PIANISTA SUÍÇA EM TURNÊ PELO BRASIL.

Luisa Splett chega ao país para concertos em quatro capitais.


Nos meses de março e abril, o Brasil recebe um dos grandes talentos do piano internacional: a pianista suíça Luisa Splett. A musicista se apresenta em turnê por Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Vitória. No programa, obras de Schubert, Mendelssohn, Emil Frey e Mussorgsky.
A pianista
Nascida na Suíça e criada em uma família de artistas – sua mãe é cantora e seu pai era violinista – a musicista Luisa Splett, de 33 anos, vive atualmente em Berlim, onde trabalha como professora e artista independente. Iniciou seus estudos aos 5 anos e aos 14 integrava o trio Da Capo, com o qual conquistou o primeiro prêmio no Jecklin Festival e realizou seu début na Tonhalle de Zurique. É pós-graduada pelo Conservatório de São Petersburgo (Rússia), concluiu o mestrado pela Universidad Mayor de Santiago (Chile) e o bacharelado pelo Conservatório de Zurique (Suíça), apresentando-se com frequência na Rússia, Estados Unidos e em vários países da Europa e América Latina.
Premiada no Concurso Internacional de Piano Cláudio Arrau (Chile/2004) e em outros concursos na Suíça, em 2011 fez a sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos populares e eruditos mais famosas de Nova York. A apresentação lhe rendeu críticas positivas, que evidenciavam a maturidade de sua musicalidade, já notada nos primeiros anos de carreira. Em 2014, Luisa lançou o seu primeiro CD, Wie im Fluge, com obras dos compositores russos Rimski-Korsakov e Prokofiev, do alemão Hermann Goetz e dos suíços Martin Wendel e Alfred Felder. O seu segundo CD foi lançado em 2016 e é o primeiro volume da obra completa para piano do compositor suíço Emil Frey.

O programa
O repertório escolhido traz peças de compositores importantes, como Schubert, Mendelssohn e Mussorgsky, mas também do suíço Emil Frey, que é ainda pouco conhecido no Brasil. Nascido em Baden, o compositor estudou na Rússia, França e Bélgica. Ao longo de sua carreira dividiu-se entre a composição e o ensino, lecionando durante seus últimos anos de vida na Universidade de Artes de Zurique. Na turnê, a pianista irá interpretar Variações sobre um tema hebreu. Op. 1.
Outro destaque do programa é Quadros de uma exposição, do russo Modest Mussorgsky. A obra, composta em junho de 1874, foi inspirada na exposição do pintor Viktor Hartmann, um amigo do compositor que havia falecido precocemente. Como homenagem, Mussorgsky traduziu em música os quadros de Hartmann, que abordavam os mais variados temas do cotidiano e imaginário russo, como gnomos, castelos medievais, mercados e até o nascimento de pintinhos. Embora tenha obtido pouco sucesso durante sua estreia, a peça exerceu um profundo impacto em compositores do início do século 20, como Debussy e Ravel, e hoje é presença constante nas salas de concerto.

SERVIÇO:

Luisa Splett, piano

26 de março, domingo, às 18h
Casa da Música (R. Gonçalo de Carvalho, 22, Floresta – Porto Alegre. Tel.: 51 9968-0576)
Ingressos: valor espontâneo

30 de março, quinta-feira, às 20h30
Idea Casa de Cultura (R. Bernardo Guimarães, 1.200, Funcionários – Belo Horizonte. Tel.: 31 3309-1524)
Ingressos: R$ 25, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

1 de abril, sábado, às 19h30
Centro Cultural Sesc Glória (R. Jerônimo Monteiro, 428, Centro – Vitória. Tel.: 27 3223-0720)
Ingressos: R$ 30, com meia-entrada para estudantes e pessoas com

5 de abril, quarta-feira, às 20h
Sesc Liberdade (Praça Generoso Marques, 189, Centro – Curitiba. Tel.: 41 3234-4200)
Ingressos: valores a
FONTE:http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas