MOZARTEUM BRASILEIRO ESTREIA NOVA ORQUESTRA. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


 

  Enquanto orquestras são extintas e músicos são despedidos pelo Brasil afora chega a excelente notícia que o Mozartuem Brasileiro acaba de criar uma nova orquestra. A Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro chega pensando grande, músicos profissionais (15) mesclados com bolsistas (62) farão apresentações em eventos do Mozarteum Brasileiro. A estreia oficial será no Festival Música em Trancoso entre os dias 18 a 25/3. Carlos Moreno foi o nome escolhido para regência. 
   A orquestra ensaiará em São Paulo até o dia 15 de março e, em Trancoso, a partir do dia 17. Subirá ao palco em várias oportunidades, entre elas, nos dias 18, 19, 22, 23 (bolsistas selecionados). Além disso, fará 16 concertos didáticos (iniciação musical) em escolas de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso e apresentações em espaços públicos da região, como os Concertos no Bosque, nos dias 23 e 24.
   Em São Paulo, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro se apresentará com a soprano Diana Damrau e o baixo-barítono francês Nicolas Testé, na Sala São Paulo nos dias 01 e 02/05.
   Tive a oportunidade de assistir a pré-estreia da orquestra no Teatro Arthur Rubinstein Clube Hebraica no último dia 03/03. No programa trechos de Dvorák (Sinfonia nº 9 "Do Novo Mundo"), Glinka (Abertura da ópera Ruslan e Ludmila) e Tchaikovsky (Sinfonia nº 4, quarto movimento) e uma peça da autoria do regente. O início parece promissor, a musicalidade dos jovens unidos com profissionais esteve em bom nível, embora a acústica da sala não colabore com a sonoridade. A empolgação e a entrega dos músicos era visível em cada trecho das obras. 
Ali Hassan Ayahe 


Comentários

Postagens mais visitadas