BEETHOVEN ABRE TEMPORADA 2016 DO TMRJ.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta Coro e Orquestra Sinfônica na Missa Solemnis.


Uma imponente missa abre a temporada 2016 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nos dias 4 e 5 de março, às 20h e às 16h, respectivamente, o Coro e a Orquestra Sinfônica do TMRJ, regidos pelo recém-empossado maestro Tobias Volkmann (saiba mais), executam a Missa Solemnis em ré maior, Op.123, de Ludwig van Beethoven. Participam, como solistas convidados, a soprano Rosana Lamosa, a mezzo-soprano Carolina Faria, o tenor Eric Herrero e o barítono Michel de Souza.
“A importância que a composição da Missa Solemnis assumiu para Beethoven pode ser medida pelo famoso retrato do compositor pintado por Josef Karl Stieler, que o mostra com o manuscrito da obra em mãos. Em 1822, em carta datada de 5 de junho para Karl Peters, Beethoven revelaria o especial apreço que nutria pela Missa, afirmando que se tratava da maior obra que compunha até então. Nem mesmo a composição da emblemática Nona Sinfonia destronaria a Missa Solemnis do mais alto posto em seu catálogo de obras”, destaca o diretor artístico do Theatro Municipal,André Cardoso.

Sobre a obra
Composta entre 1819 e 1823, a Missa Solemnis em ré maior, Op.123 é uma das grandes obras do último período criativo Beethoven, juntamente com a sua Nona Sinfonia. Principal serviço litúrgico da Igreja Católica, a Missa é integrada por um conjunto de textos fixos, o chamado Ordinário – KyrieGloriaCredoSanctus/Benedictus eAgnus Dei – e outro de textos variáveis, que é chamado de Próprio – IntroitoGradual,Aleluia ou TractoOfertório e Comunhão. Compor uma missa significa escrever música para as partes do Ordinário. No caso específico desta missa, era dedicada a cerimônias de maior importância, com a presença de alta hierarquia eclesiástica, orquestralmente mais rica e formalmente mais ampla. Tecnicamente, a Missa Solemnis é organizada no estilo vienense, ou seja, dividida em cinco movimentos, cada um para uma parte do Ordinário da Missa, sem interrupções, com música contínua, embora com mudanças de andamento e caráter entre as diferentes partes do texto.
O Kyrie é o movimento mais tradicional e equilibrado, simples e direto em seu apelo à misericórdia de Deus. O longo texto do Gloria dá oportunidade ao compositor de explorar os diferentes momentos dramáticos, criando contrastes. É sem dúvida um dos movimentos mais poderosos criados por Beethoven. O Credo possui o texto mais longo e complexo do Ordinário. Figuras retóricas também aparecem. O Sanctus inicia em forma de oração pelos solistas, em que o compositor retoma a indicação apresentada no Kyrie“com devoção”. É um início pouco usual, pois o texto é comumente tratado de modo a expressar de forma mais enfática a frase “Senhor, Deus dos Exércitos”. OAgnus Dei é o único movimento que Beethoven começa em modo menor. No “Dona nobis pacem” ele escreve na partitura: “Súplica pela paz interior e exterior”. Beethoven apresenta também no Agnus Dei um procedimento pouco comum em uma Missa, que é o uso do recitativo, precedido por um solo de tímpanos que, com suas inexoráveis marcações acompanhadas pelos metais, não só nos remetem a um conteúdo de caráter militar (apelo à paz exterior) como também criam um momento de grande dramaticidade. A obra termina de forma relativamente surpreendente para uma composição que durante mais de uma hora exigiu o máximo das forças vocais e instrumentais nela reunidas.

SERVIÇO:

Concerto de abertura da temporada 2016
“Missa Solemnis em ré maior, Op. 123”, de L. v. Beethoven

Coro e Orquestra Sinfônica do TMRJ
Solistas: Rosana Lamosa (soprano), Carolina Faria (mezzo-soprano), Eric Herrero (tenor) e Michel de Souza (barítono)
Regente: Tobias Volkmann

4 e 5 de março, sexta-feira e sábado, às 20h e às 16h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano s/n°, Centro – Rio de Janeiro. Tel.: 21 2332-9191)

Ingressos: R$ 504 (frisas e camarotes), R$ 84 (plateia e balcão nobre), R$ 60 (balcão superior) e R$ 30 (galeria), com meia entrada para estudantes e idosos. À venda na bilheteria ou no site Ingresso.com
Classificação etária: livre
Duração aproximada: 75 minutos

Fonte: http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas