O MUNDO PARALELO DA RETROSPECTIVA 2016 DA REVISTA CONCERTO. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.



   Em Janeiro de 2104 publiquei um texto nesse Blog e no site movimento.com intitulado " O mundo paralelo da retrospectiva da Revista Concerto" . Por forças ocultas o texto desapareceu do movimento.com por pressão de algum dono de revista que odeia críticas. Feito isso republiquei o texto nesse blog com o título de "Após incomodar muita gente e ser retirado do portal movimento.com o Blog de Ópera & Ballet orgulhosamente reapresenta " para mostrar que vivemos em um país democrático.
   Passados 3 anos vejo mais do mesmo nessa retrospectiva, mudaram sim alguns nomes e todos continuam se enaltecendo ou enaltecendo colegas e reclamam da crise. A única luz de coerência fica no depoimento de João Luiz Sampaio. Abaixo segue trecho do texto publicado em 2014, continua atual e pelo andar da carruagem vai permanecer assim por muitos anos:
Todo ano é a mesma coisa, repetição do mais do mesmo. A Revista Concerto convida personalidades do mundo lírico para escrever sobre a temporada e os projetos para o futuro. Confesso que é cansativa a leitura de toda a retrospectiva, o que se vê é uma inundação de elogios a si próprio e aos colegas da turma. Os que escrevem fazem parecer que vivemos em um Brasil onde a música clássica é a melhor do mundo com orquestras maravilhosas e teatros com produções que fazem inveja aos estrangeiros. Os que escreveram a retrospectiva da Revista Concerto parecem viver em um mundo paralelo ou em uma realidade virtual onde reina o paraíso da música perfeita. Um Brasil que só existe na mente deles.
Aconselho o editor-chefe da afamada revista Nelson Rubens Kunze a convidar no próximo ano pessoas com senso crítico mais apurado e independente. Sugiro nomes interessantes como o de Osvaldo Colarusso, Marco Antônio Seta, Leonardo Marques e o meu também. 

Ali Hassan Ayache

Comentários

Postagens mais visitadas