"CAVALLERIA RUSTICANA" EM VERSÃO PARA CONCERTO EM BH.

Sylvia Klein, Ana Lúcia Benedetti, Richard Bauer, Rodolfo Giugliani e Luciana Monteiro são os solistas convidados

Uma história de amor, traição e religiosidade dá o tom das próximas edições das sériesSinfônica e Lírico ao MeioDia e Sinfônica e Lírico em Concerto. Sob regência do maestro Sílvio Viegas, a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais interpretam a ópera Cavalleria Rusticana, em concerto, com coro, orquestra e solistas convidados. Trabalho magistral do italiano Pietro Mascagni, Cavalleria Rusticana conta a história de amor e desventuras de um soldado e sua noiva, separados pela guerra.
Importantes nomes do cenário nacional e internacional da música erudita foram convidados para dar vida aos personagens de Cavalleria Rusticana. O mezzosoprano Ana Lucia Benedetti, intérprete de Ulrica na ópera Um Baile de Máscaras, encenada pela Fundação Clóvis Salgado em 2013, será Santuzza. O tenor Richard Bauer, com sua extensa voz, será Turiddu. Ele também faz parte do elenco de OGuarani, próxima montagem operística da FCS. Rodolfo Giugliani, o Rigoletto de ópera homônima – encenada em 2014 – interpreta Alfio. Sylvia Klein, que retorna ao Grande Teatro após longa temporada fora do país, vai interpretar Lola e o mezzosoprano Luciana Monteiro, que atuou na montagem de Romeu e Julieta, em 2016, vai interpretar Mamma Lucia.

Em concerto
Muito comum em teatros de vários países, esse formato é uma oportunidade para que o público possa apreciar um estilo tradicional, o operístico, a partir de uma nova perspectiva. Sem cenários e figurinos, a beleza da composição, a expertise dos corpos artísticos e dos solistas é o que encanta o público durante os 70 minutos de apresentação, que terá legendas.
Para Cláudia Malta, diretora de Produção Artística da Fundação Clóvis Salgado, realizar esse tipo de concerto é uma maneira de apresentar ao público o vasto repertório de que dispõem os Corpos Artísticos da FCS. “Ao realizar uma ópera em concerto, mostramos ao público que os nossos corpos artísticos têm no repertório operístico uma de suas grandes vocações, além da versatilidade, o que nos permite um leque de obras que podem estar nos programas das várias apresentações que realizamos na temporada”, destaca Cláudia Malta.

A montagem
Cavalleria Rusticana é a obra prima da carreira de Pietro Mascagni. Composta em 1888, quando Mascagni tinha 26 anos de idade, a peça é um dos clássicos no repertório operístico mundial, tendo sido montada mais de 14 mil vezes. A obra será executada em versão integral na série Sinfônica e Lírico em Concerto, que ocorre na quarta-feira, 24 de agosto, e trechos na série Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia, na terça, 23 de agosto.
Representante do Verismo, movimento do século XIX em que os compositores estavam mais interessados em descrever o mundo como ele era, do que idealizar um cenário perfeito, Cavalleria Rusticana narra a história do jovem soldado Turiddu que começa o noivado com Lola antes de partir em uma missão militar. Inconstante, a jovem não aguarda o retorno de seu noivo e se casa com Alfio. A partir daí, encontros e desencontros amorosos, vingança, traição e tristeza fazem desta história relativamente comum, uma das óperas mais famosas em todo o mundo.
De acordo com Sílvio Viegas, o enredo mais realista da ópera é um dos destaques na composição de Mascagni. “A honra de um camponês, nesta história que se passa no interior da Itália, foi reconhecida por plateias do mundo inteiro, como algo que poderia acontecer em qualquer outro tempo ou país. E, por se tratar de um drama verdadeiramente humano, é que esta obra continua atual e universal”, aponta.
Ainda segundo Viegas, Cavalleria Rusticana tem um apelo musical muito forte, o que combina com a proposta das séries Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia e em Concerto. Para ele, a estrutura harmônica da composição permite que o Coral Lírico, a Orquestra Sinfônica e os solistas convidados possam atuar de maneira independente, sem estar presos a elementos comuns em montagens operísticas, como os cenários e os figurinos.
“Forte, lírica, dramática, bela e emocionante. É impossível não ser afetado pelo poder desta obra, que encanta plateias no mundo inteiro. Cavalleria Rusticana é uma escolha perfeita para darmos início às apresentações de óperas em concerto. A música que vem dela é muito forte, e isso permite que solistas, coro e orquestra possam ter atuações maravilhosas”, detalha o regente.

Por dentro da Orquestra
O público terá mais uma oportunidade de assistir ao concerto de “dentro” da Orquestra na apresentação da série Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia. A proposta do atual regente titular da OSMG, Sílvio Viegas, pretende aproximar o público dos Corpos Artísticos da Fundação Clóvis Salgado. Os espectadores poderão registrar a emoção do concerto por fotos e/ou vídeos. “Nós queremos trazer o nosso público para dentro de nossa casa e transformar o Palácio das Artes na casa deles”, diz o maestro. O projeto teve início na apresentação de abril da Série Sinfônica ao Meio-Dia e foi um verdadeiro sucesso.

Sinfônica e Lírico em Concerto – Ópera em Concerto

24 de agosto (quarta-feira) às 20:30h.

Grande Teatro Palácio das Artes 
(Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – BH – 31 3236-7400)
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)

FONTE: http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas