theatro Municipal e no site CompreIngressos.com

Fonte: http://www.movimento.com/

Postagens mais visitadas