CAIXA CULTURAL SP APRESENTA QUARTETO CAMARGO GUARNIERI.


Em comemoração aos 10 anos do quarteto, repertório traz obras de Dvorak e Borodin
De 18 a 20 de março de 2016, sexta-feira à domingo, às 19h15, acontecem os concertos do Quarteto Camargo Guarnieri no Grande Salão da CAIXA Cultural São Paulo. O quarteto, dos mais qualificados grupos de câmara da atualidade, é formado Elisa Fukuda Ricardo Takahashi nos violinos, Silvio Catto na viola e Joel de Souza, no violoncelo. No repertório obras de Dvorak e BorodinPatrocínio: CAIXA Econômica Federal. Grátis!
Dia 19 de março de 2016, sábado, às 15h, haverá um concerto didático sobre instrumentos de corda de orquestra e de quarteto. O objetivo é apresentar, de forma interativa, os instrumentos mais comuns de uma orquestra sinfônica, utilizando a formação de quarteto de cordas para direcionar a instrução aos instrumentos de cordas de uma orquestra e de um quarteto. E dar detalhes sobre os compositores que serão interpretados para contextualização e informação ao público. Todos os integrantes atuam fortemente na educação e no ensino de seus instrumentos. Elisa Fukuda ensinou grandes violinistas atuais é professora da Faculdade Cantareira. Ricardo Takahashi é professor da Escola Municipal de Música de São Paulo. Silvio Catto do Instituto Baccarelli. Joel de Souza é professor da UNESP.
Respeitado pelo público e crítica, o Quarteto Camargo Guarnieri comemora dez anos com três CDs gravados em ênfase a música erudita brasileira, incluindo a obra completa para Quarteto de Camargo Guarnieri (Selo Y’Brazil). No ano de 2008 destacou-se com o concerto em homenagem aos 100 anos de imigração japonesa para o Príncipe Naruhito do Japão. Elisa Fukuda formou-se em Genebra, na Suíça e em Salzburg, na Áustria e está entre as grandes violinistas de hoje, tendo recebido muitos prêmios como APCA e Carlos Gomes. Ricardo Takahashi estudou com grandes violinistas nos Estados Unidos e na UNESP. Tanto Silvio Catto e Joel de Souza são membros da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo.

Esses quartetos que serão interpretados são de alta complexidade e é nada mais nada menos que os dois mais conhecidos quartetos da história desta formação: o Quarteto “Americano” de Antonín Dvorak e o Quarteto nº 2 em Ré Maior de Alexsandr BorodinDvorak era tcheco e Borodin, russo. O programa vem fortalecer e mostrar ao público o grande virtuosismo camerístico desse grupo, que já tem participado de todas as maiores séries de música de câmara, bem como os melhores festivais de música do país. Dvorak mesclava características populares tradicionais de sua terra natal, com experiência sinfônica. Dvorak estudou órgão, viola e piano e foi organista de igreja. Borodin, além de músico, era formado em medicina e era químico. Sua primeira composição foi aos 9 anos de idade. Ambas as obras que o quarteto vai interpretar são da fase madura dos dois compositores.
A partitura de Dvorak é constituída por quatro andamentos: o Allegro non troppo, em 4/4 é de forma Sonata tradicional. Com suas sincopas e seus ritmos pontuados, o 1º tema exposto pela viola sobre um tapete sonoro formado pelos violinos, testemunha já este tom particular, sua melodia pentatônica fornece o material para o desenvolvimento de todos os temas principais. O Lento em Ré Menor em 6/8 foi considerado “uma pérola autêntica entre os andamentos líricos de Dvorak”. Inicialmente apresentado o tema no primeiro violino, ao passar para o violoncelo ele assume um teor verdadeiramente nostálgico na sua tessitura grave. O “Molto Vivace” em 3/4 é um scherzo conduzido alternadamente pelo primeiro violino e violoncelo. O “Finale” (vivace ma non troppo) é uma dança alegre conduzida pelo primeiro violino com acompanhamento rítmico. As melodias que se seguem tem um caráter nostálgico, culminando com o episódio calmo no violoncelo. Termina com uma coda luminosa cheia de otimismo e de exuberância. A obra foi estreada em Boston um ano depois da composição pelo quarteto Kneisel.
O quarteto de Borodin é composto de 4 movimentos: Allegro moderato, Scherzo, o famoso “Noturno” (Muito apreciado pela sua beleza nostálgica) e o Finale. Ao contrário dos 3 movimentos iniciais, que contêm maior espontaneidade, exalando perfumes orientais, o 4º movimento é tecnicamente bem elaborado demonstrando o conhecimento contrapontístico do compositor.
Os textos sobre o programa são fruto da pesquisa de Elisa Fukuda, tendo como fontes Siegmar Keil – Tranchefort.
Quarteto Camargo Guarnieri - O grande compositor brasileiro certamente ficaria orgulhoso de ver seu nome num dos mais qualificados grupos de câmara da atualidade. Vencedor do Prêmio Carlos Gomes de 2006 na categoria Melhor Grupo de Câmara, o Quarteto Camargo Guarnieri, formado por músicos de excelência e competência indiscutíveis, atua em recitais nas melhores séries de concerto do Brasil, como os recitais da Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, também nos principais festivais de música do país como Campos do Jordão, Poços de Caldas, Juiz de Fora e Pelotas. No seu décimo ano de existência, o quarteto possui repertório vasto e com ênfase em música brasileira. No ano de 2008 destacou-se com o concerto em homenagem aos 100 anos de imigração japonesa para o príncipe do Japão Naruhito. Em 2010, o quarteto foi convidado a participar do 1º. Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina, se apresentando com os candidatos nas etapas finais e no concerto de premiação.
A violinista Elisa Fukuda formou-se em Genebra e aperfeiçoou-se com Sandor Vegh no Mozarteum de Salzburg. Recebeu vários prêmios como APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e Carlos Gomes e gravou 11 CDs. É professora da escola Fukuda e da Faculdade Cantareira.
O violinista Ricardo Takahashi, iniciou seus estudos com o Tosio Takeda e após estudar com Ayrton Pinto na UNESP, aperfeiçoou -se com o Ilan Gronnish, É chefe de naipe na Orquestra Bachianas SESI/SP, violinista da OSUSP desde 1994 e professor da Escola Municipal de Música de São Paulo.
O violista Silvio Catto começou a estudar aos 8 anos de idade sob a tutela de seu avô, Lázaro Bertrami, foi aluno da classe de Adriana Schincariol e Paulo Bosísio. Atualmente é chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e professor no Instituto Baccarelli.
O violoncelista Joel de Souza obteve título de pós-graduação e mestrado na Lynn University Conservatory of Music, é membro da Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo e professor titular da UNESP.
Vídeo: Quarteto Camargo Guarnieri - Haydn Op.33 Nº 3 (The Bird) 1º mov.

Programa: 
Quarteto no. 2 em Ré maior de A. Borodin (1833-1887) (composição de 1881) I. Allegro moderato 
II. Allegro (scherzo) 
III. Andante (noturno)
IV. Andante- Vivace
Quarteto “Americano” nº 12 Op. 96 de A. Dvorak (1841-1940) (composição de 1893) I. Allegro ma non troppo 
II. Lento 
III. Molto vivace 
IV. Finale: Vivace ma non troppo

Serviço:
Quarteto Camargo Guarnieri
Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Datas: de 18 a 20 de março de 2016. No dia 19 de março, às 15h, haverá em concerto didático extra sobre instrumentos de corda de orquestra e de quarteto e sobre o repertório.
Hora: de sexta-feira a domingo, às 19h15
Classificação indicativa: livre
Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria, no dia do espetáculo, a partir das 9h)
Informações - Tel: (11) 3321-4400
Capacidade: 80 lugares
Duração: 60 minutos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA Econômica Federal

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