ÓPERA DE SHOSTAKOVICH NO MUNICIPAL DE SÃO PAULO.

Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk tem seis récitas a partir de 12 de julho; a produção é original do Teatro Helikon-Opera, de Moscou.

O Theatro Municipal de São Paulo retoma sua temporada lírica com Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk. A ópera de Dmitri Shostakovich é apresentada de 12 a 17 de julho, terça-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 17h.
À frente da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM) está o maestro Vladimir Ponkin, também responsável pela direção musical. Dmitry Bertman é o diretor cênico e Igor Nezhny é o responsável pela cenografia. A montagem é uma produção original do Teatro Helikon-Opera da cidade de Moscou. O Coro Lírico Municipal também participa.
Nos papéis protagonistas estão Elena Mikhaylenko e Anna Pegova, que dão vida à Katerina Lvovna Izmailova. No papel de Sergei se revezam Vadim Zaplechny e Ilia Houzich. O elenco conta ainda com os cantores Alexey Tikhomirov e Dmitry Skorikov (intérpretes dos personagens Boris Timofeevich Izmailov e Sentry), Dmitry Ponomarev e Igor Morozov (Zinoviy Borisovich Izmailov), Larisa Kostiuk eKsenia Vyaznikova (Sonyetka), entre outros.
Ópera em quatro atos, Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk foi composta por Shostakovitch e estreou em janeiro de 1934, no teatro Mály de Ópera, de Leningrado. A partir de então, percorreu com sucesso as maiores casas de ópera do mundo – Moscou, Nova York, Filadélfia, Londres, Paris… De acordo com relatos, até o final de 1935 ela já havia sido encenada cerca de 180 vezes apenas na Rússia.
Mas, no ano seguinte, a ópera desapareceu. Após um devastador artigo do jornalPravda, de 28 de janeiro de 1936, intitulado Bagunça ao invés de música, escrito provavelmente a mando do governo stalinista, Lady Macbeth caiu no ostracismo. Considerada pelo regime como “amoral”, a ópera foi proibida pela censura do regime por quase três décadas.
Sobre a obra, Shostakovich escreveu: “Essa ópera fala de amor, mas não apenas de amor. Ela descreve como o amor poderia ser sem um mundo cheio de mesquinharia”.

Thriller psicológico
O libreto – escrito por Shostakovich com Alexander Preis – é inspirado na novela de mesmo nome escrita por Nikolai Leskov, em 1865. O enredo é ambientado na Rússia do século 19 e narra a história da jovem Katerina Lvovna Izmaylova, que vive um casamento infeliz e monótono com o comerciante Boris Timofeevich Izmailov. Após uma viagem de Boris, Katerina acaba por se envolver com um dos funcionários do comerciante, Serguei. A partir daí se desenrolam os acontecimentos mais sombrios da trama, com uma sucessão de assassinatos, culminando na prisão do casal de amantes.
O título faz referência à Lady Macbeth, a anti-heroína da tragédia de Shakespeare, Macbeth, de 1606.

Palestra
No sábado, 9 de julho, às 17h, na Sala do Conservatório (Praça das Artes), o professor, maestro e compositor Paulo Maron faz palestra com entrada gratuita. Com o título de Lady Macbeth de Mtsensk – O símbolo de uma luta, a palestra tratará de quatro aspectos relacionados à ópera: questões sociopolíticas do período, a dramaturgia, a música e a vida de Dmitri Shostakovich, compositor da ópera. “Esta obra marca o início da luta que Shostakovich travou contra a ditadura stalinista, fazendo uso da linguagem musical como arma para lutar contra o regime”, antecipa o professor Maron.

Elenco
Katerina Lvovna Izmailova: Elena Mikhailenko (12, 14 e 16/07) e Anna Pegova(13, 15 e 17/07)
Sergei: Vadim Zaplechnyy (12, 14 e 16/07) e Ilia Govzich (13, 15 e 17/07)
Boris Timofeevich Izmailov/Sentinela: Alexey Tikhomirov (12, 14 e 16/07) eDmitry Skorikov (13, 15 e 17/07)
Zinoviy Borisovich Izmailov: Dmitry Ponomarev (12, 14 e 16/07) e Igor Morozov(13, 15 e 17/07)
Mujique Maltrapilho: Mikhail Seryshev
Sonyetka: Larisa Kostiuk (12, 14 e 16/07) e Ksenia Vyaznikova (13, 15 e 17/07)
Aksinia/Mulher condenada: Maiia Barkovskaia
Sacerdote/Velho Condenado: Mikhail Guzhov
Inspetor de polícia/Sargento: Petr Morozov
Trabalhador do Moinho/Guarda: Dmitrii Korotkov
Primeiro Trabalhador/Convidado bêbado: Anton Kurenkov
Segundo Trabalhador/Caseiro: Andrei Orekhov
Terceiro Trabalhador/Cocheiro/Professor: Vitalii Fomin
Encarregado: Mikhail Demi
Fotos: Anton Dubrovsky

SERVIÇO:

“Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk”, de D. Shostakovich

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Coro Lírico Municipal de São Paulo
Vladimir Ponkin, direção musical
Dmitry Berman, direção cênica
Bruno Greco Facio, regente do Coro Lírico

12, 13, 14, 15 e 16 de julho, às 20h; 18 de julho, às 17h
Theatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/n, Centro – São Paulo. Tel.: 11 3053-2090)

Ingressos: de R$ 160 a R$ 50, meia-entrada para aposentados, pessoas com mais de 60 anos, professores da rede pública e estudantes
Capacidade: 1.500 lugares

Classificação indicativa sugerida: 18 anos
Duração aproximada: 180 minutos

FONTE:  http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas