MOZARTEUM ANUNCIA NOVA FASE E NOVA CONFIGURAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES.



A mudança reforça a excelência musical e a amplitude das várias iniciativas de cunho cultural e educativo que caracterizam o Mozarteum

A partir de 2017, todas as atividades culturais do Mozarteum e do festival Música em Trancoso estarão reunidas sob uma mesma bandeira, assinalando mais um grande passo na trajetória de sucesso da entidade em 35 anos de realizações. Uma agenda única e diversificada de atrações incluirá apresentações de grandes concertos ao longo do ano, tanto em Trancoso, no sul da Bahia, quanto em São Paulo, e a realização de múltiplas atividades socioeducativas, com expectativa de ampla repercussão em públicos de várias faixas etárias e segmentos sociais.

“Desde 1981 o Mozarteum vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo”, diz Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum. “Este novo Mozarteum que estamos planejando representa a perspectiva de ampliar substancialmente nossos esforços em prol das atividades socioeducativas e beneficiar, assim, mais e mais pessoas.”
Entre as grandes novidades está a Orquestra Jovem Mozarteum, com estreia prevista na 6ª edição do festival Música em Trancoso, que ocorrerá de 18 a 25 de março de 2017. Um grupo de 69 jovens músicos, selecionados como bolsistas, terá a oportunidade única de desenvolver-se ao lado de 15 músicos profissionais. O incentivo aos estudantes e à formação de novas plateias se intensificará com mais masterclasses gratuitas com músicos internacionais, concertos ao ar livre e aulas de iniciação. Já em 2017, as masterclasses terão calendário independente, além de serem realizadas no período de apresentação de concertos.

Mais de nove mil alunos ativos e ouvintes já passaram pelas masterclasses promovidas pelo Mozarteum e 240 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos. Em 2017, serão concedidas mais oito bolsas em instituições parceiras do Mozarteum: Internationale Chorakedemie Lübeck (cinco bolsas), Collegium Musicum Schloss Pommersfelden (duas) e Akademia Muzyczna Krakowie (uma). O Mozarteum está em negociação com mais sete academias internacionais, que podem resultar na concessão de mais bolsas.

Nos concertos internacionais em São Paulo e Trancoso, o Mozarteum continuará a levar ao público o melhor da música mundial. Vale lembrar que, ao longo de sua trajetória, o Mozarteum realizou mais de 1.500 concertos, assistidos por mais de 2 milhões de espectadores. Também inspirou milhares de crianças ao promover matinês de música clássica e aulas de iniciação musical. Seus concertos gratuitos ao ar livre possibilitaram um contato informal com a música e despertaram o interesse de milhares de pessoas para novas áreas do conhecimento.

As várias atrações programadas ao longo do ano no Teatro L’Occitane – palco do Música em Trancoso – ainda trarão o benefício de ampliar as possibilidades econômicas da região fora da sazonalidade do verão, outro grande objetivo do Mozarteum e de seus parceiros, ao construir o Teatro para sediar o festival internacional de música. “Nosso teatro, que já é um polo de irradiação cultural, tende a se fortalecer cada vez mais com a nova configuração de atividades”, antecipa Sabine Lovatelli.

Sob essa nova configuração, não será mais adotado o sistema de assinaturas da temporada, em São Paulo. Com isso, os espectadores terão a possibilidade de escolha dos concertos e das atividades de sua preferência, como foi feito parcialmente neste ano, quando foram disponibilizadas assinaturas e também a compra direta de ingressos (no recital do tenor alemão Jonas Kaufmann).

O calendário 2017 do Mozarteum tem início com o 6º festival Música em Trancoso, em março. Durante uma semana, passarão pelo palco do Teatro L”Occitane grandes nomes internacionais da música clássica e do jazz, como o cantor Al Jarreau (acompanhado pela Orquestra Jovem Mozarteum), Gershwin Piano Quartet, The Oscar Peterson Quartet, músicos e solistas das orquestras Filarmônicas de Berlim e Munique e do Bolshoi da Rússia. Haverá ainda concertos em praça pública da cidade, masterclasses e aulas de iniciação musical gratuitas.

Em maio, a Sala São Paulo recebe a magnífica soprano Diana Damrau com Nicolas Teste ao piano e, em junho, a grandiosa Filarmônica de Praga, regida por Jakup Hrnsa e com violinista Vadim Repim como solista, atração seguida de masterclasses. Julho é a vez da terceira edição da Academia Canto em Trancoso, iniciativa do Mozarteum em parceria com a Chorakademie Lübeck, que proporciona a 50 bolsistas uma semana de aprendizado com grandes mestres do canto erudito – sendo que alguns são selecionados para um período de estudos na Alemanha.

Em agosto, a programação segue em São Paulo com a soprano Pretty Yende e o tenor Javier Camarena, acompanhados por Angel Rodriguez, ao piano. Encerrando o ano, a Orquestra Sinfônica de Bucareste se apresenta no Teatro L’Occitane, em Trancoso, sob regência de Benoît Fromanger e com a soprano Joanna Wós e o tenor Tadeusz Szlenkier como solistas convidados. Haverá ainda masterclasses de instrumentos de sopro e cordas.

Serviço




Trancoso
Março
                                                              Atividades 2017
                                                                                                      Em Trancoso
                                                                                                     Em São Paulo

6º FESTIVAL MÚSICA EM TRANCOSO

No Teatro L’Occitane
Início dos Concertos diariamente às 18h30
18.3. sab.    -  Noite Russa            
19.3. dom.  -  Noite Sinfônica
20.3. 2ª       - Gershwin Piano Quartet
21.3. 3ª       -  Jazz - The Oscar Peterson Quartet
22.3. 4ª       - Al Jarreau + Orquestra Jovem
23.3. 5ª      - Música de Câmara
24.3. 6ª      - Música de Filmes - Musicais
25.3. sab.   - Noite Italiana     
CONCERTOS AO AR LIVRE (gratuitos)
Em praça pública com início às 12h30
23.3. 5ª         - Concerto I
24.3. 6ª         - Concerto II
CURSOS – MASTERCLASSES (gratuitos)
Nos Facilities do Teatro L’Occitane
Aulas diariamente das 15h00 às 17h00
20.3. a 24.3.
AULAS DE INICIAÇÃO MUSICAL (gratuitas)
Nas escolas da região de Trancoso e Arraial D’Ajuda
Aulas diariamente das 8h30 às 10h00
20.3. a 24.3.       

 

São Paulo
Abril / Maio

DIANA DAMRAU, soprano & NICOLAS TESTE, piano
Na Sala São Paulo
1.5.   2ª      –   Concerto às 21h00
2.5.   3ª      –   Concerto às 21h00
CLUBE DO OUVINTE (gratuito)
No Auditório da Sala São Paulo
Palestras das 20h00 às 20h40
1.5.   2ª      -  Palestra I
2.5.   3ª      -  Palestra II


São Paulo
Junho





São Paulo
Junho








Trancoso
Julho








São Paulo
Agosto



São Paulo
PHILHARMONIA PRAG
Jakup Hrnsa, regente
Vadim Repim, violino
Na Sala São Paulo
20.6. 3ª     Concerto às 21h00
21.6. 4ª     Concerto às 21h00

CLUBE DO OUVINTE (gratuito)
No Auditório da Sala São Paulo
Palestras das 20h00 às 20h40
20.6. 3ª   – Palestra I
21.6. 4ª   -  Palestra II
CURSOS – MASTERCLASSES (gratuitos)
Na Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP)
Cursos das 10h00 às 13h00
21.6.  4ª

3ª ACADEMIA CANTO EM TRANCOSO
No Teatro L’Occitane
Em parceria com a Chorakademie Lübeck
2. a 8.7.
Rolf Beck, regente
Lucia Duchonova, mezzo-soprano
+ 2 professores à definir
50 bolsistas
8.7. sab.  -  Concerto de encerramento às 18h30     

PRETTY YENDE, soprano & JAVIER CAMARENA, tenor
Angel Rodriguez, piano
Na Sala São Paulo
8.8.   3ª      –   Concerto às 21h00
9.8.   4ª      –   Concerto às 21h00
CLUBE DO OUVINTE (gratuito)
No Auditório da Sala São Paulo
Palestras das 20h00 às 20h40
8.8.   3ª      -  Palestra I
9.8.   4ª      -  Palestra II
BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS
5 bolsas na Internationale Chorakedemie Lübeck
2 bolsas na Collegium Musicum Schloss Pommersfelden
1  bolsa na Akademia Muzyczna w Krakowie
Estamos em negociação com 7 academias internacionais, das quais podem
resultar em mais bolsas.



Trancoso
Novembro
BUKAREST SYMPHONY ORCHESTRA
Benoit Fromanger, regente
Joanna Wós, soprano
Tadeusz Szlenkier, tenor  
No Teatro L’Occitane                    
3.11. 6ª     -     Concerto às 18h30
4.11. sab.  -     Concerto às 18h30           


São Paulo
Datas a definir
CURSOS – MASTERCLASSES (gratuitos)                        
Sopro:  1 semana de aulas
Cordas: 1 semana de aulas                                                                          

                                                                        Programação sujeita à alterações
Mozarteum
35 anos dedicados a projetos educacionais e à promoção da música clássica
Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko em 1981, o Mozarteum surgiu com o compromisso de levar a todos os públicos o que há de melhor no mundo da música e da dança, tanto clássica quanto contemporânea. Instituição sem fins lucrativos, tornou-se em pouco tempo uma das mais importantes associações culturais do país. A produção de grandes concertos é apenas uma das atividades que posicionam o Mozarteum entre as principais entidades promotoras da música clássica. Com o Projeto Mozarteum, desenvolve atividades educativas voltadas ao aprimoramento musical de jovens talentos e à formação de plateias, por meio de masterclasses, palestras no Clube do Ouvinte, matinês para crianças e concertos ao ar livre. Os programas de integração entre músicos brasileiros e estrangeiros e bolsas de estudo para jovens nas melhores academias internacionais, promovidos pelo Mozarteum, já beneficiaram cerca de 200 estudantes de música e canto. Ao longo de sua trajetória, a instituição já trouxe ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo, como as filarmônicas de Berlim, Viena, Munique e de Nova York; respeitadas companhias de dança, como o Bolshoi e o New York City Ballet, e também solistas, grupos de câmara, coros e regentes de prestígio internacional.

Comentários

Postagens mais visitadas