PROJETO "BACCARELLI NA RUA" VISITA VILA MADALENA.



Em 26 de novembro (sábado), às 15h40, o Trio de Cordas do Instituto Baccarellise apresentará novamente no Armazém da Cidade, na Vila Madalena. A ação faz parte do projeto “Baccarelli na Rua”, que, em parceria com o Catraca Livre, leva, desde agosto, novos grupos musicais para a Vila Madalena. O formato aproxima a música de concerto do grande público, além de ser um convite para as pessoas incluírem em suas agendas culturais visitas mais frequentes às salas de concerto da cidade.
O “Baccarelli na Rua” é uma nova experiência que traz o público e os músicos ao encontro da música popular e erudita em pontos de lazer da cidade, fazendo das ruas polos culturais. Gilberto Dimenstein, o idealizador e coordenador do Catraca Livre, revela que era uma ideia antiga: “Tenho uma extraordinária e imensa admiração pelo Instituto Baccarelli. Sempre estivemos muito próximos. Quando iniciou o projeto Parque da Vila, que fecha algumas ruas da Vila Madalena nos finais de semana, convidamos algumas vezes os grupos do Instituto para se apresentarem, e era sempre um sucesso. Então surgiu a ideia de tornar essas apresentações mais frequentes e montamos o projeto “Baccarelli na Rua“. O Instituto já atua com inclusão social e cultural e, nesse contexto, nossa proposta é trabalhar agora a inclusão territorial, ocupando as ruas e chamando as pessoas para as apresentações gratuitas.”
Em dezembro, em clima natalino e marcando o encerramento do projeto, o coral e os alunos de instrumentos de cordas e sopros retomam o formato Flash Mob pela região conhecida como Parque da Vila e apresentarão, nos dias 3 e 10, o repertório de Natal.
“A música de concerto é vista como algo muito distante do público, quase inacessível e para poucos, quando, na verdade, deveria ser justamente o oposto. A música é uma produção da sociedade e tem de estar em todos os lugares, nas ruas, nos metrôs, nas salas de concerto, nos teatros – deve ser acessível a qualquer pessoa. O projeto “Baccarelli na Rua” nasceu de uma conversa com o Dimenstein justamente nesse sentido: de tornar a música de concerto acessível para quem quiser. Em parceria com o Catraca Livre, vamos colocar essa experiência no Parque da Vila, um espaço que tem se tornado um importante polo cultural de São Paulo. Essas apresentações ampliam o trabalho de inclusão do Instituto para além da questão social e cultural, trazendo também a inclusão territorial”, afirma o diretor de Relações Institucionais do Instituto Baccarelli, Edmilson Venturelli.
PROGRAMA
Ludwig Van Beethoven 
Trio de Cordas em Sol Maior, Op. 9 nº 1
Ernest Von Dohnányi 
Serenata, Op.10
Trio de Cordas do Instituto Baccarelli 
É um grupo de câmara formado por Carlos Ribeiro (violino), Daniel Mendes (viola) e Rafael Pedro da Silva (violoncelo), sob orientação de Gabriel Marin. O trio integra uma iniciativa do Instituto à pratica de música de câmara – uma das mais difíceis para o artista, por exigir um estudo mais aprofundado das peças executadas, trabalhando refinamentos sonoros, dinâmicas e equilíbrio entre os sons dos instrumentos, já que cada músico desempenhará, em alguma parte, papel de solista.

Calendário das apresentações
Dia 26/11, às 15h40: Trio de Cordas do Instituto Baccarelli
Dias 3/12 e 10/12, às 15h40: encerramento do projeto com o Grupo de Câmara do Instituto Baccarelli
SERVIÇO
 
Projeto Baccarelli na Rua
Dia 26 de novembro (sábado), às 15h40
Em frente ao Armazém da Cidade, no Parque da Vila (Rua Medeiros de Albuquerque, 270- São Paulo)
Ingressos: gratuito
Classificação etária: livre

Fonte:  http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas