THEATRO SÃO PEDRO VOLTA AO CINEMA APÓS 100 ANOS.


Inaugurado em 1917 como sala de cinema, o Theatro exibe o filme “Psiquê – Ópera e Psicanálise em Três Atos”, de Leonardo Brant.
No próximo dia 21 de novembro, às 20 horas, o Theatro São Pedro será o palco do lançamento do filme “Psiquê, Ópera e Psicanálise em Três Atos”, de Leonardo Brant, filmado durante a montagem das óperas “O Homem dos Crocodilos” e “Édipo Rei”,  produzidos pelo Theatro São Pedro em novembro de 2015.

Leonardo Brant
O filme discute a relação entre ópera e psicanálise no processo de compreensão e construção do sujeito contemporâneo. O diretor propõe uma nova leitura das obras, problematizando e aprofundando o debate sobre a função social da arte, da estética, da linguagem, da ética e das narrativas do indivíduo diante das incertezas dos tempos atuais. E faz isso mesclando depoimentos Arrigo Barnabé, Caetano Vilela, Décio Gurfinkel, Luiz Fernando Malheiro, Luiz Gê e Silvana Rea com o público presente nas encenações e trechos captados ao vivo no Theatro São Pedro.
O Homem dos Crocodilos do compositor paranaense Arrigo Barnabé é um caso clínico em dois atos. Baseado no famoso caso do Homem dos Lobos, de Freud, o libreto da ópera é do argentino Alberto Muñoz e narra a história de um músico consumido pelo medo patológico de que a tampa do piano caia sobre os seus dedos. O espetáculo contou com a Orquestra Crocodilo com a regência de Paulo Braga. No elenco, os cantores, Sandro Cristopher, Denise de Freitas, Keyla de Moraes e Thiago Pinheiro, além do ator Carlos Careqa, e os narradores Ana Amélia e Arrigo Barnabé.
A ópera “Édipo Rei”, de Stravinsky, baseada na famosa tragédia de Sófocles, com libreto de Jean Cocteau, conta a história da tragédia de um homem que tem seu destino traçado pelos deuses. Devido à maldição, ele acaba matando o pai e se casando com sua própria mãe. A direção musical e regência é de Luiz Fernando Malheiro e direção cênica de Caetano Vilela. No elenco, Paulo Mandarino, Eliane Coelho, Homero Velho, Gustavo Lassen, Hélenes Lopes, André Rabello da Academia de Ópera do Theatro São Pedro e como narrador Arrigo Barnabé.
A exibição do filme será seguida por debate com mediação de Leonardo Brant e convidados, para aprofundar questões relacionadas ao tema.
Leonardo Brant é filmmaker e pesquisador cultural, tendo no currículo filmes como “Comer o quê?”, sobre alimentação saudável, e “Ctrl-V”, sobre a indústria global do cinema e os efeitos sobre as culturas locais, entre outros. É autor de diversos livros sobre mercado e políticas culturais, entre eles “O Poder da Cultura” (Petrópolis, 2009).
O Theatro São Pedro é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, administrado pela Organização Social Instituto Pensarte.
O filme é fruto de uma parceria com a Deusdará Filmes e apoio do Instituto CPFL.

SERVIÇO

Lançamento do Filme – “Psiquê, Ópera e Psicanálise em Três Atos”
Dia 21 de novembro de 2016, às 20h
Theatro São Pedro (Rua Dr. Albuquerque Lins, 207 – São Paulo – Metrô Marechal Deodoro – Telefone: (11) 3661.6600)


FONTE:  http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas