VEM AÍ O XIX FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA.

Com concertos em todo o mês de maio, festival apresenta as óperas Médée, de Cherubini, e Adriana Lecouvreur, de Cilèa, além de concertos e atividades acadêmicas.


O Festival Amazonas de Ópera (FAO), que teve sua primeira edição em 1998, volta a tomar os palcos de Manaus de 1º a 31 de maio de 2016. Com realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, esta 19ª edição terá 20 apresentações na programação, entre concertos, recitais, masterclassesworkshops e palestra, com um corpo de artistas e técnicos profissionais envolvidos de mais de 400 pessoas. O FAO tem direção geral do secretário de cultura do estado, Robério Braga, e direção artística do maestro Luiz Fernando Malheiro. A notícia foi divulgada na manhã de 22 de março, em coletiva de imprensa realizada no Centro Cultural Palácio da Justiça, na capital.
Para o governador do Amazonas, José Melo, a realização desta edição do Festival (após interrupção em 2015) é um desafio e, ao mesmo tempo, uma conquista para todos que trabalham na área cultural do estado: “Diante de tantas dificuldades financeiras, pretendemos realizar o Festival Amazonas de Ópera com muita qualidade e profissionalismo, que já é característico dele, com talentos predominantemente locais, gerando emprego e renda para nossa região, como em anos anteriores”.
Programação lírica
A abertura oficial do Festival ocorrerá no dia 1º de maio, às 19h, no Teatro Amazonas, com o concerto Contos Líricos, que reúne trechos de seis óperas – Norma (Bellini), A Flauta Mágica (Mozart), Carmen (Bizet), A Raposinha Esperta (Janacek),Poranduba (Villani-côrtes) e Turandot (Puccini). Participam do espetáculo o Coral do AmazonasOrquestra Amazonas Filarmônica e Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. A direção cênica é de Edson Vigil e a direção musical e regência, de Marcelo de Jesus. Entre os solistas estão Isabelle Sabrié eSávio Sperandio (em Norma), Miriam Abad (em A Raposinha Esperta), e Rafael Lima, Miriam Abad, Enrique Bravo, Sávio Sperandio, Fabiano Cardoso e Joubert Coelho (em Turandot).
Nos dias 4, 6 e 8 de maio, o Teatro Amazonas sedia a primeira versão integral em francês no Brasil de Médée, de Luigi Cherubini, que terá a participação do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas e Orquestra Amazonas Filarmônica. A ficha técnica do espetáculo conta com Marcos Apolo Muniz (cenários), Fabio Namatame (figurinos), Fabio Retti (luz), André Heller-Lopes (direção cênica) e Marcelo de Jesus (direção musical e regência). O elenco é composto por Isabelle Sabrié, Enrique Bravo, Sávio Sperandio, Dhijana NobreLuisa FrancesconiCarol MartinsThalita Azevedo e Rafael Lima.
A montagem Adriana Lecouvreur, de Francesco Cilèa, marca a primeira coprodução do Festival Amazonas de Ópera, feita com o Theatro de São Pedro, de São Paulo, por iniciativa do maestro e diretor artístico do Festival, Luiz Fernando Malheiro. “Essas parcerias possibilitam produções melhores a um custo menor. Uma alternativa muito importante em épocas de crise, que alcança mais espectadores, de diferentes estados, com a oportunidade de assistir a mesma montagem”, declarou. Na coprodução, os figurinos foram feitos em Manaus e parte do elenco da montagem e cenários virão de São Paulo, onde a ópera será apresentada durante o mês de abril. Os artistas envolvidos neste espetáculo são Renato Theobaldo (cenários), Fabio Namatame (figurinos), Fabio Retti (iluminação), André Heller-Lopes (direção cênica) e Luiz Fernando Malheiro (direção musical e regência). No elenco, Daniella Carvalho,Denise de FreitasJuremir VieiraJohnny FrançaGustavo LassenDaniel Umbelino, Carol Martins, Thalita Azevedo, Fabiano Cardoso, Rafael Lima e Joubert Coelho.
A programação contempla ainda Recitais e Concertos Bradesco, no Teatro da Instalação e no Teatro Amazonas. Entre eles destacam-se o Concerto Bradesco I, com a Missa de Réquiem, de Giuseppe Verdi, no dia 14 de maio, às 20h, com o Coral do Amazonas e a Orquestra Amazonas Filarmônica. Os solistas são Daniella Carvalho (soprano), Luisa Francesconi (mezzo), Juremir Vieira (tenor) e Sávio Sperandio (baixo), regidos por Malheiro. Já o Concerto Bradesco II apresenta, de forma didática e divertida, as obras Guia Orquestral para a Juventude, de Benjamin Britten, e Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev. O concerto, que ocorre no dia 15, às 16h e 19h, tem como narradores Matheus Sabbá e Eduardo Klinsmann, e a participação daOrquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, sob a regência do maestroOtávio Simões.
Os ingressos para o XIX Festival Amazonas de Ópera, que já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.bestseat.com.br, têm preços de R$ 5 a R$ 50.

