RESPOSTA DA FUNDAÇÃO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO AO SENHOR FERNANDO BICUDO REFERENTE AO TEXTO PUBLICADO NESTE BLOG INTITULADO "MUNICIPAL DO RIO CANCELA CONCERTO DE APRILE MILLO".






SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA
FUNDAÇÃO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
RESPOSTA AO ARTIGO DO SR. FERNANDO BICUDO
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Associação de Canto Coral se veem obrigados a responder ao artigo publicado pelo Sr. Fernando Bicudo no blog Ópera & Ballet em 29 de julho e no Jornal do Brasil no dia 30 do mesmo mês, por conta das inúmeras distorções e inverdades nele contidas.
Em 22 de março de 2016 o Sr. Fernando Bicudo encaminhou ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro uma solicitação de reserva de datas para espetáculo comemorativo dos 75 anos da Associação de Canto Coral, no qual estaria prevista a participação de Aprile Millo. A referida solicitação foi encaminhada em papel timbrado da Associação de Canto Coral, no qual o Sr. Fernando Bicudo assina como Diretor Artístico da instituição.
Na mesma ocasião o referido produtor solicitou ao Theatro Municipal um documento informando a pré-reserva, para que pudesse conseguir os apoios financeiros necessários que viabilizassem o evento. É o único documento que o Sr. Fernando Bicudo possui do Theatro Municipal e absolutamente insuficiente para garantir a formalização do evento. Apenas a abertura do correspondente processo administrativo, a partir do encaminhamento de documentos específicos pelo solicitante, e o pagamento da taxa de reserva garantem a data.
Em 19 de julho, ou seja, faltando apenas 30 dias para o evento, o Sr. Fernando Bicudo ainda não havia encaminhado a documentação necessária para dar início ao processo administrativo de permissão de uso do Theatro Municipal, cujo contrato deveria ser assinado pela instituição solicitante, a Associação de Canto Coral. A instituição fez uma única reunião com o Sr. Fernando Bicudo, no mês de março, quando nada foi decidido. Desde então mais nada foi tratado sobre o evento.
No mesmo dia 19 de julho foi encaminhada uma comunicação ao Sr. Fernando Bicudo informando a necessidade de deslocar o evento para o dia 20 de agosto em razão da readequação da agenda do Theatro Municipal, consequência da paralisação de suas atividades pela falta de pagamento da segunda parcela do salário do funcionalismo do Estado, que enfrenta grave crise financeira. A paralisação adiou a estreia da ópera Orfeu e Eurídice de Gluck, do Concerto de Aniversário do Theatro Municipal e da ópera Savitri de Holst. Na comunicação foi solicitada a confirmação do evento “com a maior brevidade possível”.
Na quinta-feira, dia 21 de julho, o Sr. Fernando Bicudo respondeu: “É com profundo pesar que somos obrigados a cancelar o nosso evento ‘Aprile Millo in Concert in Rio 2016’, que seria produzido por esta Associação de Canto Coral em celebração aos seus 75 anos”. Poucas horas depois o Theatro Municipal retornou ao Sr. Fernando Bicudo confirmando então a agenda previamente solicitada em março, informando que buscaria outras datas para as récitas da ópera Savitri, ressaltando mais uma vez a necessidade urgente do encaminhamento dos documentos para a elaboração do contrato. Desse modo, fica evidente que o Theatro Municipal não poupou esforços para viabilizar o evento do Sr. Fernando Bicudo, sacrificando inclusive sua própria programação. A decisão de cancelar o evento deve-se, portanto, única e exclusivamente ao Sr. Fernando Bicudo.
É importante esclarecer, no entanto, para o bom entendimento do papel de todos os agentes no lamentável episódio, que o Sr. Fernando Bicudo não pertence à diretoria da Associação de Canto Coral e que o cargo de Diretor Artístico não é previsto no estatuto da entidade, mas meramente honorífico. Sendo assim o Sr. Fernando Bicudo não poderia encaminhar ofício ou mesmo assinar, em nome da Associação de Canto Coral, não só o contrato com o Theatro Municipal como também com qualquer outra entidade ou artista.
A Associação de Canto Coral não firmou contratos com as entidades, empresas e profissionais mencionados pelo Sr. Fernando Bicudo, com a Orquestra Sinfônica Brasileira e, principalmente, com a soprano Aprile Millo. Também não providenciou visto de trabalho, reservou hotel ou sequer adquiriu passagens aéreas para a artista. Não tem, portanto, qualquer responsabilidade com as tratativas feitas pelo referido produtor ou com eventuais despesas efetuadas para o evento.
A Associação de Canto Coral e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro reiteram que não são responsáveis pelo evento ‘Aprile Millo in Concert in Rio 2016’ e por seu cancelamento. As duas entidades repudiam veementemente a atitude do Sr. Fernando Bicudo que, ao receber a comunicação do Theatro Municipal, encontrou a conveniente justificativa para cancelar o evento.
Rio de Janeiro, 01 de agosto de 2016
  
João Guilherme Ripper
Presidente da Fundação Teatro Municipal
Pedro Ismael de Oliveira Neto
Presidente da Associação de Canto Coral
Jésus Figueiredo
Maestro titular do Coro do Theatro Municipal

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 
  = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Rio de Janeiro, 01 de agosto de 2016
Mui respeitosamente, escrevo a Direção deste Theatro para esclarecer os fatos ocorridos e declarações dadas nas mídias e na imprensa pelo produtor, Sr. Fernando Bicudo, sobre o evento Aprile Millo in Concert.
Não concordo e repudio veementemente as críticas feitas a esta direção, ao qual respeito profundamente e admiro o trabalho que vem realizando em favor do nosso teatro, da cultura e da arte em geral no Estado do Rio. E mesmo tendo que enfrentar uma crise financeira histórica, vem sabendo superar através do bom senso, do diálogo com toda a classe artística e um notável esmero com sua administração, superar as dificuldades impostas.
Esclareço que no início do ano fui procurado pelo produtor que propunha um concerto comemorativo, no qual todos os custos das instituições e artistas envolvidos seriam captados por ele. Porém, desde então, em nenhum momento valores finais a serem captados foram definidos ou esclarecidos, e nenhum contrato foi firmado comigo para a realização de tal evento. Por isso, neste momento é forçoso deixar claro que o produtor não me representa, e, por conseguinte, afirmar que meu nome, mencionado nas cartas publicadas pelo mesmo, foi colocado indevidamente sem a minha devida autorização, pois não compartilho de forma alguma das opiniões e críticas expostas pelo mesmo.
Não havendo contrato, acrescento que fui surpreendido ao sair na imprensa e confirmado em rede social, no dia 17 de julho do corrente ano, que o concerto proposto seria realizado. E embora, em seguida, comunicado por ele do posterior cancelamento, fui surpreendido mais uma vez com a reação do produtor nas mídias, ao qual insisto em afirmar que não compartilho.
Sinto-me diretamente atingido, entristecido e indignado com o imbróglio criado pelo produtor, vendo envolvido o meu nome ao qual prezo com o máximo de cuidado, buscando sempre a paz, a tranqüilidade e o bom relacionamento, sensato e cordial, em todos os trabalhos que realizo, pois me considero cônscio da responsabilidade de dirigir, e muitas vezes representar pessoas, músicos, cantores e instituições nas quais me relaciono.
Cordialmente,
 ___________________________________________
Jésus Figueiredo

Comentários

Postagens mais visitadas