MOZARTEUM ANUNCIA NOVA FASE E NOVA CONFIGURAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES.
A mudança reforça a excelência musical e a amplitude das várias iniciativas de cunho cultural e educativo que caracterizam o Mozarteum
A partir de 2017, todas as atividades culturais do Mozarteum e do festival Música em Trancoso estarão reunidas sob uma mesma bandeira, assinalando mais um grande passo na trajetória de sucesso da entidade em 35 anos de realizações. Uma agenda única e diversificada de atrações incluirá apresentações de grandes concertos ao longo do ano, tanto em Trancoso, no sul da Bahia, quanto em São Paulo, e a realização de múltiplas atividades socioeducativas, com expectativa de ampla repercussão em públicos de várias faixas etárias e segmentos sociais.
“Desde 1981 o Mozarteum vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo”, diz Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum. “Este novo Mozarteum que estamos planejando representa a perspectiva de ampliar substancialmente nossos esforços em prol das atividades socioeducativas e beneficiar, assim, mais e mais pessoas.”
Entre as grandes novidades está a Orquestra Jovem Mozarteum, com estreia prevista na 6ª edição do festival Música em Trancoso, que ocorrerá de 18 a 25 de março de 2017. Um grupo de 69 jovens músicos, selecionados como bolsistas, terá a oportunidade única de desenvolver-se ao lado de 15 músicos profissionais. O incentivo aos estudantes e à formação de novas plateias se intensificará com mais masterclasses gratuitas com músicos internacionais, concertos ao ar livre e aulas de iniciação. Já em 2017, as masterclasses terão calendário independente, além de serem realizadas no período de apresentação de concertos.
Mais de nove mil alunos ativos e ouvintes já passaram pelas masterclasses promovidas pelo Mozarteum e 240 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos. Em 2017, serão concedidas mais oito bolsas em instituições parceiras do Mozarteum: Internationale Chorakedemie Lübeck (cinco bolsas), Collegium Musicum Schloss Pommersfelden (duas) e Akademia Muzyczna Krakowie (uma). O Mozarteum está em negociação com mais sete academias internacionais, que podem resultar na concessão de mais bolsas.
Nos concertos internacionais em São Paulo e Trancoso, o Mozarteum continuará a levar ao público o melhor da música mundial. Vale lembrar que, ao longo de sua trajetória, o Mozarteum realizou mais de 1.500 concertos, assistidos por mais de 2 milhões de espectadores. Também inspirou milhares de crianças ao promover matinês de música clássica e aulas de iniciação musical. Seus concertos gratuitos ao ar livre possibilitaram um contato informal com a música e despertaram o interesse de milhares de pessoas para novas áreas do conhecimento.
As várias atrações programadas ao longo do ano no Teatro L’Occitane – palco do Música em Trancoso – ainda trarão o benefício de ampliar as possibilidades econômicas da região fora da sazonalidade do verão, outro grande objetivo do Mozarteum e de seus parceiros, ao construir o Teatro para sediar o festival internacional de música. “Nosso teatro, que já é um polo de irradiação cultural, tende a se fortalecer cada vez mais com a nova configuração de atividades”, antecipa Sabine Lovatelli.
Sob essa nova configuração, não será mais adotado o sistema de assinaturas da temporada, em São Paulo. Com isso, os espectadores terão a possibilidade de escolha dos concertos e das atividades de sua preferência, como foi feito parcialmente neste ano, quando foram disponibilizadas assinaturas e também a compra direta de ingressos (no recital do tenor alemão Jonas Kaufmann).
O calendário 2017 do Mozarteum tem início com o 6º festival Música em Trancoso, em março. Durante uma semana, passarão pelo palco do Teatro L”Occitane grandes nomes internacionais da música clássica e do jazz, como o cantor Al Jarreau (acompanhado pela Orquestra Jovem Mozarteum), Gershwin Piano Quartet, The Oscar Peterson Quartet, músicos e solistas das orquestras Filarmônicas de Berlim e Munique e do Bolshoi da Rússia. Haverá ainda concertos em praça pública da cidade, masterclasses e aulas de iniciação musical gratuitas.
Em maio, a Sala São Paulo recebe a magnífica soprano Diana Damrau com Nicolas Teste ao piano e, em junho, a grandiosa Filarmônica de Praga, regida por Jakup Hrnsa e com violinista Vadim Repim como solista, atração seguida de masterclasses. Julho é a vez da terceira edição da Academia Canto em Trancoso, iniciativa do Mozarteum em parceria com a Chorakademie Lübeck, que proporciona a 50 bolsistas uma semana de aprendizado com grandes mestres do canto erudito – sendo que alguns são selecionados para um período de estudos na Alemanha.
Em agosto, a programação segue em São Paulo com a soprano Pretty Yende e o tenor Javier Camarena, acompanhados por Angel Rodriguez, ao piano. Encerrando o ano, a Orquestra Sinfônica de Bucareste se apresenta no Teatro L’Occitane, em Trancoso, sob regência de Benoît Fromanger e com a soprano Joanna Wós e o tenor Tadeusz Szlenkier como solistas convidados. Haverá ainda masterclasses de instrumentos de sopro e cordas.
Serviço
Trancoso
Março
|
Atividades 2017
Em Trancoso
Em São Paulo
6º FESTIVAL MÚSICA EM TRANCOSO
No Teatro L’Occitane
Início dos Concertos diariamente às 18h30
18.3. sab. - Noite Russa
19.3. dom. - Noite Sinfônica
20.3. 2ª - Gershwin Piano Quartet
21.3. 3ª - Jazz - The Oscar Peterson Quartet
22.3. 4ª - Al Jarreau + Orquestra Jovem
23.3. 5ª - Música de Câmara
24.3. 6ª - Música de Filmes - Musicais
25.3. sab. - Noite Italiana
CONCERTOS AO AR LIVRE (gratuitos)
Em praça pública com início às 12h30
23.3. 5ª - Concerto I
24.3. 6ª - Concerto II
CURSOS – MASTERCLASSES (gratuitos)
Nos Facilities do Teatro L’Occitane
Aulas diariamente das 15h00 às 17h00
20.3. a 24.3.
AULAS DE INICIAÇÃO MUSICAL (gratuitas)
Nas escolas da região de Trancoso e Arraial D’Ajuda
Aulas diariamente das 8h30 às 10h00
20.3. a 24.3.
| |
São Paulo
Abril / Maio
|
DIANA DAMRAU, soprano & NICOLAS TESTE, piano
Na Sala São Paulo
1.5. 2ª – Concerto às 21h00
2.5. 3ª – Concerto às 21h00
CLUBE DO OUVINTE (gratuito)
No Auditório da Sala São Paulo
Palestras das 20h00 às 20h40
1.5. 2ª - Palestra I
2.5. 3ª - Palestra II
| |
São Paulo
Junho
São Paulo
Junho
Trancoso
Julho
São Paulo
Agosto
São Paulo
|
PHILHARMONIA PRAG
Jakup Hrnsa, regente
Vadim Repim, violino
Na Sala São Paulo
20.6. 3ª - Concerto às 21h00
21.6. 4ª - Concerto às 21h00
CLUBE DO OUVINTE (gratuito)
No Auditório da Sala São Paulo
Palestras das 20h00 às 20h40
20.6. 3ª – Palestra I
21.6. 4ª - Palestra II
CURSOS – MASTERCLASSES (gratuitos)
Na Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP)
Cursos das 10h00 às 13h00
21.6. 4ª
3ª ACADEMIA CANTO EM TRANCOSO
No Teatro L’Occitane
Em parceria com a Chorakademie Lübeck
2. a 8.7.
Rolf Beck, regente
Lucia Duchonova, mezzo-soprano
+ 2 professores à definir
50 bolsistas
8.7. sab. - Concerto de encerramento às 18h30
PRETTY YENDE, soprano & JAVIER CAMARENA, tenor
Angel Rodriguez, piano
Na Sala São Paulo
8.8. 3ª – Concerto às 21h00
9.8. 4ª – Concerto às 21h00
CLUBE DO OUVINTE (gratuito)
No Auditório da Sala São Paulo
Palestras das 20h00 às 20h40
8.8. 3ª - Palestra I
9.8. 4ª - Palestra II
BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS
5 bolsas na Internationale Chorakedemie Lübeck
2 bolsas na Collegium Musicum Schloss Pommersfelden
1 bolsa na Akademia Muzyczna w Krakowie
Estamos em negociação com 7 academias internacionais, das quais podem
resultar em mais bolsas.
| |
Trancoso
Novembro
|
BUKAREST SYMPHONY ORCHESTRA
Benoit Fromanger, regente
Joanna Wós, soprano
Tadeusz Szlenkier, tenor
No Teatro L’Occitane
3.11. 6ª - Concerto às 18h30
4.11. sab. - Concerto às 18h30
| |
São Paulo
Datas a definir
|
CURSOS – MASTERCLASSES (gratuitos)
Sopro: 1 semana de aulas
Cordas: 1 semana de aulas
|
Programação sujeita à alterações
Mozarteum
35 anos dedicados a projetos educacionais e à promoção da música clássica
Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko em 1981, o Mozarteum surgiu com o compromisso de levar a todos os públicos o que há de melhor no mundo da música e da dança, tanto clássica quanto contemporânea. Instituição sem fins lucrativos, tornou-se em pouco tempo uma das mais importantes associações culturais do país. A produção de grandes concertos é apenas uma das atividades que posicionam o Mozarteum entre as principais entidades promotoras da música clássica. Com o Projeto Mozarteum, desenvolve atividades educativas voltadas ao aprimoramento musical de jovens talentos e à formação de plateias, por meio de masterclasses, palestras no Clube do Ouvinte, matinês para crianças e concertos ao ar livre. Os programas de integração entre músicos brasileiros e estrangeiros e bolsas de estudo para jovens nas melhores academias internacionais, promovidos pelo Mozarteum, já beneficiaram cerca de 200 estudantes de música e canto. Ao longo de sua trajetória, a instituição já trouxe ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo, como as filarmônicas de Berlim, Viena, Munique e de Nova York; respeitadas companhias de dança, como o Bolshoi e o New York City Ballet, e também solistas, grupos de câmara, coros e regentes de prestígio internacional.
Comentários
Postar um comentário