CANTORA INTERNACIONAL EM DESTAQUE: TATIANA TROYANOS.



Tatyana Troyanos nasceu em Nova Iorque, EUA, em 1938.
  Debutou no New York City Opera em 1963 como Hippolyta, personagem da ópera Sonho de uma Noite de Verão,  de Benjamin Britten.
Gravou uma Carmen memorável com Domingo, Te Kanawa e Van Dam, sob a regência de George Solti.
Participou da histórica gravação de West Side Story ao lado de Carreras e Te Kanawa. Ópera composta, regida e dirigida por Leonard Bernstein.
  Sua Voz de Mezzo-soprano era pequena. Compensava com um timbre escuro  e brilhante. Sua versatildade,  aliada a uma sensualidade que irradiava no palco, fez dela uma grande cantora.
 Tenho em vídeo, com a Troyanos, uma Norma onde ela faz par com Joan Sutherland,  gravada no Canadá. Les Troyens de Berlioz gravada no MET, versão fantástica e inesquecível,  mostra Troyanos em uma intepretação arrebatadora. Cavalleria Rusticana,  gravada no MET, onde Troyanos, embora  não tenha a voz para a Santuzza,  compensa com grande interpretação dramática. Ainda tem os Contos de Hoffman,Tannhäuser e a Ariadne in Naxos, todas do MET. O filme da ópera Die Teufel von Loudun, de Penderecki, uma chatice na íntegra, e Capriccio,  de Richard Strauss, outra aporrinhação do Strauss.
   Troyanos faleceu em 1993 vítima de câncer. Nesse mesmo ano,  outras duas grandes cantoras de ópera faleceram, também vítimas de câncer, Lucia Popp e Arleen Auger.
  Em 1994, o Metropolitan Opera House de Nova Iorque fez um concerto em homenagem a Tatiana Troyanos, regido por James Levine. Grande homenagem póstuma.
 Por essas e por outras que Tatiana Troyanos é cantora internacional em destaque. Com Louvor e Distinção

Ali Hassan Ayache

Comentários

Postagens mais visitadas