THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO APRESENTA "ORFEU E EURPIDICE".




Subirá aos palcos do Theatro Municipal a primeira versão de Orfeu e Euridice, composta pelo alemão Cristoph Willibald Gluck e apresentada pela primeira vez em Viena em 1762.
12 anos mais tarde a obra seria adaptada aos gostos franceses , com dedicatória a Maria Anonieta:
"Madame,
Coberto por vossas honrarias, é aos meus olhos a mais preciosa aquela que me fixa no seio de uma nação tão digna de Vós quanto conhecedora de Vossas virtudes. Honrado por vossa proteção, devo sem dúvida a ela o privilégio dos aplausos recebidos. Nunca pretendi, como aparentemente quiseram me acusar, dar aos franceses lições sobre sua própria língua, nem lhes provar que até agora não existira nenhum compositor digno de sua admiração ao de seu reconhecimento. Há muitas obras às quais atribuo os merecidos elogios, e inúmeros autores vivos da nação francesa dignos da celebridade de que gozam. Acreditei que eu poderia experimentar sobre um texto francês o novo gênero de música que adotei em minhas três últimas óperas italianas. E verifiquei com satisfação que a língua de expressão universal é aquela da natureza: Monsieur Rousseau a empregou com grande sucesso: em seu gênero , "o Adivinho da Aldeia" é um modelos ainda não imitado por qualquer autor. Ignoro até que ponto fui bem sucedido em meus esforços, mas conto com os votos de Vossa Majestade, visto que me permitiu dedicar-lhe esta obra, o que é pra mim o sucesso mais lisonjeiro. A forma que pretendo introduzir parece-me reconduzir a arte à sua dignidade primitiva. A música não mais se restringirá à beleza fria e convencionar a que se obrigavam os compositores.

ORFEU E EURÍDICE

Ópera em três atos (Versão de Viena – 1762)
BALLET, CORO E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO MUNICIPAL
03 JUL ÀS 17H
05, 07 e 09 JUL ÀS 20h
Música
Christoph Willibald Gluck
Libreto
Ranieri de Calzabigi
Direção Cênica e Iluminação
Caetano Vilela
Direção Musical e Regência
Abel Rocha

Elenco
Orfeu – Denise de Freitas, mezzo-soprano
Eurídice – Lina Mendes, soprano
Cenografia – Duda Arruck
Figurinos – Cássio Brasil

Postagens mais visitadas