THEATRO MUNICIPAL DE SP APRESENTA PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017.

São mais de uma centena de apresentações com os grupos artísticos da casa. A partir de 6 de março, estarão disponíveis pacotes de assinaturas.

Theatro Municipal de São Paulo mais aberto à cidade. Esta é a proposta da instituição centenária para o primeiro semestre de 2017. Isso compreende mais concertos e apresentações dos grupos artísticos em outros locais do município e mais espetáculos dentro do próprio Theatro, com diferentes faixas de preço e de horário e para públicos de todas as idades.
“Com esta programação buscamos apresentar um desafio tanto para os artistas dos nossos grupos quanto para o público, por meio de um repertório instigante, com diferentes graus de dificuldade. Para isso, além dos concertos sinfônicos tradicionais em nossa programação, apresentaremos séries para a família, concertos didáticos, música para cinema entre outras, mas também composições inéditas encomendadas especialmente para a instituição, além de fazer algumas experiências com horários diferentes”, diz Cléber Papa, diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo.
Para assumir a Orquestra Sinfônica Municipal, foi convidado o maestro Roberto Minczuk. “Nada melhor para começar a nova temporada de concertos na cidade do que as peças escolhidas para a estreia, Magnificat-Alleluia, de Heitor Villa-Lobos, e Sinfonia nº 2 – Lobgesang, de Felix Mendelssohn. A cada semana apresentaremos uma programação artística estimulante, com pessoas talentosas e competentes à frente dos trabalhos”, afirma o regente.
Outra novidade é a chegada de Ismael Ivo ao posto de diretor do Balé da Cidade de São Paulo. Além disso, o maestro Mario Zaccaro retorna ao posto de regente titular do Coro Lírico Municipal de São Paulo e o maestro Jamil Maluf à Orquestra Experimental de Repertório. Os dois se juntam à maestrina Naomi Munakata, do Coral Paulistano Mário de Andrade. No Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Alberto Kanji é o novo violoncelista do ensemble octogenário.
Além da programação apresentada abaixo, estão previstas diversas outras atividades, como apresentações dos grupos artísticos ocupando bibliotecas, centros culturais, teatros etc., além de horários alternativos de apresentações no palco do próprio Theatro.

Programa
ção mais voltada à cidade
Só no primeiro semestre serão produzidas pelo Theatro mais de 100 apresentações entre séries especiais, apresentações para a família, concertos didáticos, música de cinema, espetáculos de balé, programações no final de tarde, entre outras ações, sempre envolvendo ao máximo os grupos artísticos do Theatro.
O Theatro apresentará duas óperas em formato de concerto: Fidelio, de Ludwig van Beethoven, dias 7 e 8 de abril; e A Danação de Fausto, de Hector Berlioz, dias 30 de junho e 1º de julho.
Outra grande empreitada será a execução da integral das Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos pela OSM, com regência de Roberto Minczuk, em celebração aos 130 anos de nascimento do compositor (5 de março). Pela primeira vez no país, as nove peças sinfônicas serão apresentadas em um mesmo dia, com participações da soprano Laura Duarte, do pianista Jean Louis Steuerman e do Coral Paulistano. O programa especial será apresentado no Theatro em dois dias consecutivos, divididos em dois horários – 16h30 (quando serão apresentadas as Bachianas n° 1, 6, 5, 8 e 4); e 20h (para as peças de  9, 3, 2 e 7).
No final de semana seguinte, dias 10 e 11 de março, juntam-se à OSM o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e o pianista Fernando Tomimura. Com regência de Wagner Polistchuk, serão apresentadas duas versões do Quarteto n° 1 em Sol Menor, de Johannes Brahms. Na primeira parte, os músicos interpretam a versão original escrita pelo compositor alemão, para quarteto com piano. Depois do intervalo, junto com a orquestra, será apresentado o mesmo concerto, em versão orquestral de Arnold Schoenberg.

Jovens no palco e na plateia
Entre as principais novidades da programação está a maior participação da Escola Municipal de Música e Escola de Dança de São Paulo, que hoje oferecem ensino artístico gratuito a cerca de 1700 alunos. “Com isso, conseguimos estabelecer elementos que sensibilizam o público, oferecendo uma programação de qualidade e que proponha ao público, além de referências culturais de qualidade, novas formas de apropriação do Theatro e de sua programação”, explica Papa.
Os alunos das duas escolas estarão no palco em diversos espetáculos. Mas é em Meu Primeiro Municipal que eles terão a chance de ocupar efetivamente o espaço e apresentar ao público o resultado de tanta dedicação aos estudos. Os espetáculos acontecem sempre aos sábados, às 11h, com ingressos a R$ 40 (com meia-entrada) para todos os setores.
A série tem início no dia 1º de abril, sábado, às 11h, com uma versão da opereta A Viúva Alegre, de Franz Lehár, apresentadas pelos integrantes do Opera Studio – projeto da Escola Municipal de Música, que prepara, de forma gratuita, jovens cantores líricos – com direção de Gabriel Rhein-Schirato. Estas apresentações se repetem nos primeiros sábados dos meses seguintes – dias 6 de maio, 3 de junho e 1º de julho.
Os segundos sábados serão dedicados a adaptações de histórias infantis famosas musicadas pelo compositor Braguinha, também conhecido como João de Barro, em meados da década de 1940. A fábula escolhida para o primeiro semestre é Branca de Neve e os Sete Anões, que ganha o palco com interpretações de alunos do Ópera Studio e da Escola Municipal de Música. Os espetáculos acontecem dias 13 de maio, 10 de junho e 1º e 8 de julho.
Nosso prazer neste ano é ver as famílias inteiras frequentando os espetáculos do Theatro Municipal. Para o Meu Primeiro Municipal, teremos um tipo de programação clássica bastante acessível, mostrando que é possível que a família toda, com integrantes de diferentes idades, pode se divertir”, afirma o maestro Gabriel Rhein-Schirato, responsável pelo Opera Studio, que em 2017 vai ganhar cada vez mais os palcos do Theatro.
Pensando no público infantil e sua iniciação no universo da música clássica, a Orquestra Experimental de Repertório, sob regência de Jamil Maluf, preparou uma atração especial, em parceria com a Cia. Imago. Nos dias 30 de abril, 1º e 17 de maio e 15 de julho, os espectadores poderão conferir um espetáculo cênico-musical com a utilização de técnicas de teatro negro onde, mesclando atuação, bonecos e jogo de luz e sombra, a orquestra interpretará Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev, e o Guia Orquestral para a Juventude, de Benjamin Britten. Fernando Anhê assina a direção e a criação.
Além disso, os alunos da Escola de Dança de São Paulo também terão presença marcada no Meu Primeiro Municipal. As apresentações acontecem dias 22 e 23 de abril, 27 de maio e 24 de junho, em programação a ser anunciada.

Concertos sinf
ônicos, homenagem a Kubrick e apresentações didáticas
Para ampliar e diversificar ainda mais o seu público, a programação de concertos da Orquestra Sinfônica Municipal está bastante intensa entre os meses de fevereiro e julho. Além das duas óperas em formato de concerto, a homenagem a Villa-Lobos e a apresentação do Quarteto n° 1 em Sol Menor, op. 25, de Johannes Brahms, com o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, a OSM tem na agenda mais de uma dezena de diferentes programas no período, além da série especial Kubrick em Concerto.
Os concertos sinfônicos acontecem às sextas-feiras e aos sábados. Os valores dos ingressos variam de R$ 35 a R$ 100, com meia-entrada para todos os setores. Com participação intensa dos dois coros do Theatro – Coral Paulistano Mário de Andrade e o Coro Lírico Municipal – a OSM recebe convidados especiais. O violonista Yamandu Costa (26 e 27 de maio); e os pianistas Eduardo Monteiro (9 e 10 de junho) e Amaral Vieira (21 e 22 e abril), são alguns dos músicos que se juntam à Orquestra. Entre os regentes convidados estão Lígia Amadio (28 e 29 de abril); Roberto Tibiriçá (9 e 10 de junho), Marcos Arakaki (21 e 22 de abril), Esteban Gantzer (2 e 3 de junho) e Abel Rocha (21 e 22 de julho).
Em julho acontecem três programas em homenagem ao cineasta Stanley Kubrick. Nos dias 7 e 8 de julho, sob regência do maestro Minczuk e com a participação do Coral Paulistano, a OSM interpreta parte da trilha sonora de 2001, Uma Odisseia no Espaço (de 1968). No final de semana seguinte, dias 14 e 15 de julho, com regência de Gabriel Rhein-Schirato, é a vez de Barry Lyndon (de 1975) ser homenageado. Encerrando a série Kubrick em Concerto, nos dias 21 e 22 de julho, com regência de Abel Rocha, os músicos da orquestra interpretam duas sinfonias de Ludwig Van Beethoven presentes em Laranja Mecânica (de 1971).
Outra novidade preparada pelo Theatro Municipal de São Paulo em 2017 é uma série de concertos “informais”, onde o maestro Minczuk comentará, durante a execução das obras pela OSM, detalhes e curiosidades sobre as composições e seus autores. Com o objetivo de auxiliar na formação de plateias, derrubando a barreira entre público e palco, poder-se-á conhecer mais sobre o universo da música clássica. No primeiro semestre serão realizados quatro concertos informais: 2 de abril, 7 e 28 de maio e 9 de julho. Os ingressos têm preço único: R$ 10 (com meia-entrada).

Bal
é na cidade
Ismael Ivo, reconhecido bailarino brasileiro, é o novo diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo. Para esta temporada, Ivo pensou em um calendário de novas ideias que integrassem uma nova forma do grupo artístico se relacionar com a cidade.
O primeiro programa apresentado, a partir do dia 23 de março, no palco do Theatro Municipal traz duas coreografias sob regência do maestro Luís Gustavo Petri: a reapresentação de Adastra, do catalão Cayetano Soto; e Risco, que traz como diretor cênico Sérgio Ferrara. As apresentações acontecem ainda nos dias 24, 26, 28, 29 e 31 de março, e 1º de abril. Os ingressos custam entre R$ 35 e R$ 100. Em junho, o Balé da Cidade volta ao palco do Municipal para mais uma série de apresentações.

Programa de domingo
Aos domingos, sempre ao meio-dia, se revezam no palco do Theatro Municipal a Orquestra Experimental de Repertório, sob regência de Jamil Maluf, e o Coral Paulistano Mário de Andrade, regido por Naomi Munakata. Os ingressos têm preço único e popular: R$ 4 (com meia-entrada). Serão seis concertos, com repertórios que misturam clássicos bem conhecidos como O Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev, com obras inéditas em primeira audição.

Assinaturas
As assinaturas não ficaram de fora do primeiro semestre do Theatro Municipal de São Paulo. A partir do dia 6 de março, estarão à venda pacotes de ingressos para programas sinfônicos da OSM. Os assinantes do ano passado terão período preferencial de atendimento até o dia 12 de março; no dia 13 do mesmo mês, as opções estarão disponíveis para todos os interessados, até o dia 26.
Foram criados quatro diferentes pacotes de assinaturas para concertos sinfônicos da OSM, com quatro apresentações cada, de acordo com os dias da semana (Sextas I, Sextas II, Sábados I e Sábados II). Os valores são: R$ 360 (setor 1), R$ 280 (setor 2) e R$ 100 (setor 3).
Além disso, as séries Kubrick em Concerto têm duas possibilidades de assinatura, também divididas por dia. Cada pacote, com três concertos cada, pode ser adquirido nos canais de venda do Theatro, pelos preços de R$ 270 (setor 1), R$ 210 (setor 2) e R$ 75 (setor 3). As informações completas sobre as atrações de cada pacote estão disponíveis no site do Theatro Municipal (www.theatromunicipal.org.br).

Séries de Assinatura – Orquestra Sinfônica Municipal
SÉRIE SEXTAS I                                  

– Dia 7 de abril
Roberto Minczuk, regência – Coro Lírico Municipal de São Paulo
Ludwig van Beethoven 
Fidelio (ópera em concerto)

– Dia 28 de abril
Lígia Amadio, regência – Pablo de Leon, violino – Raiff Dantas Barreto, violoncelo
Oscar Lorenzo Fernandez
Reisado do Pastoreio
Johannes Brahms  
Concerto duplo para violino e violoncelo, Op. 102
Richard Wagner
Prelude und Liebestod
Richard Strauss
Assim falou Zarathustra, Op. 30

— Dia 19 de maio
Marcos Arakaki, regência – Amaral Vieira, piano
Heitor Villa-Lobos 
Quinteto em forma de choros
Charles Gounod     
Petite Symphonie
Maurice Ravel  
Introdução e Allegro
Franz Schubert 
Octeto

– Dia 30 de junho
Roberto Minczuk, regência
Hector Berlioz                                        
A Danação de Fausto

SÉRIE SEXTAS II
– Dia 14 de abril
Roberto Minczuk, regência – Coral Paulistano Mário de Andrade
Johann Sebastian Bach                        
A Paixão segundo São João
– Programa de Páscoa

– Dia 5 de maio
Roberto Minczuk, regência – Tiago Naguel, clarineta
Arvo Pärt 
Cantus in memory of Benjamin Britten
Wolfgang Amadeus Mozart
Concerto para Clarineta
Anton Bruckner 
Sinfonia no. 7

– Dia 26 de maio
Roberto Minczuk, regência – Yamandu Costa, violão
Joaquín Rodrigo 
Concerto de Aranjuez
Yamandu Costa  
Concerto de Fronteira
Piotr Tchaikovsky  
Sinfonia no. 6 – Patética

– Dia 9 de junho
Roberto Tibiriçá, regência – Eduardo Monteiro, piano
Francisco Mignone
Congada
W. A. Mozart 
Concerto no. 19 em Fá maior, K.459
Sergei Rachmaninoff   
Sinfonia no. 2 em mi menor, Op. 27

SÉRIE SÁBADOS I
– Dia 8 de abril
Roberto Minczuk, regência – Coro Lírico Municipal de São Paulo
Beethoven 
Fidelio (ópera em concerto)

– Dia 13 de maio
Roberto Minczuk, regência – Coro Lírico Municipal de São Paulo – Narrador + Bailarina
Edvard Grieg  
Peer Gynt – Obra completa (estreia brasileira)

– Dia 3 de junho
Lanfranco Marcelletti, regência – Coral Paulistano Mário de Andrade
W. A. Mozart 
Sinfonia no. 39 em Mi bemol maior, K.543
Benjamin Britten  
Spring Symphony

– Dia 1 de julho
Roberto Minczuk, regência
Hector Berlioz    
A Danação de Fausto

 SÉRIE SÁBADOS II
– Dia 22 de abril
Marcos Arakaki, regência – Amaral Vieira, piano
Osvaldo Lacerda
Abertura no. 1
Schubert / Liszt
Fantasia Wanderer
Claude Debussy   
Le Tombeau de Couperin
Maurice Ravel 
Daphnes et Chloe – Suíte no. 2

– Dia 6 de maio
Roberto Minczuk, regência – Tiago Naguel, clarineta
Arvo Pärt 
Cantus in memory of Benjamin Britten
W. A. Mozart 
Concerto para Clarineta
Anton Bruckner 
Sinfonia no. 7

– 
Dia 27 de maio
Roberto Minczuk, regência – Yamandu Costa, violão
Joaquín Rodrigo 
Concerto de Aranjuez
Yamandu Costa   
Concerto de Fronteira
Piotr Tchaikovsky
Sinfonia no. 6 – Patética

– Dia 10 de junho
Roberto Tibiriçá, regência – Eduardo Monteiro, piano
Francisco Mignone                              
Congada
W. A. Mozart           
Concerto no. 19 em Fá maior, K.459
Sergei Rachmaninoff                             
Sinfonia no. 2 em mi menor, Op. 27

FONTE: http://www.movimento.com/2017/02/tmsp-apresenta-programacao-do-primeiro-semestre-2017/

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