MAESTRO AFFONSO REIS É HOMENAGEADO EM DOIS CONCERTOS DA OPES.

Dentro da série Mestre Athayde, caracterizada pela realização de concertos gratuitos em igrejas do Estado do Rio de Janeiro, a Orquestra Petrobras Sinfônica se apresenta - tendo como solistas João Luiz Areias, Cristiano Alves e Whatson Cardozo -, no sábado, dia 13 (às 10h), em Niterói, e no domingo, dia 14 (às 16h), em Botafogo

Dois concertos especiais lembrarão, com carinho e reverência, o Maestro Affonso Reis, falecido há cinco anos, e que dedicou 63 anos à Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa, bem como a distintos projetos que traziam como compromisso a educação dos jovens por meio da música. Com regência do maestro Antonio Augusto, os solistas João Luiz Areias (trombone), Cristiano Alves e Whatson Cardozo (clarinetas) se apresentarão com a Orquestra Petrobras Sinfônica no sábado, dia 13 (às 10h), na Basílica Nossa Senhora Auxiliadora (Niterói) e dia 14 (às 16h), na Igreja São João Batista da Lagoa, em Botafogo. Os concertos, gratuitos, fazem parte da Série Mestre Athayde, que a OPES realiza em igrejas do Estado do Rio.
O programa se inicia com a peça “1918”, de Paulo Silva, que foi professor do Maestro Affonso na Escola Nacional de Música. Niteroiense, o renomado compositor e pedagogo nasceu em 1892, falecendo em 1967. Foi responsável pela formação de alguns dos melhores músicos brasileiros. Na seqüência do programa, duas obras de Joaquim Naegele - um dos grandes amigos do "Mestre Affonso" -, “Ouro Negro” e “A vida pela flor” (esta com solos de Cristiano Alves Whatson Cardozo). Nascido na então Vila de Santa Rita do Rio Negro, hoje Euclidelândia, em Cantagalo, em 1899, Joaquim Naegele faleceu em 1986, transformando-se num símbolo da tradição das bandas de música, um importante norte para as futuras gerações. Maestro por vinte e cinco anos da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense, seu acervo musical e sua batuta foram doados pela família ao Maestro Affonso, que o acompanhou muito proximamente nos últimos tempos. Suas composições, criadas exclusivamente para bandas de música, integram os acervos de partituras de todo o Brasil e sua história é parte fundamental da memória das bandas centenárias do Estado.
Também grande amigo de Maestro Affonso, o renomado professor de trombone Gilberto Gagliardi será lembrado com uma “Seleção de maxixes”. Nascido em São Paulo, em 1922, o instrumentista e arranjador estudou trombone com o pai, José Gagliardi, e iniciou suas atividades profissionais com a orquestra Simon Bountman. Realizou suas primeiras gravações em 1939 e atuou em diversas orquestras na Odeon, acompanhando grandes artistas como Francisco Alves, o Trio de Ouro, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Emilinha Borba e outros. Foi primeiro Trombone da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e professor do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí.
“Suite pernambucana de bolso”, do Mestre Duda, é uma das obras mais emblemáticas do programa. Exímio compositor e arranjador, profundamente ligado à música nordestina e suas raízes, Duda e Maestro Affonso se conheceram em um Festival de Férias e assim perpetuaram uma longa amizade. Não poderia ficar de fora do programa a singela valsa "Lúcia Dantas”, de Felinto Dantas, uma das obras preferidas do Mestre Affonso. Abrilhanta o concerto a belíssima “Annie Laurie - Ária e variações para Trombone e Banda”, de Arthur Pryor, este considerado o maior virtuoso do trombone no que se refere a Banda de Música. João Luiz Areias será o solista da obra.
Outro renomado compositor - também trombonista - que escreveu obras para banda sinfônica, Gustav Holst, será lembrado com a peça “Songs of the West”, marco definitivo na história da Banda do Salesiano. Tal composição fora a peça de confronto no "II Jugendmusik Festival", realizado em 1992, na Suíça. Nesta importante competição internacional, concorrendo com 44 bandas de dezenas de países, o Salesiano obteve a 1a colocação na principal categoria.
