CORO DA OSESP E SUA REGENTE HONORÁRIA.

Naomi Munakata rege Coro da Osesp, com participação do pianista Fernando Tomimura, no dia 23 de outubro.


Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) recebe sua regente honorária, Naomi Munakata, para concerto cujo tema é a natureza e a divindade. No programa, canções de Franz Schubert (ciclo Schubert em Foco), além de obras de outros compositores europeus. O concerto ocorre no dia 23 de outubro, às 16h, na Sala São Paulo, na capital, e tem participação do pianista Fernando Tomimura.
Sobre o repertório, a professora Yara Caznok, do Departamento de Música da Unesp, escreveu na Revista Osesp (out/2016):
“A natureza como espaço sagrado, no qual o reencontro com as forças vitais se dá, foi um tema caro ao período romântico. Encontros com o eterno e com forças ora indomáveis, ora acolhedoras, que desnudam a fragilidade humana, são experimentados como uma forma de religiosidade que tem na intimidade e no amor sua mais verdadeira expressão. Neste programa, peças compostas nos séculos 19 e 20 passeiam por textos sacros e poemas cujo foco realça a voz humana, que não apenas canta a natureza, mas também entoa louvores, preces e pedidos ao divino, ao infinito.”

Coro da Osesp
A combinação de cantores com sólida formação musical com a condução de uma das principais regentes brasileiras faz do Coro da Osesp uma referência em música vocal no Brasil.
Nas apresentações junto à Orquestra, em grandes obras do repertório coral-sinfônico, ou em concertos a cappella na Sala São Paulo e pelo interior do estado, o grupo aborda diferentes períodos musicais, com ênfase nos séculos 20 e 21 e nas criações de compositores brasileiros, como Almeida Prado, Aylton Escobar, Gilberto Mendes, Francisco Mignone, Liduíno Pitombeira, João Guilherme Ripper e Villa-Lobos, entre outros.
À frente do grupo, Naomi Munakata tem regido também obras consagradas, que integram o cânone da música ocidental, como os Réquiem, de Verdi e de Mozart; aMissa em Si Menor, o Oratório de Natal e as Paixões, de Bach; o Réquiem Alemão e as canções para coro e orquestra, de Brahms. O grupo comprova sua qualidade em peças raramente apresentadas no Brasil, como a Cantata Profana, de Bartók; Chichester Psalms, de Bernstein.
Criado como Coro Sinfônico do Estado de São Paulo em 1994, passou a se chamar Coro da Osesp em 2001. Em 2009, o Coro da Osesp lançou seu primeiro disco, Canções do Brasil, que inclui obras de Osvaldo Lacerda, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Marlos Nobre, Villa-Lobos, entre outros compositores brasileiros. Em 2013, lançou um CD dedicado à obra de Aylton Escobar pelo Selo Digital Osesp, disponível paradownload gratuito.

Naomi Munakata (foto de Samuel Derewlany)
Naomi Munakata
Regente honorária do Coro da Osesp – título que recebeu em 2014 –, Naomi Munakata iniciou seus estudos musicais ao piano aos 4 anos de idade e começou a cantar aos 7, no coral regido por seu pai, Motoi Munakata. Estudou ainda violino e harpa. Formou-se em Composição e Regência em 1978, pela Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo, na classe de Roberto Schnorrenberg. A vocação para a regência começou a ser trabalhada em 1973, com os maestros Eleazar de Carvalho, Hugh Ross, Sérgio Magnani e John Neschling. Anos depois, essa opção lhe valeria o prêmio de Melhor Regente Coral, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.
Estudou ainda regência, análise e contraponto com Hans Joachim Koellreutter. Como bolsista da Fundação Vitae, foi para a Suécia estudar com o maestro Eric Ericson. Em 1986, recebeu do governo japonês uma bolsa de estudos para aperfeiçoar-se em regência na Universidade de Tóquio. Foi diretora da Escola Municipal de Música de São Paulo, diretora artística e regente do Coral Jovem do Estado, regente assistente do Coral Paulistano e professora na Faculdade Santa Marcelina e na Faam.

PROGRAMA:
Franz Schubert (1797-1828)
Hymne an den Unendlichen, D 232
Des Tages Weihe, D 763 
Gott ist mein Hirt, D 706 
An die Sonne, D 439 
Ständchen, D 920 
Gott im Ungewitter, D 985 
Der Tanz, D 826
Sergei Rachmaninoff (1873-1943)
Ave Maria
Edvard Grieg (1843-1907)
Ave Maris Stella
Franz Liszt (1811-1886)
Pater Noster
Josef Rheinberger (1839-1901)
Abendlied, Op. 69 n. 3
Camille Saint-Saëns (1835-1921)
Calme des Nuits, Op. 68 n. 1
Max Reger (1873-1916)
Nachtlied, Op. 138 n. 3
César Franck (1822-1890)
Hymne
Edward Elgar (1857-1934)
Spanish Serenade, Op. 23

SERVIÇO:

Coro da Osesp
Fernando Tomimura, piano
Naomi Munakata, regência

23 de outubro, domingo, às 16h
Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos – São Paulo. Tel.: 11 3223-3966)

Ingressos: R$ 43,50, com meia-entrada para aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública, mediante comprovação

Estacionamento: R$ 14 (sábado e domingo de manhã), com 611 vagas, sendo 20 para pessoas com necessidades especiais e 33 para pessoas com mais de 60 anos

Sugestão etária: 7 anos

Fonte; http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas