ORQUESTRA JOVEM MUNICIPAL DE GUARULHOS- TEMPORADA 2017.



Neste sábado, dia 18, às 20 horas, acontece o lançamento da temporada 2017 da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos no Teatro Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo). O evento acontece durante o Rock em Concerto, ocasião em que os músicos executam obras de grandes ícones do universo do rock, como The Beatles, Deep Purple, Pink Floyd, Led Zeppelin, Rolling Stones, entre outros.
A programação 2017 conta com projetos como o Orquestra no Bairro e os Concertos Didáticos, que mensalmente vão difundir e fazer a cultura chegar nos lugares mais periféricosdo município.
Já a Série de Câmara, destaca mensalmente no Teatro Nelson Rodrigues, diversas formações de câmara, com poucos instrumentos no palco.

 Programas 

Neste importante momento de mudanças, a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer lança a Temporada da OJMG com duas novas séries de concertos atividades, com a intenção de atingir a cada vez mais moradores da cidade, além das duas séries musicais já consagradas. 

1. Orquestra no bairro 

Programa que visa a formação de plateia e a difusão de cultura nos diversos bairros da cidade. Apresentação de concertos sinfônicos de caráter didático em escolas ou igrejas, em que se estabelece um diálogo interativo com os expectadores, destacando aspectos relevantes das obras apresentadas e descrevendo detalhes de como foram compostas. A escolha do repertório é feita de maneira a que seja viável sua apresentação mesmo que as condições acústicas não sejam as ideais. 
Frequência: um concerto mensal.

2. Concertos didáticos

 Realizados no Teatro Adamastor, especialmente para plateias dos bairros mais afastados da cidade. Envolve a apresentação das obras em conjunto com uma conversa sobre sua origem e suas características, além de um bate papo com os próprios integrantes da orquestra, oriundos em sua maioria eles mesmos de comunidades de baixa renda. A intenção é permitir que cada expectador deste espetáculo possa se sentir acolhido e integrado a ponto de passar a frequentar a programação mensal da OJMG. 
Frequência: um concerto mensal 

3. Série de Câmara

 Apresentada mensalmente no Teatro Nelson Rodrigues desde 2016, esta série de concertos traz diversas formações de câmara, com poucos instrumentos, para o palco. A intenção é apresentar aos expectadores da cidade este lado da música de concertos, tão valorizado pelos compositores e muitas vezes pouco conhecido. Transita-se entre a música erudita e a popular, entre peças consagradas do passado e obras mais recentes. Através do trabalho com esta faceta do repertório, os instrumentistas da OJMG têm a oportunidade de desenvolver a interação e a interpretação em conjunto, solicitadas ao máximo neste gênero musical. 

4. Série Adamastor

 Uma vez por mês, a orquestra se apresenta no Teatro Adamastor, com entrada franca, trazendo regularmente para a cidade o mundo da música sinfônica. Aberturas, concertos, sinfonias, missas, óperas e ballets se alternam, num panorama que se procura renovar a cada ano, oferecendo ao cidadão de Guarulhos o mesmo acesso a este universo artístico que existe nas grandes cidades do mundo. Frequência: um concerto mensal.

Série Adamastor

 Apresentada sempre com entrada franca, mensalmente. Um panorama de todas as diferentes facetas de que é composta a música sinfônica de concerto: de concertos a sinfonias, de rock a ballet, de obras inéditas a obras primas consagradas.
 1. Rock em concerto 
Dia 18 de Fevereiro, 20h Teatro Adamastor 
Dia 19 de Fevereiro, 11h, Praça da Portuguesinha 
Dia 19 de Março, Praça da Transguarulhense 
Christopher Clark, cantor 
Diego Gil Campos, bateria Regência 
Emiliano Patarra 
Abrindo a Temporada 2017, trazemos de volta para a cidade um dos maiores sucessos já produzidos pela OJMG. Trata-se da integração entre banda de rock e orquestra sinfônica, em um programa com arranjos exclusivos, feitos especialmente para o grupo, incluindo os grandes clássicos do rock como Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Led Zeppelin, Pink Floyd, e até uma homenagem aos Mamonas Assassinas. Uma excelente maneira de quebrar a imagem de que a tradição da música erudita e a música popular não podem se mesclar, e de que a orquestra sinfônica é um conjunto musical apagado e sem vida!

2. Nas Mil e Uma Noites - duas versões para Sheherazade 
22 de Abril, 20h – Teatro Adamastor 
M. Ravel – Sheherazade, 3 canções sobre poema de Tristan Klingsor 
Tati Helene, soprano 
R. Korsakov – Sheherazade, poema sinfônico 
Regência Emiliano Patarra A coletânea de contos orientais conhecida como Mil e Uma Noites seduziram muitos compositores ao longo da história da música. Este programa reúne duas geniais criações inspiradas neste tema: um ciclo de três canções para soprano e orquestra do francês Maurice Ravel e um poema sinfônico do russo Rimsky-Korsakov. Ambas as obras exploram ao máximo a sonoridade orquestral, transportando o ouvinte a lugares distantes na audição...

3. Dia 27 de Maio, 20h Teatro Adamastor 
L. Beethoven - Concerto para Violino em Ré Maior op. 61 
Emmanuele Baldini, violino 
F. Schubert - Sinfonia no. 4 em Dó Menor D. 417 “Trágica” 
Regência Emiliano Patarra 
Emmanuele Baldini, italiano, é o spalla dos violinos da OSESP, a maior orquestra da América Latina. Neste programa ele interpreta uma das obras primas da literatura deste instrumento, o concerto para violino de Beethoven, referência absoluta no gênero. Completando o programa, a Sinfonia Trágica de Schubert, uma de suas criações mais densas no gênero, injustamente pouco executada.

4. 10 de junho, 20h – Teatro Adamastor 
Concerto de premiação do XVI Concurso Jovens Solistas 
Regência Emiliano Patarra 
O Concurso Jovens Solistas é um evento tradicional na OJMG, em que se abre a oportunidade de que os jovens instrumentistas vivenciem esta outra faceta da atuação musical: estar à frente de uma orquestra solando. Anualmente, inscrevem-se instrumentistas da orquestra e do Conservatório Municipal, e as melhores interpretações são premiadas e apresentadas neste programa, permitindo ao público acompanhar o crescimento dos jovens talentos. 

5. 26 de Agosto, 20h
27 de Agosto, 19h 
L. Minkus, Don Quixote, Ballet completo 
Companhia Brasileira de Danças Clássicas e solistas convidados 
Regência Emiliano Patarra 
A montagem de ballets completos, com cenários e figurinos originais tem sido um dos grandes diferenciais na programação oferecida pela OJMG para a cidade. Don Quixote, com seu enredo conhecido e envolvente, se insere nesta tradição. Além de ser uma das criações para o gênero mais executadas em todo o mundo, é uma narrativa marcante e envolvente, excelente para ambientar a qualquer um que não esteja familiarizado com este tipo de espetáculos.

6. 23 de Setembro, 20h – Teatro Adamastor 
Gala Lírica - Uma noite com Puccini 
Solistas do Opera Atelier Artists 
Regência Emiliano Patarra 
Giacomo Puccini foi um dos maiores compositores de ópera de todos os tempos, criador de vários dos títulos que encantam gerações nas salas de concerto do mundo todo. Este programa traz uma seleção de algumas de suas mais interessantes criações: quatro cantores se alternam no palco interpretando árias, duetos e conjuntos de diversos momentos de sua carreira, em um panorama envolvente voltado tanto aos que já o conhecem quanto aos que estão tendo um primeiro contato com a linguagem 

7. 21 de Outubro, 20h – Teatro Adamastor 
Lançamento do CD Imagens - Rogério Wolf
Alexandre Guerra – Suíte Imagens Rogério Wolf, flauta 
Tchaikovsky – Sinfonia no. 4 em Fá Menor op. 36 
Regência Emiliano Patarra 
Com este programa, o público da cidade de Guarulhos tem a oportunidade de desfrutar, em primeira mão, desta suíte composta pelo brasileiro Alexandre Guerra para flauta e orquestra. Tratase da primeira audição mundial da obra em concerto, fazendo o lançamento do CD de mesmo nome do flautista Rogerio Wolf, a quem a composição é dedicada. Wolf foi, por 25 anos, o 1º flautista da OSESP, é o presidente da Associação Brasileira de Flautistas, e renomado solista e professor. Completando o programa, a Sinfonia no. 4 de Tchaikovsky, uma das maios conhecidas criações do mestre russo.

8. 12 de Novembro , 16h - Igreja da Consolação, São Paulo 
18 de Novembro, 20h – Teatro Adamastor 
19 de Novembro, 16h – Igreja São Luís, São Paulo 
W. A. Mozart - Missa da Coroação em Dó Maior K. 317 
Collegium Musicum de São Paulo e solistas do Opera Atelier Artists 
R. Schumann - Sinfonia no. 3 em Mib Maior “Renana” 
Regência Emiliano Patarra 
Composta para a coroação do rei Francis I em 1792, em Praga, a Missa da Coroação, enérgica e afirmativa, é uma das maiores e mais populares criações de Mozart. O espetáculo conta com a participação do Colegium Musicum de São Paulo, com 60 vozes, além de 4 solistas vocais. A sinfonia de Schumann, obra romântica que completa o programa, é igualmente referência nos programas de concerto em todo o mundo, sendo apresentada pela primeira vez na cidade.

9. 08 de Dezembro, 20h – Teatro Adamastor 
Teatro Adamastor 
G. Mahler – Sinfonia 3 
Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo 
Coro Jovem do Guri 
Regência Emiliano Patarra 
Fechando o ano, em grande estilo, a OJMG apresenta à cidade uma das grandes obras do repertório sinfônico. Com a participação da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, e do Coro Infantojuvenil do Guri-SP, mais de 250 artistas interpretam esta que é uma das grandes realizações do romantismo alemão, a 3ª Sinfonia de Gustav Mahler, um presente de aniversário como a cidade de Guarulhos merece.


Comentários

Postagens mais visitadas