Parcerias institucionais
O grande diferencial do Festival Amazonas de Ópera deste ano é a participação de grupos artísticos em formação, pertencentes à Secretaria de Estado de Cultura e, também, de universidades locais, como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), dando espaço para que participem e interajam com profissionais de alto quilate do cenário musical e de montagens mais elaboradas, como as realizadas durante o Festival.
Para o maestro Marcelo de Jesus, diretor artístico adjunto do FAO, uma nova oportunidade se abre para que novos talentos possam emergir, diante das dificuldades em que o país se encontra: “Esta edição do Festival revela, mais do que nunca, o crescimento em qualidade dos talentos artísticos do Amazonas, pois 90% dos artistas são daqui. Este fato é inédito na história do evento”.
Oficinas e debates
Masterclasses, palestra, workshops e convivências, na capital e no município de Parintins (localizado a 369 quilômetros de Manaus), serão realizadas de forma gratuita durante o Festival Amazonas de Ópera, com profissionais da música, figurinistas renomados e diretores cênicos, com o a soprano Daniella Carvalho, o figurinista Fabio Namatame e o diretor André Heller-Lopes. As inscrições para os interessados poderão ser feitas a partir do dia 18 de abril, pelo e-mail assessoria.dca@outlook.com, da Diretoria dos Corpos Artísticos.

Programação do XIX Festival Amazonas de Ópera
– 1º de maio, 19h, Teatro Amazonas – Contos Líricos
– 4 e 6 de maio, 20h; 8 de maio, 11h, Teatro Amazonas – Médée (Cherubini), com Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas, Orquestra Amazonas Filarmônica, Isabelle Sabrié (soprano), Luisa Francesconi (mezzo soprano), Enrique Bravo (tenor), Sávio Sperandio (baixo), entre outros, André Heller-Lopes (direção cênica) e Marcelo de Jesus (direção musical e regência)
– 7 de maio, 20h, Teatro da Instalação – Recital Bradesco I – Pulsar Poético, com Amanda Aparício (soprano) e Marcelo de Jesus (piano)
– 8 de maio, 11h, Centro Cultural Palácio da Justiça – Especial Dia das Mães – Espetáculo Ópera Bem Temperada, com Orquestra de Violões do Amazonas e Madrigal da Casa de Música Ivete Ibiapina
– 9 de maio, 20h, Teatro da Instalação – Recital Bradesco II – Shakespeare in Love, com Daniella Carvalho (soprano), Luisa Francesconi (mezzo soprano) e Marcelo de Jesus (piano)
– 13 de maio, 20h, Teatro da Instalação – Recital Bradesco III – Cervantes e Shakespeare, com Daniel Umbelino (tenor), Johnny França (barítono), Gustavo Lassen (baixo) e Flávio Lago (piano)
– 14 de maio, 20h, Teatro da Instalação – Concerto Bradesco I – Missa de Réquiem (Verdi), com Daniella Carvalho (soprano), Luisa Francesconi (mezzo soprano), Juremir Vieira (tenor), Sávio Sperandio (baixo), Coral do Amazonas, Amazonas Filarmônica e Luiz Fernando Malheiro (regência)
– 15 de maio, 16h e 19h, Teatro Amazonas – Concerto Bradesco II – Guia Orquestral para a Juventude (Britten) e Pedro e o Lobo (Prokofiev), com Matheus Sabbá e Eduardo Klinsmann (narradores), Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica e Otávio Simões (regência)
– 18 e 20 de maio, 20h, Teatro da Instalação – Ópera Estúdio – Don Giovanni(Mozart), com alunos de Canto da Universidade do Estado do Amazonas
– 21 de maio, 19h, Centro Cultural Palácio da Justiça – Concerto Bradesco III, com Madrigal da Casa de Música Ivete Ibiapina
– 22 de maio, 19h, Teatro Amazonas – Concerto Bradesco IV, com Orquestra Barroca do Amazonas
– 27 e 31 de maio, 20h; 29 de maio, 19h, Teatro Amazonas – Adriana Lecouvreur (Cilèa), com Daniella Carvalho (soprano), Denise de Freitas (mezzo soprano), Juremir Vieira (tenor), Johnny França (barítono) e outros, Corpo de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas, Orquestra Amazonas Filarmônica, André Heller-Lopes (direção) e Luiz Fernando Malheiro (regência)
– 30 de maio, 20h, Teatro Amazonas – Concerto Bradesco V, com Orquestra de Câmara do AmazonasGrupo Vocal do Coral do Amazonas, solistas do Madrigal da Casa de Música Ivete Ibiapina e Hermes Coelho (direção musical e regência)
Fonte: http://www.movimento.com/

Postagens mais visitadas