CIRCUITO DE CONCERTOS DIDÁTICOS LEVA MÚSICA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA A ALUNOS DE REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

Circuito de Concertos Didáticos leva música, educação e cidadania a alunos da Rede Municipal de ensino em outubro e novembro

Buscando promover transformação social através da música, o projeto vai realizar 30 concertos didáticos para o ensino fundamental em escolas da Zona Norte e Oeste através de apresentações e interações com expoentes da música popular e erudita, como Marcel Powell, Duo David Ganc e Fabio Adour, Duo Kristina Augustin e Mario Orlando, Duo Daniela Spielmann e Sheila Zagury, Ayran Nicodemo, e Terno Carioca

Foi a partir da experiência vivida nos anos de 2013 e 2014, quando da realização dos projetos aprovados no Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, que surgiu o desejo de implantar uma ação continuada de formação de plateia, e mais que isso, de contribuir para a formação cultural dos estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.É com o repertório de importantes compositores, como Tom Jobim, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Bach, Villa-Lobos, Baden Powell e tantos outros, que o Projeto Circuito de Concertos Didáticos vai estimular a discussão entre as fronteiras da música erudita e popular entre mais de 1000 estudantes de DEZ Escolas Públicas Municipais do Rio de Janeiro.
O projeto tem a direção geral e curadoria assinada pela produtora cultural Kryka Pujol e a direção executiva e produção de Margareth M Monteiro,patrocínio é da Vivo, do Governo do Rio, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O circuito começa na segunda quinzena de Outubro, nas semanas entre os dias 17 e 21, e entre os dias 24 e 27, retornando às mesmas escolas em novembro.O desafio é estimular nos alunos de 6 a 14 anos, a percepção de sons de diversas naturezas e procedências e fomentar a formação de plateia para a música instrumental popular e erudita.
Serão ao todo, 30 concertos didáticos, especialmente desenvolvidos por músicos de grande reconhecimento no cenário musical nacional e internacional. Dentre os eruditos, se apresentarão o violinista Ayran Nicodemo, o Duo David Ganc e Fabio Adour (flauta e violão) e o Duo Kristina Augustin e Mario Orlando (viola da Gamba). Na música popular, integram o projeto o violonista Marcel Powell, filho de Baden Powell, que fará uma introdução e apresentação da obra do pai; o Duo Daniela Spielmann (saxofone) e Sheila Zagury (teclado), que levarão aos alunos a obra de Jacob do Bandolim; e o Terno Carioca formado por Lena Verani (clarineta), Luiz Flavio Alcofra (violão) e Pedro Aragão(violão).
O Circuito de Concertos Didáticos busca promover a Escola pública como espaço de educação integral da comunidade, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando à formação do cidadão, capaz de contribuir ativamente com a transformação sócio-cultural, necessária para a construção de uma sociedade mais ética e digna.
A partir desta segunda-feira, dia 17 de outubro, DEZ escolas municipais da Zona Norte e Oeste vão receber o Circuito de Concertos Didáticos. Com patrocínio da Vivo e apoio das Secretarias de Cultura do Estado e de Educação do Município, mais de 1000 alunos com idade a partir de seis anos vão assistir a bate-papo e concertos de música erudita e popular, ministrados por artistas de importância, como Marcel Powell, Daniela Spielmann, Sheila Zagury, David Ganc, Fabio Adour, Ayran Nicodemo, dentre outros.


Todos os artistas vão se apresentar nestas DEZ escolas durante DUAS SEMANAS neste mês de OUTUBRO ( de 17 a 21, e de 24 a 27). Em novembro, do dia 07 ao dia 11, essas mesmas escolas terão mais uma semana de apresentações e bate-papos

As crianças e adolescentes vão poder conhecer mais sobre instrumentos musicais, estilos, a influencia da musica erudita no dia a dia de todos, compositores consagrados, etc. O Marcel Powell, por exemplo, irá falar e tocar a obra da pai, Baden, e o duo David Ganc e Fábio Adour vai utilizar ringtones (sons de celular), com muito humor, brincando com temas da Quinta Sinfonia de Beethoven, da Marcha Nupcial de Mendelssohn, da A Pequena Serenata Noturna de Mozart, e do O Guarani de Carlos Gomes, fazendo os alunos identificar e, até mesmo, se surpreender em perceber que eles "não sabiam que sabiam" algo sobre música erudita.Daí, um pulo para a introdução de Villa-Lobos,Radamés e Guerra-Peixe, nossos compositores-ícones.

São estas as escolas que receberão o projeto:

Zona Oeste
1. Escola Municipal Professora Didia Machado Fortes - Barra da Tijuca
2. Escola Municipal Sobral Pinto - Praça Seca
3. Escola Municipal Azerbaijão - Anil
4. Escola Municipal Rio das Pedras - Rio das Pedras
5. Ciep Compositor Donga - Taquara 

Zona Norte
6. Escola Municipal Chile - Olaria
7. Escola Municipal Grécia – Vista Alegre
8. Ciep Maestro Francisco Mignone - Olaria
9. Ciep Juscelino Kubitschek - Manguinhos

Comentários

  1. Pf. conta a experiencia!
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Com muito orgulho devemos aplaudir a iniciativa, principalmente entre as Unidades Escolares da E/4ª Cre, promovendo acesso à cultura, desenvolvendo ações de cunho pedagógico reconhecido e ampliando a percepção de mundo de nossos alunos, os construtores do amanhã. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas