A ACADEMIA DE ÓPERA BIDU SAYÃO ABRE PROCESSO SELETIVO PARA 2017.



Candidatos às vagas para cantores e pianistas poderão fazer as inscrições via internet entre 7 de novembro e 9 de dezembro


Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura – anuncia a abertura de inscrições do processo seletivo para o ano de 2017 na Academia de Ópera Bidu Sayão. Ligada à Diretoria Artística do TMRJ, a Academia fundada em 2015 tem por objetivo o desenvolvimento artístico e musical de jovens artistas líricos brasileiros, abordando os aspectos teóricos e práticos do trabalho profissional em ópera. Estão abertas vagas para cantores entre 18 e 35 anos e pianistas entre 18 e 30 anos, para um período de residência artística de um ano, com possibilidade de renovação por igual período, para estudos vocais e instrumentais. As inscrições poderão ser feitas de 7 de novembro a 9 de dezembro de 2016, pela internet. A Academia como Coordenador o tenor Eduardo Alvares, que atua diretamente com o Chefe da Divisão de ÓperaBruno Furlanetto, e o Diretor ArtísticoAndré Cardoso.

Selecionados através de audição, os alunos participarão de atividades pedagógicas que incluem aulas, masterclasses, estudo de repertório, ensaios e concertos, com trabalho focado no desenvolvimento musical e da expressão dramática. Os cantores poderão participar das produções do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, fazendo parte de segundos elencos e papéis comprimários na temporada oficial de óperas e concertos (sinfônicos e de câmara), assim como de espetáculos especialmente produzidos com finalidades artísticas e pedagógicas, realizados com piano ou orquestra. Os pianistas atuarão como pianistas colaboradores nas atividades pedagógicas ministradas aos alunos cantores da Academia e em suas produções, nas quais poderão atuar como pianistas correpetidores e maestros internos. 

Na Temporada 2016 do TMRJ, os integrantes selecionados na primeira turma participaram das óperas La Bohème, de Puccini, e Lo Schiavo, de Carlos Gomes, e têm uma representante no elenco de solistas de Jenůfa, de Leoš Janáček, que fica em cartaz entre os dias 18 e 26 de novembro. Na série Ópera de Câmara em Concerto, os solistas da Academia apresentaram as óperas Serse, de Haendel (em maio), Savitri, de Gustav Holst (em agosto), Dido e Enéas, de Henry Purcell (em outubro) e já estão ensaiando o título inédito O Boi e o Burro no Caminho de Belém, encomendado pelo Theatro Municipal ao compositor Tim Rescala – e escrito com base no texto de Maria Clara Machado –, que terá estreia mundial em dezembro. Além de atuar em obras completas, os solistas aprovados participaram da Cortina Lírica da Academia de Ópera Bidu Sayão, em setembro, interpretando árias e duetos de composições de Verdi, Puccini, Carlos Gomes, Massenet, Bellinie Donizetti.

Sobre as inscrições

As inscrições poderão ser feitas de 7 de novembro a 9 de dezembro de 2016, pela internet. Por intermédio do Site do Theatro Municipal, o candidato poderá fazer o download do Edital do Processo Seletivo, com os formulários que deverá imprimir e preencher para o processo de seleção, na aba Escolas de Formação / Academia de Ópera Bidu Sayão, pelo link http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/escolas-de-formacao/academia-de-opera-bidu-saiao/Os pretendentes às vagas deverão completar os campos da Ficha de Inscrição e redigir o Currículo em uma lauda. Uma vez preenchidos, estes formulários devem ser convertidos em arquivo PDF e anexados ao e-mail, juntamente com a cópia digitalizada do Documento de Identidade(formato JPG ou PDF), que deverá ser enviado para o endereço academiadeopera.tmrj@gmail.com . 

No mesmo e-mail, o candidato deverá encaminhar links para dois vídeos postados na internet (YouTube ou Vimeo). Cantores devem enviar vídeos com árias de livre escolha, cantadas em duas línguas distintas, sendo uma delas obrigatoriamente em italiano e, a segunda, em alemão ou em francês, interpretadas ao piano ou registradas em apresentações ao vivo com piano ou orquestra. Já os Pianistas devem encaminhar vídeos com duas obras de livre escolha, sendo a primeira uma peça solo e, a segunda, uma peça em duo com cantor em ária de ópera.

Sobre o processo de seleção

Os candidatos serão selecionados através de audição, em duas etapas. Após a Pré-Seleção, os candidatos aprovados na primeira etapa serão informados por e-mail sobre as audições para a segunda etapa. Na audição a ser realizada na segunda etapa, os cantores apresentarão duas árias de livre escolha, cantadas em duas línguas distintas, sendo uma delas obrigatoriamente em italiano e a segunda em alemão ou em francês, com acompanhamento ao piano. As peças poderão ser as mesmas enviadas no ato da inscrição. O pianista acompanhador deverá ser providenciado pelo próprio candidato.

Os pianistas candidatos deverão apresentar, na audição da segunda etapa, três obras: duas obras de livre escolha, sendo a primeira uma peça solo e a segunda uma peça em duo com cantor em uma ária de ópera. Além destas duas peças, o pianista deverá acompanhar um cantor à primeira vista, em uma obra divulgada no momento da audição.

Ao efetivar sua inscrição, o candidato manifestará sua concordância com as normas do processo de seleção, sem que possa alegar desconhecimento das mesmas. Os candidatos selecionados para a Academia de Ópera Bidu Sayão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro participarão das atividades propostas pela coordenação e diretoria artística e deverão primar pela assiduidade, pontualidade e urbanidade. Ao final de cada semestre de estudos os alunos serão avaliados e poderão ter sua residência artística renovada ou não.

Os candidatos selecionados para a Academia de Ópera Bidu Sayão do Theatro Municipal do Rio de Janeironão receberão bolsas ou ajuda de custo, mas serão remunerados através de um cachê artístico, caso venham a ser selecionados para alguma participação como solistas em óperas e em concertos. Os valores dos eventuais cachês artísticos serão estipulados individualmente, de acordo com as dimensões dos papéis assumidos e a quantidade de récitas.



Site do Theatro Municipal – Para obter o Edital e Formulários:


Endereço de e-mail para envio das inscrições:

Comentários

Postagens mais visitadas