Maestro Affonso Reis
Mestre Affonso - como era conhecido - era natural de Ponte Nova (MG), porém afirmava ser “um niteroiense de coração”. Iniciou suas atividades musicais numa orquestra familiar. Ainda criança, já tocava saxofone alto e bombardino. Aos 14 anos ingressou no Colégio Salesiano de Ponte Nova (MG), passando a integrar a banda colegial. Em 1938 transferiu-se para o Colégio Salesiano de Campinas (SP), onde retomou o estudo do trompete e tornou-se contramestre.
Por ocasião da visita do interventor de São Paulo, Ademar de Barros, a São Carlos do Pinhal, Affonso assumiu a direção da banda daquela cidade. O sucesso foi tamanho que se tornou regente titular. 
Em Campinas, Affonso ingressou no apostolado da obra de Dom Bosco, sendo convidado pelo diretor do Colégio Salesiano de Lorena (SP), a assumir a banda da escola. Lá atuou de 1941 a 1947. Neste período estudou teologia, além de harmonia com J. Geraldo de Souza e flauta com L. Pertenel. Desde então, assume o compromisso indelével de contribuir de forma eficaz para a educação dos jovens por meio da música, seguindo os preceitos salesianos, baseados na construção de valores caros à cidadania, respeito e amor ao próximo.
Transferido para Niterói, em 1948, assumiu a regência da Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa, seguindo seus estudos musicais no Conservatório de Niterói, com os professores Darcy March e Flávia Chapot Prevost.
Pela Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa e sob a batuta do Mestre Affonso passaram inúmeros músicos que hoje atuam em orquestras, universidades, bandas civis e militares, música popular, não apenas no país, mas também em âmbito internacional.
Com sólida discografia, a Banda do Salesiano venceu inúmeros campeonatos nacionais e estaduais (em 1991, tornou-se hors concurs), além de sagrar-se campeã no II Festival de Música da Juventude em Zurique – Suíça, fazendo por merecer ainda os Títulos de Patrimônio Cultural Fluminense Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Natureza Imaterial do Município de Niterói. Atuou ainda em duas novelas de época da Rede Globo, Olhai os Lírios do Campo O Ateneu.
Paralelamente às atividades musicais, Mestre Affonso assumiu, por mais de 20 anos, a função de professor de educação física no Colégio Salesiano, já que era graduado na presente área pela Universidade de Goiânia. Seu exemplo de dedicação à música e à formação dos jovens foi reconhecido e exaltado em várias homenagens, como: Título de Cidadão Niteroiense; Prêmio Cultural J.Bezerra de Menezes; Troféu O Semeador – Lyons Clube de Niterói (São Francisco). Obteve, por diversas vezes, o prêmio de melhor regente em concursos de âmbito nacional e foi agraciado, em 1992, com a medalha Tiradentes da Assembléia Legislativa do RJ.
Programa:
1. Paulo Silva – 1918
2. Joaquim Naegele – Ouro Negro
3. Joaquim Naegele – A vida pela flor
4. Felinto Dantas – Valsa Lúcia Dantas
5. Arthur Pryor – Annie Laurie
6. Gustav Holst – Songs of the west
7. Anacleto de Medeiros – Os boêmios
8. Gilberto Gagliardi – Seleção de maxixes
9. Mestre Duda – Suite pernambucana de bolso
SERVIÇOS:
SÉRIE MESTRE ATHAYDE V e VI
13 de Agosto, 10h – Basílica Nossa Senhora Auxiliadora – Niterói 
Informações: (21) 2715-3350
Entrada Franca
     
14 de Agosto, 16h – Igreja São João Batista da Lagoa – Botafogo
Endereço:  R. Voluntários da Pátria, 287
Informações:  (21) 2538-2926
Entrada Franca
Grupo de Sopros da Orquestra Petrobras Sinfônica
Antonio Augusto, regência
João Luiz Areias, trombone
Cristiano Alves e Whatson Cardozo, clarinetas

Comentários

Postagens mais visitadas